OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 14 de abril de 2015

Aos 52, Paulo Zulu desfila, e dá aulas de defesa pessoal para mulheres

Melina Dalboni 14.04.2015 07h00m
 
Confesso, Paulo Zulu foi muso da minha geração. Qual garota dos anos 90 não achava o modelo um sonho de consumo? Paulo teve uma carreira sólida na moda, participou de novelas, não se envolvia com escândalos ou namorava a top do momento. 

Discreto, ele consolidou uma imagem ligada à vida saudável, que inclui prática de esportes, família e uma vida tranquila na praia - mais especificamente na Guarda do Embaú, em Santa Catarina. Nesta edição da SPFW, ele, aos 52 anos, foi uma das estrelas do desfile da TNG, ao lado de outras musas da época, como Giane Albertoni, Mariana Weickert e Shirley Mallman.

Sumido dos holofotes do eixo Rio-SP, Paulo conta que continua fazendo muitas campanhas e desfiles no interior e conta que ganha a vida também como pescador e professor de defesa pessoal para mulheres, ensinando como se defender do "cara que te pega pelo cabelo ou te puxa por trás".
Segue o nosso papo, logo após o desfile, em que ele apareceu com a barriga de fora.

Você foi muso da minha geração. Está com quantos anos?
Obrigado, muito obrigado (surpreso, rindo e sem graça). Nunca me vi assim, como muso ou a bola da vez. Estou com "cinco dois".

O que você tem feito?
Minha vida está igual. Moro na Guarda. Faço vários trabalhos publicitários de marcas fora dos grandes centros. Com a crise as pessoas estão precisando anunciar para vender. Como as celebridades, que estão no espaço principal, têm um cachê muito alto, acabo ficando com esse espaço secundário e pego bastante trabalho com um cachê legal e ainda tenho uma imagem que vende e que o cliente acha que vale a pena.

Ainda desfila bastante?
Faço muitos desfiles no interior. Ano passado, fiz Santa Maria, Santa Rosa, São Tiago. São eventos grandes, não são semanas de moda como a SPFW. Então é bacana, posso interagir com o público, sorrir, jogar beijo, porque eu vendo o evento, não vendo mais a roupa só. 

Fora os trabalhos com moda, o que faz?
Tenho dado seminário de defesa pessoal para mulheres. Sou faixa preta de jiu-jitsu, e muitas alunas vão achando tipo: "ah, vou lá ver o Paulo Zulu", e ficam surpresas. Começou porque um cara da academia me chamou, e deu certo. Já fiz seis seminários. É um workshop de quatro horas. Ensino como se defender, por exemplo, se o cara te agarrar por trás, se pega o seu cabelo. 

Ouvi você falando para a Shirley Mallman que vai viajar por 45 dias sozinho. Para onde?
Para a Indonésia fazer 45 dias de surfe, viver a minha vida e viver a minha essência. Estou sempre em busca de mim mesmo.

Você continua casado com a Cassiana Mallman, com quem teve dois filhos?
Sim, sou casado, mas minha mulher está morando na Palhoça com as crianças. Eu estou praticamente morando sozinho, administrando pousada, barco de pesca, na Guarda do Embaú. Tenho um barco de pesca industrial. No inverno, eu e meu sócio pescamos. A gente vende, e eu também guardo meu estoque de comida. 

O que faz para manter a forma e a beleza aos 50?
Hoje em dia faço mais corrida, surfe e treino jiu-jitsu direto. Cultivo minha horta, tenho aipim, abóbora. E quando não dá para se exercitar, cuidar da roça já é uma malhação. Como muita salada. De manhã, como frutas, tomo sucos e um café com leite, às vezes nem como pão. O corpo não precisa de tanto. Você, respeitando isso, vai funcionar sempre igual. Tenho o mesmo peso de sempre, 84 quilos. Não é preciso comer muito, a máquina funciona bem comendo pouco. Não pinto o cabelo, quase não tenho cabelo branco, só a barba mesmo que é toda branca. Eu sou assim, não faço nada especial.

As mulheres continuam loucas por você?
As mulheres me abordam, sim. É engraçado porque muitas falam: "hoje eu sou casada, com filho, mas na época que eu tinha 15 anos você era meu sonho de consumo, tira uma foto comigo". Eu acho bacana acompanhar, e ver que consegui manter essa credibilidade.

Você está fazendo 24 anos de carreira. Imaginava desfilar aos 50?
Comecei a carreira com 28. Nunca imaginei trabalhar até os cinquenta. Mas acho que tudo isso acontece também porque mais que ser modelo, sou um exemplo de lifestyle, de ter uma vida após os 40, após os 50. Gosto de abrir o leque, ter a pesca e outras atividades, porque a moda é sazonal. Minha vida é muito simples. Sou tranquilão. 

http://ela.oglobo.globo.com/blogs/fila-a/posts/2015/04/14/aos-52-paulo-zulu-desfila-da-aulas-de-defesa-pessoal-para-mulheres-564843.asp?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário