OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Obsessão: Mulher ficou extremamente feliz ao saber que tinha câncer para poder ficar mais magra


Sempre que Natasha Hurst ganhava um quilo, ela sabia exatamente o que fazer para perdê-lo novamente: uma intensa dieta com restrição de calorias durante várias semanas.
De volta a um peso que a deixava satisfeita, Natasha voltava para as grandes porções de seus espaguetes à bolonhesa favoritos cobertos de queijo. Obviamente, os quilos voltavam.
Natasha sempre foi uma criança magra, capaz de comer qualquer coisa sem ganhar um peso a mais. Até que ela chegou aos 17 anos e parou de ganhar altura e começou a engordar.
Ela não tinha qualquer conhecimento real das escolhas para um estilo de vida saudável. Durante anos, ela viveu à base de cereais açucarados, comida rica em gordura e carboidrato pesado, além de bolos. Porém, quando engordava demais, ia atrás de uma dieta da moda e perdia tudo em 3 semanas.
Aos 25 anos, em agosto de 1999, Natasha se casou e, no final do ano, descobriu que estava grávida de gêmeas idênticas. A gravidez piorou mais ainda seus hábitos alimentares. Após o parto, Natasha perdeu peso gradualmente ao longo de 18 meses.
Em 2006, de férias em Israel, Natasha pesava quase 80 kg. "Na época, foi o maior peso depois de ter fica grávida que eu já tinha tido”, diz ela. "Então, eu parei de comer carboidratos depois do almoço e o peso diminuiu”.
Em 2009, Natasha, então com 35 anos, foi diagnosticada com câncer de mama. "Minha reação inicial foi prática: descobrir qual era o prognóstico e tratamento. Contudo, minha reação secundária foi quanto peso iria conseguir perder durante a quimioterapia”, confessa Natasha.
Ela ficou desapontada ao saber que a quimioterapia pode fazer os pacientes ganharem peso. "Eu me lembro de pensar ‘eu tenho câncer e nem vou ficar magra! É uma coisa vergonhosa de admitir, mas era assim que minha mente funcionava. Eu pensei que o câncer seria meu último truque da dieta”, diz ela.
Natasha sofreu seis ciclos de quimioterapia. "O tratamento era horrível e me deixava doente o tempo todo. A única maneira que eu poderia parar de me sentir enjoada era comer. Eu não tinha forças para fazer dieta". Ao fim do tratamento, Natasha pesava quase 100 kg.
Natasha imediatamente colocou-se em uma dieta de poucas calorias e bem rigorosa. "Eu perdi 19 kg em três meses", Natasha lembra.
No dia de seu segundo casamento, com um homem que ela havia conhecido online, em 2007, quando seu primeiro matrimônio não dera certo, Natasha pesava 63 kg. "Foi o menor peso que eu já tinha tido, desde 1990, e eu me senti maravilhosa. Contudo, mesmo no dia do casamento, eu me senti ‘agora que eu fiz dieta, posso comer à vontade’”.
Nos anos posteriores, voltou a comer compulsivamente e quase ganhou todos os quilos novamente. Em janeiro de 2012, Natasha descobriu que estava grávida novamente. Após o nascimento da filha, ela pesava quase 90.
Depois de dois meses e meio de aleitamento materno, Natasha tomou a difícil decisão de parar. "Eu estava muito deprimida com o meu corpo e queria fazer uma dieta extrema, mas não consegui durante a amamentação. Eu decidi que era melhor para o bebê e para mim".
No início de 2013, Natasha fez uma dieta de poucas calorias até voltar para os 63 kg. Entretanto, desta vez, ela queria manter o peso. "Reconhecer os pensamentos compulsivos que eu tinha em torno da comida foi a melhor coisa que eu já fiz", diz Natasha.
Natasha nunca tinha conseguido manter um peso por mais de três meses antes, mas agora ela está com 63 kg há mais de um ano. "Eu parei o ciclo de comida e eu nunca me senti tão bem assim", diz ela com um sorriso no rosto.
Fonte: Mirror Foto: Divulgação / Mirror

http://www.jornalciencia.com/saude/mente/4003-obsessao-mulher-ficou-extremamente-feliz-ao-saber-que-tinha-cancer-para-poder-ficar-mais-magra

Nenhum comentário:

Postar um comentário