OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O que aprendi em uma semana num Spa

Eu não sei se é o lugar incrível, a comida sempre super balanceada e leve, as massagens e tratamentos, mas fato é que voltei do Lapinha Spa pensando de maneira diferente sobre alimentação.

Todas as fotos por Leo Horta
Sempre fui aquela que preferia a massa e os doces a qualquer coisa, e sempre achava estranho ver uma amiga optando por salada ou um pratinho mais leve e recusando a sobremesa mesmo sem estar de dieta, mas acho que agora consigo entender um pouco melhor os efeitos que a comida tem no meu corpo. Fiquei só cinco dias, quatro numa dieta beeeem restritiva, de 500 calorias por dia e quase nenhuma proteína (de novo, só vale fazer isso com acompanhamento médico, hein!), e no último dia me liberaram pra uma dieta de 1200 calorias (é o que estou seguindo desde então). Em quatro dias comendo bem o corpo já desinchou, eu perdi peso e medidas e me sinto leve, sabe? Tenho mais disposição pra fazer as coisas. Acho que deveria ser sempre assim, né?

Eu sou expert em dietas: faço desde que era uma criança gordinha (tenho trauma de tanto que as tias me apertavam!) e vivo emagrecendo e engordando, a vida toda. Nunca fui obesa, nem cheguei perto, mas sempre tive fases em que não ficava bem comigo por conta do sobrepeso, e aí fazia uma dieta, emagrecia, até engordar tudo de novo por conta da alimentação vida loca e repetir toda a história. Esses dias no Spa eram para que eu aprendesse a comer melhor e pudesse parar com essa sanfona, que faz super mal à saúde.  Fui pro Lapinha Spa pra vivenciar o outro lado de quem adora se cuidar: entender como podemos ficar mais bonitas e com mais saúde, de dentro pra fora. 

Vi muita gente comentando no Instagram que não conseguiria fazer aquilo, e posso falar? Olhando as fotos eu também diria isso (tipo: sério que eu comi aquilo? SÓ aquilo???), mas aí lembro que sim, fui lá e fiz! Segui a dieta, não morri de fome, não fiquei mal humorada, descobri novos sabores e me sinto melhor. Agora que voltei fico me lembrando de tudo que aprendi por lá e tentando replicar aqui fora. Por exemplo:
-Comer sempre com calma, sentada à mesa
Cada refeição era feita em horário fixo, com mesa posta e música calminha ao fundo. A gente tem que prestar atenção ao que está comendo! Quero sempre fazer isso, nada de comer na frente do computador!
-Prestar atenção à mastigação (cada garfada deve ser mastigada pelo menos 30 vezes!)
O nosso organismo fica saciado depois de cerca de 20 minutos do início da refeição. Mastigando bem você demora mais a terminar e sente melhor o sabor da comida.
-Variar o cardápio para não enjoar dos sabores
Nenhuma refeição era igual à outra! E não podia ser, né? A gente enjoa fácil das coisas, melhor variar bem e assim diversificar os nutrientes que ingerimos também.
-Tomar muito líquido entre as refeições
Como eu não tinha sobremesa nem nada para beliscar entre as refeições, sempre parava nas garrafinhas de chá (ficam espalhadas pelo Spa) e tomava uma xícara. Ajuda a manter a barriguinha calma até a próxima alimentação e não tem calorias!
-A gente não precisa de tanto sal e açúcar
A comida de lá é feita com pouquíssimo sal e nada é adoçado. Por mais que adoçantes tenham poucas calorias, eles podem fazer mal em excesso, e juro que dá pra encarar muita coisa sem adoçar. Pra driblar a falta de sal, eu ia atrás dos temperos naturais: ervas, cebola e alho também deixam a comida mais saborosa!
-Tem que fazer exercício!
Eu me sentia mal se não fazia algum tipo de exercício por lá! A primeira caminhada era às 6 da manhã e tínhamos opções de atividades o dia todo. O corpo foi feito pra se mexer, e a gente quase não se exercita hoje em dia, ficando o tempo todo parados no computador, no trânsito, no sofá com controle remoto…
Nada que quem já fez dieta algum dia não saiba, né? Mas ser obrigada a vivenciar isso no dia a dia fez toda a diferença pra mim!

Fui fazer compras e pela primeira vez passei mais tempo na parte do hortifruti do que em qualquer outra, e rolou todo um ineditismo aqui na geladeira. Saindo de lá, voltei pra academia que não me via desde dezembro do ano passado e renovei meu plano. Pela primeira vez fiquei realmente empolgada em voltar, descobri duas modalidades novas que acho que vou amar e não vejo a hora das aulas chegarem! Acho que cumpri meu objetivo, né? Adorei a experiência e acho que vale muito pra quem quer melhorar o estilo de vida. Agora vem a parte difícil, que é trazer isso tudo pra vida real… Me desejem sorte =)
http://chatadegalocha.com/2012/10/o-que-aprendi-em-uma-semaninha-num-spa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário