OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 23 de novembro de 2014

Estrelas que fazem a dieta

Os famosos que fazem a Dieta Nota 10
Elas são bonitas, famosas, bem sucedidas. Sabem muito bem a importância de estarem sempre em forma para aparecer nas telas, nas revistas, nas ruas. Pois elas fazem a Dieta Nota 10! Conheça algumas dessas estrelas.

William Bonner e Fátima Bernardes

william_fatimaFátima Bernardes, relembrando seus tempos de bailarina, surpreende quando conta que, em busca da magreza a qualquer custo, experimentou dietas de todos os tipos: a das sopas, a da proteína, dos sucos, do abacaxi. Qualquer coisa valia para manter o corpinho. Quando parou de dançar e assumiu a vida de jornalista, muita coisa mudou. 

Quando começou a Dieta Nota 10, estava com aqueles famosos “dois quilos a mais”, depois da gravidez dos trigêmeos.  Assim, aos poucos, embora sempre tenha tido a preocupação de ter uma alimentação correta, ela foi aprendendo a otimizar seu cardápio e a incluir o que gosta de comer, equilibradamente.

Passou a usar mais os alimentos de que sempre gostou e usava pouco, como a berinjela . “Agora é berinjela no forno, em conserva, na pizza ...” Ela conta que o marido, o jornalista William Bonner, também fez suas descobertas com o cardápio da dieta – descobriu, por exemplo, que o purê de abóbora pode substituir com vantagem o purê de batatas que tem nota altíssima. E assim passou a amar abóbora!
Fátima adora arroz com feijão e não gosta de ficar muito tempo sem comer, por isso sempre tem que incluir a possibilidade de lanchinhos na sua dieta. Também não abre mão do pãozinho sem miolo no café da manhã.  William era sedentário e não queria saber de malhação. Com o tempo, aprendeu a comer melhor e atualmente corre 10 km diariamente. Está hiper bem disposto e saudável .
Na família dos dois jornalistas, a dieta também ajudou os filhos a comerem melhor. Deixaram de fazer frituras e substituíram por outras formas de preparar os alimentos. O filé a parmegiana vai ao forno com molho de tomate e mussarela, mas sem a casquinha da fritura. A couve-flor que era à doré virou uma deliciosa couve-flor no forno com mostarda, cebola e orégano. Pelo perfume que se espalha pela casa as crianças aprenderam a chamar o prato de “couve-flor de pizza”. Para o casal, que no começo não hesitava em consultar a tabela das notas em pleno restaurante, de cardápio na mão, a dieta permite uma vida normal, com viagens, com festas, com dia a dia em família. Já tiveram fases de planejarem juntos o almoço para poderem comer pizza e tomar vinho no jantar. E continuaram a emagrecer. É possível conciliar tudo. E é possível, sim, perder os tais dois quilos que todas as mulheres têm a mais!

Carolina Dieckmann

carolina_2Carolina é adepta da Dieta Nota 10 há mais de 10 anos. Não é à toa que sempre que ilustra uma capa de revista (e ela vive nas capas das revistas!), o tema da chamada é o de sempre: o seu corpão. Mesmo nas (raras) ocasiões em que esteve mais cheinha – como após dar à luz o seu segundo filho, depois de uma gestação onde engordou cerca de 30 quilos – a atriz não se entregou: passado o tal período, emagrecia tudo de novo com a dieta. 

A prova disso é que ela ilustra tanto a capa do livro Dieta Nota 10, lançado em 2005, quanto a do livro Cardápios Nota 10, 5 anos depois.  E, em ambos, fala sobre como a dieta funciona bem para ela.  No primeiro livro, Carol deu o seguinte depoimento:

“Conheci o doutor Guilherme por intermédio de Daniela Escobar. Ia começar a interpretar a personagem Camila, da novela Laços de Família, e precisava emagrecer. Tenho 1,60m e meu peso ideal é 50 quilos. Naquela época pesava 57 quilos, em conseqüência do nascimento de meu filho. Em um mês, perdi cinco quilos e, no mês seguinte, os outros dois. Minha primeira surpresa ao conhecer o ‘Doc’, como gosto de chamá-lo, foi descobrir uma dieta que
me libertava das dietas, já que podia comer de tudo. 

A segunda, compreender que, na verdade, eu
não fazia regime, mas um aprendizado de como me alimentar de maneira correta.
Já chegara ao peso certo, 50 quilos, quando a Camila tornou-se portadora de leucemia. Eu precisava, fisicamente, representar aquele momento da personagem. Não apenas raspei os cabelos, procurei novamente o ‘Doc’. Queria perder mais peso, conservando a saúde. Na Dieta Nota 10, emagreço comendo 500 notas diárias e mantenho meu peso com 700. Naquele momento, porém, precisei exagerar. Com a supervisão do doutor Guilherme, passei a consumir 350 notas diárias, sem abandonar a lógica de ingerir todos os tipos de alimentos. Alface, por exemplo, é ‘grátis’. Eu comia 

— aliás, ainda como, sou doida por alface-americana — uma bandeja inteira. Em pouco menos de um mês perdi três quilos. Mantive a aparência tão saudável que, para gravar as cenas de hospital, precisava recorrer à maquilagem para ‘criar’ olheiras e palidez. Passava base na boca para ficar com aspecto doentio. É verdade que me sacrifiquei e, algumas vezes, senti-me fraca. Mas trabalhei feliz, pois conseguira um aspecto convincente para a Camila. Isso aconteceu há quase três anos. Nunca mais abandonei a Dieta Nota 10. Hoje, mantenho o peso com 700 notas diárias. Muitas vezes, decido comer brigadeiros o dia inteiro. Esbaldo-me e não engordo.

"O mais importante da dieta do doutor Guilherme é que ela não é um milagre, é um método que ensina as pessoas a raciocinarem. É uma espécie de vacina que impede a volta dos quilos desnecessários. Nunca mais deixei de avaliar quanto custa cada alimento. Escolho o que desejo comer e acho que a grande vantagem da Dieta Nota 10 é essa liberdade."
 
Consumo diariamente minhas 700 notas, é muita comida. Se, na hora de dormir, ainda não as completei, tomo um copo de Nescau. Aprendi que, se por algum motivo precisar emagrecer de novo, meu corpo reagirá mais rápido porque o mantenho funcionando com o número certo de calorias.Com a dieta, entendi o meu organismo. Hoje, a Dieta Nota 10 faz parte de mim. Instintivamente, como sabendo exatamente quantas notas estou gastando. Para manter o peso não faço sacrifícios, apenas penso. É simples assim.” 

No livro  "Cardápios Nota 10", novamente lá está Carolina, agora com uma história diferente da contada no primeiro  – ela havia acabado de perder os últimos do 30 quilos que ganhou na segunda gravidez . Uma história diferente, mas com o mesmo fim: o corpão nota 10. O trecho a seguir é parte de uma matéria sobre Carolina, feita pela revista Boa Forma em outubro de 2008, e cedido para o livro:
 "Na gravidez, Carolina aproveitou o momento longe dos holofotes para comer o que tinha vontade. Devorava tudo o que passava pela frente. ‘Enjoei muito. Fiquei desanimada e mal-humorada. E a comida era a parte boa. Além disso, acho uma sacanagem pensar em dieta nesta fase’, conta. Durante a amamentação, continuou com o mesmo apetite. ‘Comia um pote de canjica dia sim, dia não. E cerveja preta todos os dias. Eu queria ter leite’. Apesar de ter exagerado, perdeu 9 quilos no parto (bebê, placenta e líquidos) e 11 quilos nos 40 dias seguintes. Sobraram 9.5 quilos, ‘Continuei cheinha por um bom tempo’. Mas, sete meses depois, quando parou de amamentar, estipulou o prazo de dois meses para voltar aos antigos 50 quilos, peso que considera ideal para os seus 1,60m.  Por que a pressa? ‘Não via a hora de entrar de novo no jeans 36.’ Também precisava ficar pronta para encarar a surfista Susana de ‘Três irmãs’, novela da Globo. E conseguiu. Apareceu gatíssima na praia logo nos primeiros capítulos.

Dieta com chocolate
A primeira providencia foi procurar o endocrinologista Guilherme de Azevedo Ribeiro, criador da Dieta das Notas (ou Dieta Nota 10) – a mesma que ajudou Carolina a perder 10 quilos para fazer a Camila de Laços de Família (2000), que sofria de leucemia. E também para interpretar Márcia, uma roqueira lésbica do longa Onde andará Dulce Veiga? , seu primeiro trabalho no cinema. 'É uma dieta que tem uma proposta que acredito: emagrecer comendo tudo o que a gente gosta, desde que não ultrapasse, no meu caso, as 500 notas diárias (o equivalente a 1000 calorias)'. A atriz confessa que passou fome: ‘Sei que é errado. Mas várias vezes, extrapolei no chocolate, que eu amo. Daí sobravam poucas notas para as outras refeições’. Mesmo assim, funcionou: secou 5.5 quilos em um mês e os 4 restantes na seqüência. Agora, no peso certo, ela tem direito a mais notas, cerca de 700. Mas continua compensando o valor da pizza e do hamburger – outras duas paixões – para não voltar a engordar. 

“Quando chego ao Projac (centro de produção da Globo), e sinto o cheirinho de hambúrguer, não agüento. Peço para trazer um para mim. Para compensar, come coisas mais leves no jantar. O marido, que é todo saudável, dá uma força. ‘A noite, é ele quem manda no cardápio. Por isso tem muita verdura e legume no forno.’  Fruta? ‘Como apenas manga, banana, abacate e melancia. E só tomo suco de laranja-lima’.”
O cardápio da atriz
um dia com 500 notas
café da manhã (80 notas)
1 iogurte de frutas diet (30 notas)
4 fatias de peito de peru (50 notas)
almoço (120 notas)
1 filé médio de frango ( 50 notas)
2 colheres de sopa de arroz ( 35 notas)
2 colheres de sopa de feijão (35 notas)
couve-flor e brócolis no vapor (à vontade)
lanche (50 notas)
1 quiche pequena de legumes ( 50 notas)
chá diet (à vontade)
jantar (200 notas)
2 batatas médias cozidas (70 notas)
4 colheres de sopa de atum ( 100 notas)
salada de agrião com tomate ( à vontade)
4 colheres de sopa de palmito (15 notas)
4 colheres de sopa de vagem cozida (15 notas)
ceia (50 notas)
1 taça de sorvete diet (40 notas)
½ pires de chá de morangos (10 notas)

Patricia Poeta

Patricia Poeta"Gosto de dizer que emagreci comendo brigadeiro”, brinca a jornalista e apresentadora de televisão Patricia Poeta,  na edição 271 da revista Boa Forma. Ela conta que, durante o tempo em que morou em Nova York, ficou muito abaixo do peso e, ao voltar para o Brasil, acabou extrapolando, “animadíssima com a comida brasileira”. 

O ponteiro da balança foi implacável: quase 8 quilos a mais. Não que a comida brasileira tenha engordado Patricia; o que a fez ficar mais cheinha foi exatamente a sua “empolgação” com a nossa comida. Para a jornalista, o prazer de comer fala alto, e por isso dietas muito rigorosas e proibitivas não têm vez em sua rotina. São dietas fadadas ao fracasso...

“Não consigo seguir dietas restritivas, pois tenho muito prazer em comer e sinto falta de um docinho”, disse Patrícia em entrevista à revista Boa Forma.
Sendo assim, Patricia manteve em seu cardápio as delícias da boa mesa, mas sempre respeitando o limite de 600 notas diárias, ideais para seus 1,72m.  Hoje, está em fase de manutenção, o que permite 800 notas diárias – ou até mais, se consegue, em sua rotina agitada, tempo para fazer atividade física. Ao longo da semana, Patricia pode ser vista andando no calçadão do Leblon.
“Adotei a lei de compensação: tomo um prato de sopa de  legumes e como um grelhado com
salada, mas não deixo faltar sobremesa, seja brigadeiro, chocolate ou uma fatia de pavê.
Quando o assunto é doce, tudo agrada."
O cardápio da atriz
um dia com 600 notas
café da manhã
2 fatias de abacaxi (25 notas)
1 iogurte de frutas light (30 notas)
1 pão francês (sem miolo) (30 notas)
1 unidade de queijo pasteurizado light (15 notas)
lanche
1 copo grande de suco de frutas sem açúcar (300 ml) (50 notas)
almoço
1 file mignon médio grelhado (50 notas)
salada de alface (à vontade) com beterraba (2 col. sopa) e cenoura (2 col. sopa) (15 notas)
2 col. (sopa) de arroz (35 notas)
2 col. (sopa) de feijão (35 notas)
1 taça (pequena) de pudim diet (50 notas)
lanche
1 copo pequeno de suco de frutas sem açúcar (200 ml) (25 notas)
1 pão de queijo médio (40 g) (5 notas)
jantar
1 prato de sopa de legumes (15 notas)
1 file de peito de frango medio grelhado (50 notas)
1 batata media cozida (35 notas)
1 brigadeiro médio (50 notas)
ceia
1 fatia grande de melão (25 notas)
1 iogurte de frutas light (30 notas)

Daniela Escobar

daniela_1Uma das estrelas que ilustram a capa do livro Dieta Nota 10, Daniela Escobar até hoje surpreende pela capacidade de realizar com extraordinária determinação as mudanças físicas que sua profissão de atriz impõe. 

Adepta da dieta desde 2002, quando precisou perder vários quilos para interpretar o papel de uma refugiada judia, Daniela deu o seguinte depoimento para o primeiro livro escrito pelo Dr. Guilherme Ribeiro - depoimento que continua atualíssimo – basta ver a atriz nas telas e nas principais revistas até hoje.

“Tenho 1,70m e mantenho meu peso entre 55 e 57 quilos. Sempre me preocupei com a minha alimentação. Desde menina, só como o que não engorda e é saudável. Há mais de 10 anos tirei a gordura da minha vida. Por isto, meu peso oscila pouco. Dois ou três quilos a mais, perdidos antes com as dietas tradicionais, agora com a Dieta Nota 10. 

Ao me chamarem para interpretar a Bella Landau da minissérie Aquarela do Brasil, meu filho nascera e eu estava com cinco quilos extras. Seria impossível interpretar uma refugiada de campo de concentração com 60 quilos e bochechas rosadas. Aceitei o papel. Mas decidi que, por respeito ao povo judeu e para criar uma personagem verdadeira, não gravaria antes de perder muito peso. Refugiados de campos de concentração não tinham ar saudável e, ao compor a Bella, fiz questão de sublinhar esta triste realidade. Tantos artistas perdem e ganham peso para dar mais veracidade a seus papéis. Por que então eu não poderia fazer o mesmo?
"Perdi 15 quilos com a Dieta Nota 10, sob a supervisão do doutor Guilherme de Azevedo Ribeiro. Não passei fome e não me sacrifiquei em momento nenhum. Sou louca por doces, e podia comê-los."
Não abri mão do arroz com feijão, que também adoro. Aumentei a quantidade de legumes e verduras e adicionei às minhas refeições uma banana picadinha. Não só porque gosto, mas para ficar mais bem alimentada. Antes, não colocava banana na comida com medo das calorias. Voltei a comer um pouco de gordura e, enquanto perdia peso, não dispensei as batatas fritas quase diárias. Sentia-me muitíssimo bem e via meu peso ir embora. Emagreci sem notar porque a minha disposição e a minha energia aumentaram.
Quando comecei a ficar excessivamente magra — cheguei aos 45 quilos —, eu me olhava na cama e me assustava: parecia um ratinho. Ao mesmo tempo, sentia-me ótima e meus exames de sangue revelavam taxas surpreendentemente boas. Gravei a minissérie com um pique extraordinário. Apesar da aparência frágil e doente, mantive uma enorme disposição para fazer e refazer as cenas. Não me cansava e não me lembro de ter me sentido indisposta um dia sequer. Ao encerrar a gravação de Aquarela do Brasil, já sabia que, enquanto emagrecia, apenas me disciplinara e trocara o nocivo pelo saudável. Compreendi a Dieta Nota 10, que prefiro chamar de Dieta da Consciência ou da Inteligência. 

Adotei-a, ela me levou a entender o meu corpo. Queijos, por exemplo, me engordam. Se quero emagrecer um ou dois quilos, basta tirá-los do meu cardápio. Adoro sorvetes e não engordo se, diariamente, tomar um ou dois. Comer de tudo, com equilíbrio, é o segredo dessa dieta que, na verdade, não é dieta, é uma lógica. Não esqueço mais o ‘custo’ dos meus alimentos preferidos. Alimento-me normalmente, mas as notas sempre me vêm à cabeça. Administro meu cardápio, não sinto fome. A facilidade de comer o que quero, na hora em que sinto vontade, dá uma ótima sensação de liberdade. Infelizmente, sou gulosa. Mas, agora, mantenho o peso com facilidade, pois posso, sem culpa, exercitar a minha gulodice.  Depois que entendi a mecânica da Dieta Nota 10, vi o mundo de possibilidades que ela oferece. Enfim, encontrei um jeito feliz de comer o que quero e o de que gosto, sem engordar. É muito bom.”

Maria Maya 

maria_2Até 2003, Maria Maya era uma garota bonita, que se achava cheinha. Em 2004 esse pensamento já havia mudado, pois a balança não marcava mais os 58 kg de antigamente, e sim 8 quilos a menos, perdidos em 3 meses.  "Depois que a novela Chocolate com Pimenta terminou, decidi retomar a Dieta Nota 10, que eu já havia feito há tempos, com o endocrinologista Guilherme de Azevedo Ribeiro." O resultado, todo mundo viu na tela, na novela Senhora do Destino, na qual interpretou a sexy Regininha, madrinha de bateria de uma escola de samba. Para chegar no corpo que queria, Maria adotou a dieta, consumindo o equivalente a 500 notas por dia, quantidade indicada para sua altura. Ao chegar ao peso ideal, Maria passou para a etapa de manutenção, que dura até hoje.

“Se extrapolo num dia, seguro no outro. Aprendi até a comer ‘besteiras’ da forma correta. E isso sem prejudicar a saúde."
Voltando no tempo, Maria Maya lembra que começou a ficar descontente com sua silhueta na época em que passou a morar sozinha - o que aconteceu há 5 anos, quando tinha apenas 18: "No início, eu ingeria um monte de besteiras, principalmente refrigerantes. Só depois aprendi a cozinhar e a fazer pratos mais saudáveis. Agora consigo me virar muito bem sem ter que consumir itens como enlatados, por exemplo. E com a Dieta Nota 10 ficou ainda melhor, porque esse sistema ensina a perder peso comendo de tudo. Consumindo 500 notas por dia é possível reduzir 1 kg por semana, mas fui  além e eliminei 3 kg em 15 dias, totalizando 8 kg no final de três meses".

Maria Ribeiro

maria ribeiro“Conheci o Dr. Guilherme quando tinha 20 anos, ou seja, há  15 anos. Desde então, minha relação com a comida evoluiu bastante - embora, como toda mulher, ainda sofra quando estou 2 kg acima do meu peso ideal. Mas agora a tabela de notas faz parte do meu dia a dia, como também fazer exercício virou hábito. Acho que há dietas que se adequam melhor a cada tipo de pessoa, e eu encontrei a minha, comendo de tudo em pouca quantidade.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário