OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Mãe obesa corre atrás do tempo perdido, emagrece 107 quilos e vence concurso


Mãe obesa corre atrás do tempo perdido, emagrece 107 quilos e vence concurso. (Foto: Reprodução)Em pouco menos de três anos, Kim Freshwater, 45, perdeu mais da metade de seu peso e foi nomeada Mulher do Ano pela Slimming World. A mãe de três filhos, que pesava 184kg e vestia tamanho GGG, está determinada a compensar o tempo perdido com sua família.

Ela revelou que faltou à cerimônia de formatura de seu filho porque tinha medo de quebrar uma das cadeiras do auditório, e foi esse episódio que causou a reviravolta em sua vida, após sofrer de obesidade mórbida por quase quatro décadas.

Kim, da cidade de Havant, em Hampshire, Inglaterra, disse que ainda há muitas coisas que ela gostaria de fazer desde que ficou magra. "Antes de emagrecer, eu só conseguia andar com a ajuda de uma bengala e não cabia nos assentos do cinema, ou em brinquedos como a montanha-russa", ela contou. "Certa vez, quebrei uma cadeira na casa de uma amiga e fiquei horrorizada. Depois cheguei até a dormir no chão em casa por medo de que a cama não suportasse meu peso”.

"Eu já perdi tantos momentos maravilhosos com a minha família que nunca vou recuperar, mas agora estou determinada a correr atrás do prejuízo, e tem muita coisa que eu ainda pretendo fazer". Kim entrou para a Slimming World em março de 2011 e agora pesa 73kg!
 

A morte de seu pai foi o fato que desencadeou sua comilança psicológica, e nenhuma dieta que ela experimentou acabou durando muito tempo. "Meu pai era meu melhor amigo desde sempre, e eu acabei usando a comida para preencher esse vazio que ele deixou", disse Kim.

"Conforme fiquei mais velha, as pessoas sempre diziam que eu ficaria muito bonita se emagrecesse, e eu tentei, mas as dietas eram sempre em curto prazo – assim que parava de segui-la, eu ganhava todo o peso de volta".

Sua obesidade causou uma série de problemas de saúde, incluindo pressão alta, problemas respiratórios, dores nas costas e nos joelhos. Seu médico então a encaminhou ao grupo local da Slimming World.

Hoje, seus hábitos alimentares são diferentes. Ela trocou uma refeição diária gigante por três refeições caseiras saudáveis e pequenos lanches.
Kim explica que hoje ela come uma quantidade maior de comida do que quando estava acima do peso, mas suas escolhas de alimentos mudaram drasticamente.

"Eu como muito mais agora do que antes, mas aprendi a fazer boas escolhas", diz Kim. "O plano que eu sigo não é exatamente uma dieta, nós fazermos nossas refeições todos juntos, como uma família, e ainda comemos muitos de nossos pratos favoritos, mas com pequenos ajustes para que o preparo seja feito de uma forma mais saudável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário