OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 17 de maio de 2015

Dieta do Dr.Ravenna




Dr. Máximo Ravenna é um famoso médico e psicoterapeuta argentino que desenvolveu um programa de dieta que vem fazendo muito sucesso. Sendo que até mesmo o Brasil conta com um Centro Ravenna de atendimento, que tem clientes de todo o país.

Essas pessoas contam com relatos impressionantes, de gente que perdeu peso rapidamente. Dentre elas, uma paciente que firma ter perdido mais de 45 quilos em 7 meses.

A Dieta Ravenna é uma dieta de baixas calorias que provoca o rápido emagrecimento, permitindo que você perca até 3 quilos já na primeira semana. Depois, com a continuação. você pode chegar a emagrecer o quanto desejar, basta seguir a dieta rigorosamente e ter propósitos determinados para alcançar os objetivos. Eles são estabelecidos de acordo com os padrões internacionais, ou seja, depois de uma série de exames é feita a medição das porcentagens de massa magra e gordura corporal e então pode-se estabelecer o peso ideal.

A partir daí, é definida a dieta e o plano de atividades físicas, ambos personalizados de acordo com as necessidades e as características de cada paciente.
Contudo, apesar da Dieta Ravenna ser personalizada, há alguns princípios que norteiam os programas elaborados pelo médico, como por exemplo a redução radical do consumo de produtos que contenham farinha branca, doces e carboidratos. A dieta é organizada em 4 refeições: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

A seguir vamos trazer algumas opções que guiam o cardápio da Dieta Ravenna para você conferir e se basear para montar a sua dieta, mas antes de correr para montar sua dieta usando como modelo o método Ravenna, aconselho que leia a entrevista que fiz com a Andréa do P12s, o programa de emagrecimento definitivo mais completo que já tive a chance de conhecer. Nessa entrevista, A Dieta da Presidente Dilma, perguntas como, “O método Ravenna Funciona Mesmo?” , “Quais os Prós e Contras da Dieta do Dr Ravenna?” e muitas outras são respondidas com muita franqueza.
Café da manhã e da tarde: (café, iogurte, 1 fonte de proteína e 1 fruta)
  • Café com leite desnatado e adoçante, omelete de peito de peru e uma fruta;
  • Café com leite desnatado e adoçante, 1 iogurte desnatado e 1 fruta;
  • Café com leite desnatado e adoçante, 2 fatias de queijo branco e 2 fatias de peito de peru;
Almoço e Janta: 1 porção de caldo, salada verde (tomate, pepino, alface, agrião, champignon), 1 fonte de proteína(carne, frango, peixe, ovo), vegetais (vagem, couve-flor, purê de abóbora,  suflê de cenoura) e sobremesa (ameixa, maçã, abacaxi, morango, damasco, goiaba, pêssego fruta ou compota diet e gelatina).
  • 1 prato de caldo de tomate, salada verde, 1 filé de frango com legumes e 1 porção de gelatina light;
  • 1 prato de caldo de abóbora, salada verde, 1 filé de alcatra, cenoura refogada, pêssego em calda light;
  • 1 prato de caldo de cebola, salada verde, abobrinha gratinada com ricota, 1 fruta;
Além da dieta o programa do Dr. Ravenna inclui 1 hora de malhação diária, dividida em ½ hora de caminhada ou bicicleta ½ hora da atividade de sua preferência.

http://emagrecerrapido.info/dieta-do-dr-ravenna/

Por Luiza Camargo 3 meses atrás

Dieta Ravenna: método que conquistou Dilma Rouseff promete emagrecer 2 kg por semana

Desenvolvida pelo médico e psicanalista Maximo Ravenna, dieta fez a presidente perder 13kg em 4 meses. Médica nutróloga fala dos benefícios do método; confira

A presidente Dilma Rousseff está nitidamente mais magra em 2015. Desde outubro de 2014 ate o final de fevereiro, ela já tinha emagrecido 13kg, graças a uma dieta que se popularizou muito no Brasil nos últimos anos: o Método Ravenna.

Criado pelo medico e psicanalista argentino Maximo Ravenna, o programa de emagrecimento une diferentes profissionais da área da saúde, sendo multidisciplinar.

" No método Ravenna há um médico, educador físico e psicólogo ou psicanalista, que analisa o lado emocional da pessoa e o motivo que ela descarrega suas emoções na comida",  explica a médica nutróloga Doutora Alice Amaral.

Segundo a médica, a dieta Ravenna é dividida em 4 refeições por dia, café/almoço/lanche/jantar, e em média são consumidas 800 até 1200 calorias por dia.

" No método Ravenna  são proibidos alimentos com alto índice glicêmico, como doces, massas, batatas, pães, fritura, queijos amarelados e bebida alcoólica. Antes do almoço e do jantar, também é indicado o consumo de uma leve salada ou caldo, para diminuir a fome na refeição", esclarece.

O método promete emagrecer, em média, 2 kg por semana, por isso seu sucesso é enorme, já que  a perda de peso é muito rápida.

"Frutas cítricas, como abacaxi e limão, carnes magras, como peixes e frangos, leites e derivados como ricota, vegetais e legumes estão liberados dentro da quantidade calórica permitida", explica a médica.

Com acompanhamento do educador físico que conhece a dieta, exercícios físicos, sob sua orientação, estão permitidos.

Mesmo sendo um método que faz as medidas enxugarem rapidamente, ele não é considerado o mais "saudável", e, como o consumo de calorias diárias é pequena, é fácil as pessoas desistirem  mais facilmente.

"O lado bom desta dieta é que ela prioriza esse lado emocional, procurando a origem da obesidade, por qual motivo a pessoa está comendo tanto, essa abordagem multifatorial. O que não acho saudável é que o método Ravenna libera  o consumo de produtos industrializados  e a ingestão de calorias diárias é muito pequena,  por isso é difícil segui-la  por muito tempo". comenta a médica.

http://caras.uol.com.br/bem-estar/dieta-ravenna-metodo-que-conquistou-dilma-rouseff-promete-emagrecer-2-kg-por-semana#.VVkESUY-DIX

Nenhum comentário:

Postar um comentário