OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Você também pode! Mulher emagrece 74 kg com reeducação alimentar

carla7 Você também pode! Mulher emagrece 74 kg com reeducação alimentarPublicado em 09/10/2013 às 18:00

Para provar que você também consegue, hoje eu resolvi publicar mais uma história de sucesso no emagrecimento. Carla Freire Marques, de 40 anos, é doméstica e chegou a pesar pouco mais de 130kg. Um dia, ela resolveu enfrentar o problema de frente. Com reeducação alimentar e exercícios, conseguiu eliminar 74,600 kg, em 1 ano.

Leia a bela entrevista que ela concedeu para o blog e capte a força dessa grande mulher.

Cansei de Ser Gordo: Como e por quê você decidiu emagrecer? O que motivou? Tinha problemas de saúde?
Carla: Durante muito tempo sabia que estava obesa, mas adiava sempre a decisão. Até que um belo dia, assim do nada, me deu aquele "clic". Não sei muito bem explicar, mas pensei CHEGA ! Cheguei para o meu marido e disse:  "olha, eu quero fazer dieta!".Ele ficou assustado,mas sempre me apoiou. Eu já estava com vários problemas de saúde: taquicardia, falta de ar, refluxo, muitas dores de estômago, azia, dores nas costas, muita dificuldade de fazer as tarefas mais simples do dia a dia. No fundo, o que me motivou foi a minha saúde. Eu quis ser saudável e dar um bom exemplo para os meus filhos. Estar presente no futuro com eles. Ver meus netos um dia.

carla8 Você também pode! Mulher emagrece 74 kg com reeducação alimentarCSG: Que profissionais procurou para ajudar nesse processo?
Carla: Eu sabia que não ia conseguir sozinha e a primeira coisa que fiz foi procurar uma nutricionista para me ajudar com a reeducação alimentar. Ela me aconselhou a fazer caminhadas de 30 minutos todos os dias, além de me dar o plano alimentar. A ajuda psicológica eu já estava recebendo há algum tempo, antes de começar o processo de emagrecimento, e continuei. Isso também foi super importante.

CSG: Quais foram as suas maiores dificuldades?
Carla: As maiores dificuldades foi aprender a lidar com a minha compulsão. Eu usava a comida como escape. Então, quando sentia aquela vontade de comer não era fome, era só vontade de comer. Foi complicado encontrar estratégias para me distrair da comida. Tomava muito chá e isso me ajudava a enganar e a encher o estômago dilatado.

CARLA2 Você também pode! Mulher emagrece 74 kg com reeducação alimentarCSG: O que fez para mudar de hábitos? Tirou a comida do centro da sua vida e colocou o quê?
Carla: Comecei logo eliminando os refrigerantes, as frituras, a gordura e o açúcar da minha alimentação por completo. Coloquei as caminhadas na minha rotina. Mesmo com dores, eu não deixava de ir caminhar. 

Ainda tinha um filho pequeno,mas colocava ele no carrinho e saía empurrando. Para tirar a comida do centro da minha atenção, eu comecei aprendendo a fazer trabalhos manuais, como ponto cruz. Também passei a ler muito sobre emagrecimento.

Olha a Carla dando exemplo. Ela caminhava até empurrando o seu bebê. Não tem desculpa gente!

CSG: O que mais mudou depois que você emagreceu?
Carla: O que mais mudou foi a forma como eu olho para mim. Hoje, me valorizo mais. Não me coloco no fim da lista, como fiz durante muitos anos, e me cuido muito.
CARLA4 Você também pode! Mulher emagrece 74 kg com reeducação alimentarCSG: Quando emagreceu, que sonho realizou logo de cara? Algo que não podia fazer e que agora faz?
Carla: O sonho era  comprar roupa em lojas ditas normais. As coisas que antes não conseguia fazer era colocar o cinto do carro, sentar nas cadeiras dos cafés. Aliás, sentar em qualquer cadeira sem medo de cair e passar pelo ridículo. Outra coisa que me deu muito prazer foi correr. Eu nunca tinha conseguido correr na vida.


CSG: Que dica você dá para quem quer mudar e emagrecer e não encontra forças?
Carla: Aconselho a olhar para tudo que a obesidade lhes provoca, todas as dificuldades físicas, todas as dores, todos os problemas de saúde. Não olhem apenas para o lado estético, porque ser magro deve ser consequência de uma vida e uma alimentação mais saudável e não a única motivação das pessoas .Procurem ajuda, procurem uma nutricionista e um psicólogo. Eles são as melhores pessoas para ajudar nessa mudança. Não desistam de vocês mesmos. Não desistam de serem felizes .Vale a pena, vale muito a pena! Eu, hoje, sou muito feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário