OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 4 de janeiro de 2014

Alimentação Pós Cirurgia Bariátrica

Aqui estão algumas fotinhos da minha alimentação pós cirurgia bariátrica…
Meu prato pesa em em média 120 gramas… Sempre escolhendo proteínas, legumes, vocês sabem né? uma alimentação saudável!! Afinal já me alimento tão pouco que esse pouco tem que ser saudável!!
Hoje vou na nutricionista, depois conto para vocês!!
Papinha nestlé de frutinhas eu amoooo!! Mas vale lembrar que eu como as frutas frescas todos os dias também… Papinha é só porque gosto mesmo!!
alimentacao_pos_cirurgia_bariatrica_6
alimentacao_pos_cirurgia_bariatrica_6
alimentacao_pos_cirurgia_bariatrica_6

Cirurgia Bariátrica – Beber bastante Água

Uma das coisas que desde o início meu médico pede é para que eu beba bastante água. Para mim água sempre foi água e tudo igual… Depois de operar o estômago, descobri que não… Existe muitas diferenças…
Não sei porque, mas a água é uma coisa que depois que operei, não me cai muito bem… Ela pesa no estômago, dá um nó na garganta, uma sensação estranha…
Mas, mesmo assim, temos que ir tomando de pouquinho em pouquinho… Com vários testes fui aprendendo…
  • A água que me cai melhor é a Pureza Vital Nestlé.
  • Ela tem que estar bem gelada… Em temperatura ambiente, cai como uma pedra…
  • E tem que ser de garrafinha pequena e com bico esporte (tipo de mamadeira)…  No copo ou garrafa com bico normal, o gole acaba saindo grande, e cai pior ainda… Com esse bico, consigo controlar o tamanho do gole…
Dessa maneira consegui beber água… Onde quer que eu vá eu levo minha águinha… Mesmo assim ainda é difícil, tenho que me policiar o dia todo…
Meu médico ensinou também que sempre temos que olhar o PH da água… Que deve sempre ser 7. Agora aprendi a ler os rótulos…
A garrafinha que eu mais me adaptei foi esta:
agua cirurgia bariatrica

Alimentação Pós Cirurgia Bariátrica

alimentacao pos cirurgia bariatrica
Resolvi compartilhar com vocês hoje um pouco da minha alimentação pós cirurgia bariátrica. Fora o almoço e jantar, com carne, legumes, etc… Resolvi compartilhar dicas de coisinhas que fazem a diferença…
Na bolsa nunca falta o polenguinho poket e biscoito Belvita. O Polenguinho a nutri disse que tem cálcio e fica muito fácil carregar na bolsa, além de ele descer que é uma beleza molinho….
O biscoito Belvita, além de ser uma delícia e integral, ele vem embaladinhos de 3 em 3. Ideal para carregar na bolsa também. Dessa maneira, não tem desculpas para não comer de 3 em 3 horas… (eu como até antes… heheh)
Biscoito Nesfit, esse eu não carrego na bolsa, eu como em casa mesmo… Já experimentei o de morango, aveia e mel, cacau e leite. Todos esses maravilhosos!! Tem um de coco também, mas não tive vontade de experimentar.
Água de coco e Ades zero, parece casa de criança, minha geladeira está cheio desses… heheheh Quando vou sair para algum lugar, fica fácil levar esse pequenininho…
E não vivo sem o requeijão light, como com o pão de forma, bolacha de água e sal, torrada e até na bolacha Maria eu gosto heheheh!!!

Dieta Pós Cirurgia Bariátrica 8 meses

Oi pessoal, Primeiro Feliz dia dos namorados pra quem namora, é casado… O jantar hoje é surpresa por conta do maridão… Depois eu conto… Enfim … Vamos as  minhas comidinhas de ultimamente… Pra vocês acompanharem um pouco…
Metade de uma Mini Pizzinha de atum, milho e azeitona (lógico que não consegui comer tudo…)
dieta pós cirurgia bariátrica 8 meses
Carne, arroz, feijão e legumes.
dieta pós cirurgia bariátrica 8 meses
Omelete com Peito de Peru
dieta pós cirurgia bariátrica 8 meses
Esses dias consegui tomar um picolé de morango inteiro!! Olha o progresso!
dieta pós cirurgia bariátrica 8 meses
E por fim, não podia faltar, todo mundo sabe que fiquei viciada, na pipoca!! hehehe
dieta pós cirurgia bariátrica 8 meses
Isso é pra vocês verem como com o tempo é vida normal… Só que com escolhas mais saudáveis!!

Alimentação Pós Cirurgia Bariátrica

Resolvi mostrar a quantidade da minha alimentação pós 7 meses de cirurgia bariátrica…
Falta um prato de comida, mas depois eu posto…
Eu não gostava de pipoca e hoje eu adoro… hahahah Essa é a minha porção de pipoca e a porção do maridão…

alimentação pós cirurgia bariátrica
Aqui é o quanto aguento comer de uma pizza depois da cirurgia bariátrica.
alimentação pós cirurgia bariátrica
E aqui é a comparação do meu café com leite e da minha amiga. A minha xícara tem um pouco menos de 150 ml de leite.
alimentação pós cirurgia bariátrica
Essas são as ultra megas porções que como!!! hahahaha

Pós Cirurgia Bariátrica – Café com Leite

pos cirurgia bariatrica cafe com leite
Pessoallllll, tomei meu primeiro café com leite depois da cirurgia bariátrica hoje!!!! Uhuuu que emoção!!
A nutri já tinha me liberado faz tempo e fui tomar só agora com 6 meses e meio depois da cirurgia bariátrica… Mas eu ainda não tinha sentido votade… Desde que mudei aqui pro apartamento, tem uma vizinha que faz café todas as manhãs… Qdo saio pra passear com minha cachorrinha de manhã é um cheiro de café no hall do elevador que vcs nem imaginam… Então foi me dando aquela vontade…
Foi tudo bem com o café com leite. Coloquei 75ml de leite desnatado e um pouquinho de café. Como a nutri tinha ensinado,  mais leite do que café…
E ontem meu jantar foi de improviso na casa da mommy… Mas hoje eu já como assim de improviso nos lugares… Já me sinto uma pessoa normal… hehhehe Jantei uma colher de sopa de beringela, 1 colher e mais um pouquinho de carne desfiada e 1 pão de forma. Não comi o pão todo e a carne sobrou um pouquinho também…
pos cirurgia bariatrica

Feijoada Pós operação Bariátrica

Pessoal, enfim após 6 meses e meio comi um pouquinho de feijoada!
Lógicoooooo gentemmm não sou nenhuma louca desvairada não…
Todo mundo que me conhece sabe que sigo a risca as recomendações da nutri…
Então comi essa micro feijoada, arroz, feijão preto, couve claro, e um pedacinho de carne seca… Nada das partes “gordas” … Tem gente que nem chama isso de feijoada, mas, pra mim estava tuuuudo de bom!!! hehehe
Nem aguentei comer toda carne seca que está no prato… Comi só metade…
Passei super bem, sem nenhum problema! Uhuuu!!
operação bariatrica
E aqui vamos a mais um antes e depois para incentivar quem quer chegar no peso ideal!!
operação bariatrica

Gelatina Pós Cirurgia Bariátrica

Gentemmmm, não sei como tinha esquecido de postar essa gelatina que aprendi depois da cirurgia bariátrica… Nunca mais faltou aqui em casa… Lógico gente, isso não é pra dieta líquida, é depois da pastosa…
Gelatina diet normal, com rapas de maçã, ou pêra, ou os dois juntos.  Fica uma delícia com gelatina de qualquer sabor!! Nhumiii! Esta gelatina é de abacaxi com raspas de maçã…
Não vale só para a bariátrica, quem não operou e gosta de gelatina, também está valendo a receita!!
gelatina cirurgia bariatrica

Dieta Pós Gastroplastia

Dieta pos gastroplastia
Dieta pós gastroplastia
Vou falar um pouco sobre a minha experiência com a dieta pós gastroplatia. Este também é outro item que depende muito do seu médico e da sua equipe multidisciplinar… Percebi que a dieta muda muito de médico para médico… Nenhuma é melhor ou pior que a outra… Apenas são diferentes… O importante é confiar na sua equipe e seguir tudo direitinho… Nada de ficar mudando, “achando” que pode, inventando coisas novas….
A nuricionista e o médico estudaram para isso, eles sabem o que estão te passando… Eu segui tudo o que eles falaram certinho, e no final tudo foi super tranquilo…
A minha alimentação no pós operatório da gastroplastia, foi dividida em 4 fases. Começando na dieta líquida e evoluindo até a consistência normal… Cada fase durou 15 dias e era sempre uma nova adaptação importante para o meu organismo. Eu tenho consciência disso. Tudo sempre fracionado e bem devagar.
A minha hidratação podia ser feito com pequenos goles de água, água de coco, chás (desde que não fossem escuros) e sucos diluidos e coados. (Na minha dieta não podia gatorades, esses isotônicos)…
Lógico ainda não posso bebidas gasosas durante os 6 primeiros meses. Mas, também já fiquei sem tomar, pretendo nem voltar… E café também não pude durante as 4 fases. (Sinceramente não tomei até hoje… Ela falou que eu podia já tomar com mais leite do que café… mas ainda nem tomei…)
Fui orientada a não usar açúcar, mel ou xaropes. Só adoçantes artificiais…
Fases:
  • Fase 1 – Líquida -  Iniciei ainda no hospital, e foi até o 15. dia (líquidos diluídos e coados em coador de pano, caldos de frango, carne e legumes.)
  • Fase 2 – Evolução da consistência – foi do dia 16. ao 30. ( incluiu leite, iogurte desnatados. A consistência passou a ser cremosa sem ser grossa. A sopa era liquidificada, ou seja batida. )
  • Fase 3 – Mastigação Exaustiva – foi do 31. ao 45. dia. (Agora incluiu alimentos sólidos, mas que deveriam ser ingeridos na consistência pastosa, ou purês, frango desfiado, purê de legumes, arroz papa.)
  • Fase 4 – Adaptação Final e Independência Alimentar – foi do 46. ao 60. dia. ( Alimentos já na consistência normal. Daqui pra frente eu mesma podia fazer minhas escolhas. Aqui entrou torrada, geléia diet, pão light, carne ensopada…)
 http://vidadecasadaa.wordpress.com/category/dieta-pos-cirurgia-bariatrica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário