OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 17 de maio de 2015

Idealizador de dieta se diz impactado pela beleza de Dilma

Domingo, 17 de Maio de 2015 - 08:20

Foto: Divulgação/Máximo Ravenna
Idealizador de dieta se diz impactado pela beleza de Dilma O médico argentino, Máximo Ravenna, responsável pela dieta que fez a presidente Dilma Rousseff emagrecer nos últimos meses, se disse impactado pela beleza da chefe do Executivo nacional.
 
 "Disse a ela que não caísse em cantos de sereia, de que, por ser presidenta, teria que comer ou pesar um pouco mais. E disse que ela merecia pesar menos do que 70 kg, porque é uma mulher muito bonita. 
 
A mim me impactou o linda que é", afirmou em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Segundo Ravenna, Dilma é uma “hipervip” e recebe acompanhamento especial. Uma equipe composta por um médico, um nutricionista e um preparador físico, vão periodicamente ao Palácio da Alvorada para monitorar o regime. A clínica de Ravenna oferece um kit de refeições, mas os cozinheiros do palácio foram treinados para prepará-las. As vezes, o próprio idealizador do método a visita diretamente. 
 
O médico revelou ter viajado recentemente de Buenos Aires, onde vive, até Brasília para jantar com ela no residência oficial. No cardápio, salada, bacalhau diet (sem batata) e banana feita no microondas. Os dois conversaram por cinco horas. 
 
 

Conheça a dieta que fez Dilma emagrecer mais de 10 quilos

Por Elioenai Paes - iG São Paulo |

Com perda de peso rápida e acompanhamento psicológico contínuo, dieta de baixa caloria faz mulheres perdem de 5% a 7% do peso por mês e os homens de 7% a 10%

Fotos mostram a presidente Dilma em outubro de 2014 (à esquerda) e em fevereiro de 2015 (à direita): perda de peso é notávelA presidente Dilma tem surpreendido nas aparições públicas por conta da silhueta bem mais esbelta do que há dois meses. Ela perdeu mais de 10 quilos até agora. O segredo do emagrecimento repentino é a dieta Ravenna, idealizada por um médico e psicanalista argentino, Máximo Ravenna. Com três clínicas no País, o método já é o queridinho do Planalto. 
Roberto Stuckert Filho / PR
Fotos mostram a presidente Dilma em outubro de 2014 (à esquerda) e em fevereiro de 2015 (à direita): perda de peso é notável

Fotos da presidente Dilma em outubro de 2014 (à esquerda) e em fevereiro de 2015 (à direita) mostram a diferença entre o antes e o depois da dieta Ravenna. Foto: Ichiro Guerra - Dilma 13 / Elza Fiúza - Agência BrasilO segredo da dieta é o acompanhamento contínuo. Não muito diferente de outras dietas restritivas por aí, a Ravenna prega uma quantidade baixa de calorias, bem menos do que o corpo precisa para se manter. A média gira entre 800 a 1200 calorias por dia.

Outras imagens mostram o rosto mais fino da presidente Dilma após a dieta (à direita). Foto: Roberto Stuckert Filho / PR“Isso leva o organismo a queimar sua reserva de gordura. A combustão da própria gordura pelo corpo não apenas possibilita um emagrecimento rápido, como dispara uma mensagem de saciedade ao cérebro, o que não torna a dieta sofrível”, explica Moema Soares, sócia-diretora das unidades do Centro Terapêutico Máximo Ravenna no Brasil.

A perda de peso é feita de forma rápida. Moema explica que as mulheres perdem de 5% a 7% do seu peso por mês e os homens de 7% a 10%. “Uma paciente que entra no tratamento com 100 quilos pode projetar, com segurança, subir na balança e comemorar a chegada aos 65 quilos em nove meses, considerando o resultado mínimo do tratamento”, diz Moema. “Mas é importante ressaltar que tudo depende da disposição e do empenho dos pacientes”.

Como funciona
A dieta consiste em fazer quatro refeições por dia, fugindo da premissa de comer de três em três horas. “A ideia é desconectar-se da comida para que a pessoa não passe o dia todo em função dela”, explica Moema. Café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar são as refeições permitidas diariamente. “No almoço e jantar, por exemplo, um caldo quente é servido para cessar a ansiedade com que a pessoa vai para a mesa”.
Presidente visivelmente mais magra em fevereiro deste ano. Foto: ELZA FIÚZA / AGÊNCIA BRASILFotos da presidente Dilma em outubro de 2014 (à esquerda) e em fevereiro de 2015 (à direita) mostram a diferença entre o antes e o depois da dieta Ravenna. Foto: Ichiro Guerra - Dilma 13 / Elza Fiúza - Agência Brasil
 
Em seguida ao caldo, uma salada verde é servida. “O prato principal inclui uma proteína e um acompanhamento, que pode ser purê de abóbora, suflê de cenoura ou legumes no vapor”, conta Moema. Em seguida, vem a sobremesa, que pode ser uma fruta ou gelatina e um café. “Um dos objetivos é resgatar o ritual das refeições, evitando o modelo de fast food”, diz.

O acompanhamento psicológico é uma das armas da dieta. O paciente é orientado a frequentar os grupos terapêuticos ao menos duas vezes por semana. Esses encontros também acontecem aos sábados, domingos e feriados.

“Entende-se que esses são os dias mais difíceis de controlar a compulsão pela comida”, explica Moema. “Os pacientes dividem seus sucessos e insucessos, apoiados por psicoterapeutas da equipe e pelos demais pacientes que estão na mesma situação”.
Método é conhecido por fazer emagrecer muito e rápido, o que daria motivação para perder peso. Foto: Reprodução / YouTubeSegundo Moema, é nesse espaço que os pacientes expõem seu padrão em relação à comida e passam a ressignificar o valor exacerbado dado a ela.

“Ao ver que os outros conseguem, os pacientes têm um fator de motivação e comprometimento. Por essa razão, é importante o trabalho em grupo, mas, quando necessário, é possível consultar os profissionais de maneira individual”, detalha Moema.
Atividade física
Mas nem só de fechar a boca e conversar com psicólogos consiste a dieta que fez a presidente Dilma emagrecer. Exercícios físicos são um dos pilares do método Ravenna. É imprescindível praticá-lo na frequência que muda de acordo com a perda de peso.

A dieta não é barata: um tratamento completo custa cerca de seis mil reais. Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados“Aos poucos, inserimos atividades para os músculos das pernas, quadril, braço e tórax. À medida que o peso diminui, deve-se aumentar a atividade física, de quatro a cinco vezes por semana, no mínimo, de 20 a 40 minutos por dia”, conta a sócia-diretora do Centro Terapêutico Máximo Ravenna.

Os exercícios, no entanto, são orientados e adaptados por um profissional, de acordo com a etapa do tratamento. “Eles consistem basicamente em: caminhar, andar de bicicleta ou nadar. Em uma segunda etapa é adicionada a musculação para tonificar os músculos e auxiliar o processo de emagrecimento, já que acelera o metabolismo”, conta.
O consumo máximo permitido pelo método é de 800 calorias diárias, além de um rígido acompanhamento psicológico e de exercícios físicos. Foto: CHARLES SHOLL/FUTURA PRESSO cardápio não é alterado com o aumento da atividade física. Por causa da restrição calórica, os especialistas da clínica prescrevem suplementação de minerais e vitaminas, como potássio, magnésio e sódio, que, segundo Moema, são perdidos em função da diminuição dos carboidratos.

A dieta exige persistência e comprometimento. “A maioria dos pacientes frequenta a clínica diariamente, seja para participar dos grupos, praticar exercícios físicos ou fazer alguma das refeições do dia”, diz Moema.

Dilma antes da dieta que a fez perder mais de 10 quilos. Foto: APVeja ainda:
Eles venceram a obesidade e revelam os segredosEscritora testa dietas malucas dos famosos e conta o resultado

Leia tudo sobre: saúdebem-estardilmapresidentedietaemagrecimentoalimentaçãoravenna
 
 
http://saude.ig.com.br/bemestar/2015-03-04/conheca-a-dieta-que-fez-dilma-emagrecer-mais-de-10-quilos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário