OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 30 de novembro de 2014

A Ciência da Simplicidade: Porque as pessoas de sucesso usam a mesma roupa todos os dias


7f920c0e-9e61-42a9-8460-889a240d7d77
Você já pensou em quanto tempo você gasta decidindo o que vestir de manhã? Provavelmente já atrasou para a escola ou trabalho mais vezes do que você pode contar.
Nós desperdiçamos muitos momentos preciosos nos preocupando com detalhes frívolos. Uma roupa não vai mudar o mundo, provavelmente não vai mesmo nem mudar o seu dia.
Isso não quer dizer que a moda não é importante, já que tem um enorme impacto na cultura e, por sua vez, na direção da sociedade.Na verdade, a moda é onde a arte, cultura e história se cruzam. Se olharmos para os anos 1960, por exemplo, a forma como as pessoas se vestiam era muito mais um reflexo do movimento de contracultura da época.
Simplificando, a roupa pode nos dizer muito sobre sociologia.
No entanto, ao mesmo tempo, temos, sem dúvida, nos tornado uma sociedade excessivamente materialista e superficial. Sem dúvida, há coisas maiores para se preocupar do que a roupa.
Da mesma forma, como o grande autor americano Henry David Thoreau uma vez afirmou:
Nossa vida é desperdiçada por detalhes.
… Simplesmente, simplificar.
Em essência, não se preocupe com as pequenas coisas. Faça a sua vida mais fácil, concentrando-se no todo.
Do mesmo modo, um número de pessoas muito bem-sucedidas têm adotado essa filosofia em suas rotinas diárias.
Por que Muitos presidentes e CEOs vestir a mesma coisa todos os dias?
Se você ama ou o odeia, é difícil argumentar contra de que o presidente Obama tem o trabalho mais difícil do mundo. Como o líder do país mais poderoso do planeta, o presidente tem muito em seu prato.
Independentemente do que ele faz, ele vai ser criticado. Simplificando, ele tem um monte de coisas importantes para pensar além do seu guarda-roupa.
Por isso que o presidente Barack Obama usa o mesmo terno todos os dias. Bem, quase todos os dias, não podemos esquecer o momento em que a Internet explodiu quando ele usava um terno cáqui. Embora, que, provavelmente, diz menos sobre ele e mais sobre nós.
A maior parte do tempo, porém, Obama usa um terno azul ou cinza. Em um artigo de Michael Lewis para Vanity Fair, o presidente explicou a lógica por trás dessa rotina:
Você vai ver que eu uso só ternos cinzas ou azuis ‘[Obama] disse.
Eu estou tentando reduzir decisões. Eu não quero tomar decisões sobre o que eu estou comendo ou vestindo. Porque eu tenho muitas outras decisões a tomar. ” Ele mencionou que numa pesquisa lida falava que o simples ato de tomar decisões degrada a capacidade de fazer novas decisões.Como Stuart Heritage falou para o Guardian, “Barack Obama tem aparado seu guarda-roupa, a tal ponto que ele pode confiantemente andar em qualquer situação e tomar as decisões que impactam diretamente sobre o futuro da humanidade.”
O presidente não está sozinho nesta prática. O falecido, grande, Steve Jobs usou sua assinatura de gola alta preta com jeans e tênis todos os dias.Além disso, Mark Zuckerberg normalmente usa uma camiseta cinza e calça jeans quando visto em público. Da mesma forma, Albert Einstein teria comprado várias variações do mesmo terno cinza, de modo que ele não precisava perder tempo a decidindo o que vestir todas as manhãs.
Isso tudo é relacionado com o conceito de fadiga de decisão.A produtividade de uma pessoa sofre como resultado de tornar-se mentalmente exausto de fazer tantas decisões irrelevantes.
Perder tempo decidindo sobre coisas como o que comer ou usar todos os dias, as pessoas se tornam menos eficientes no trabalho.
Precisamente por isso que pessoas como o presidente Obama, Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Albert Einstein decidiram facilitar a vida através da adoção de um guarda-roupa simples.
Obviamente, uma vez que estes são alguns dos indivíduos mais bem sucedidos e produtivos da história, eles estão no caminho certo.
Na verdade, ter um conjunto diversificado de vestuário é superestimado. Nós perdemos tanto tempo se preocupando com coisas que não têm consequências substanciais, e nem sequer percebemos quão facilmente poderíamos mudar isso.
Exatamente por isso que o presidente José Mujica do Uruguai rejeita conformidade e se recusa a usar uma gravata, afirmando:
”A gravata é um trapo inútil que restringe o seu pescoço.Eu sou um inimigo do consumismo. Devido a este hiperconsumismo, estamos esquecendo coisas fundamentais e desperdiçando força humana sobre frivolidades que pouco têm a ver com a felicidade humana.” Ele está absolutamente certo. A grande maioria de nós são culpados pela obsessão por coisas materiais. Quando se olha profundamente para isto, elas não dão valor real para as nossas vidas. A verdadeira realização é adquirida saindo para o mundo e fomentando mudanças palpáveis e benevolentes.
A compra de um novo par de sapatos pode fazer você se sentir mais confiante no curto prazo, mas não vai enriquecer a sua vida no longo prazo.
Sem dúvida, o mundo seria um lugar extremamente chato se todos nós usássemos exatamente a mesma coisa todos os dias.
No entanto, podemos considerar tudo e simplificar as nossas vidas um pouco mais, reduzindo a quantidade de tempo que passamos pensando em aspectos inúteis todos os nossos dias. Neste processo, torna-se menos estressado, mais produtivo e mais realizado.
A vida é complicada o suficiente, não permita que as coisas pequenas atrapalhem e ditem a sua felicidade.Simplifique, simplifique. Fonte: elitedaily
http://ominimalista.com.br/a-ciencia-da-simplicidade-porque-as-pessoas-de-sucesso-usam-a-mesma-roupa-todos-os-dias/

Leave a Reply

You must be logged in

Nenhum comentário:

Postar um comentário