OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Casa organizada: economia de tempo e dinheiro


Saiba como manter a ordem pode facilitar a limpeza e enxugar a lista de compras.

Organização deve ser rotina desde cedo.

Você já perdeu horas procurando algum objeto ou roupa que queria usar naquela ocasião especial? Já jogou alimentos no lixo por causa do vencimento? 

Pior, já parou para pensar na demora para limpar a sua casa devido à bagunça? Se tudo isso incomoda, adote um hábito simples para otimizar seu tempo e reduzir gastos desnecessários: seja organizado.

Está na dúvida se o sacrifício vale à pena? Então pegue uma calculadora e comece a somar tudo o que deixou de fazer por falta de uma boa organização no seu lar. O processo de adaptação é mais tranquilo do que parece. Inicie pela cozinha, olhando a validade de todos os mantimentos e organizando o armário a partir do prazo estipulado para o consumo. Os mais antigos devem ficar sempre na frente.

Se conseguir arrumar por tipo de alimento, na hora das compras fica mais fácil lembrar tudo o que tem em casa para evitar o consumo desnecessário. A tática é a mesma para produtos de limpeza e higiene pessoal. “Organização significa economia e praticidade. Cresci com este conceito”, compartilha a comerciante Augusta Aparecida Mezanini, 53 anos.

Prático, segundo ela, é olhar dentro da geladeira e decidir, em segundos, o que fazer para o jantar. A dica é guardar refeições que sobraram em potes do tamanho exato das sobras e congelar os produtos em sacos plásticos apropriados – que também ocupam menos espaço. “Assim, fica fácil. Consigo calcular a quantidade correta que preciso cozinhar para a minha família.”

Augusta indica ainda armazenar a comida que vai à geladeira corretamente nas gavetas – indicadas para verduras e legumes – e portas – utilizada para garrafas, iogurtes ou alimentos menores. "Com tudo em ordem, consigo verificar o que precisamos consumir com mais rapidez para não estragar."

Se também precisa de agilidade no dia a dia, como a comerciante, que passa maior parte do tempo no trabalho, tente seguir o mesmo exemplo. Quando concluir, parta para a organização do quarto, especificamente do guarda-roupa. Separe suas roupas por modelo (estação climática) e cores, isso agiliza na hora de escolher uma peça.

O mesmo processo deve ser repetido com o sapato. Nunca separe o par e tente guardar na mesma posição que vem na caixa. Se o espaço é curto, ajeite um pé em cima do outro. Dica fundamental: guarde os sapatos, sandálias e botas em lugar arejado – ou deixe circular o ar sempre que possível – para evitar que embolorem.

Para deixar o banheiro em ordem, guarde todos os perfumes, cremes, toalhas e utensílios dentro do armário, cada produto separado em uma prateleira ou gaveta. Se não couber, aposte em cestas de vime que, além de organizar, decoram o ambiente. Desta maneira, vai facilitar a limpeza, já que o cômodo precisa ser lavado com mais frequência.

Quando superar esta etapa é hora de ir para o lado externo da casa. Na lavanderia, onde geralmente todas as bagunças se acomodam, reserve o espaço em um canto da parede para rodos e vassouras, além de baldes. O ideal é um armário suspenso para armazenar produtos de limpeza, que pode ser substituído por gaveteiros de plástico.

No quintal, evite aglomerar utensílios sem uso constante. A bagunça e a sujeira são um convite aos ratos, baratas ou formigas. Manter a ordem no lar não é bicho de sete cabeças. Siga a máxima: sujou, limpe. Tirou do lugar, guarde de volta. Vai notar que a organização é fundamental para manter um ambiente saudável para a sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário