OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 23 de novembro de 2014

Os 7 passos para se construir um novo hábito




Pergunta de ouro:
“Qual é a principal razão de sucesso das pessoas que atingiram seus objetivos, seja de boa forma, emagrecimento, etc.?”
Claro, claro, se você é leitor(a) feliz do site, já levanta a mão na hora, respira fundo e diz com clareza e confiança:
“O principal fator que contribui para o sucesso, seja no emagrecimento, ganho de massa, etc, é a mudança de atitude mental!
Yes! Parabéns pra você. É exatamente isso!
Este artigo é um pré-requisito fundamental para a leitura de todo o resto do site!
Se você não ler este artigo, você está proibido(a) de ler os outros artigos do site, combinado? :)
Afinal, pra que focar tanto em teoria, lendo tudo que você pode, se você fica postergando ou não sabe exatamente como colocar as coisas em prática, não é verdade?
Veja, não é nem uma, nem duas, nem três, nem dez, nem cem vezes que eu me certifiquei do enorme impacto que a mudança de atitude mental de verdade tem no atingimento de metas! Você pode ver isso com os próprios olhos.
Você pode, por exemplo, agora mesmo, ver os casos de sucesso publicados aqui no site e verificar com seus próprios olhos que todos eles enfatizam as mudanças na forma de agir, de pensar e de levar o dia a dia.
Estas pessoas descobriram o poder da mudança de visão, ou seja, da mudança de atitude mental para com seu objetivo.
Agora veja, o ingrediente de ouro nesta receita de sucesso é: Sim, você adivinhou, mudanças de hábitos!
Ahhh… mas você sabe o quanto se fala sobre isso também em todos os lugares né! Tanto que já estamos verdes de enjôo de ouvirmos falar sobre isso.
Mas, pra quebrar esta imagem e cortar no meio destas balelas todas que não agregam porc&#$ nenhum à sua vida, eu trago aqui os 7 passos mais eficientes e consistentes, de verdade, para você construir novos hábitos naturalmente e atingir de vez seu objetivo.
Veja, a maioria das pessoas começa firme uma mudança e aquela determinação toda evapora no ar, após alguns dias ou poucas semanas. TODO MUNDO já passou por isso.
O que acontece como resultado disso? Você já sabe. Você fica ainda mais triste e desanimado(a) consigo mesmo e desce ainda mais no quase infinito poço da frustração.
Agora, por que não usarmos de técnicas e métodos comprovados e que fazem sentido (como você vai ver), para facilitar nossas vidas e nos ajudar um pouquinho a termos mais consciência do que realmente é importante para que possamos construir, de verdade e aos poucos, os hábitos que sabemos que irão mudar nossas vidas para melhor.
Nota: Lembre-se que o Emagrecer De Vez é uma fonte de motivação também. Emagrecimento jamais será atingido lendo-se somente dicas de alimentos e etc. Para acessar os artigos motivacionais aqui do site e começar a fazer mudanças profundas na sua vida, clique AQUI.
Quer ainda mais uma inspiraçãozinha pra seguir? Ok, veja o caso Stephanie (americana), que perdeu mais de 90kg! Sim, isso mesmo, você leu corretamente. Além disso, eu sei, com certeza, que ela sabe destes 7 passos e da importância disso tudo que to falando.
Pronto(a)? Ajeite sua postura na cadeira, relaxe, respire fundo, faça um chazinho de camomila e vumbora!!

Construindo hábitos duradouros em 7 passos simples

Veja que emagrecer nada mais é que o resultado de vários pequenos hábitos que você constrói, destrói ou altera no seu dia-a-dia.
O segredo é fazer tudo gradativamente. A grande maioria das pessoas, bota os pés pelas mãos, acha que é uma espécie de super-humano e resolve mudar tudo de uma vez. Resultado? Boa mergulhada no poço da frustração.
Evite tudo isso entendendo que tudo acontece naturalmente e gradativamente, ok?

O que é um hábito dentro do seu cérebro?

Habitos
Rapidamente aqui, vista o jaleco da ciência comigo e veja que um hábito no seu cérebro é nada mais nada menos que um conjunto de conexões neurais.
Se você decide construir um hábito e começa a repeti-lo, estas conexões neurais específicas se estabelecem e começam a se reforçarem. Quando, você se desanima e desiste por que botou os pés pelas mãos, estas conexões começam a enfraquecer.
Ou seja, quanto mais você pratica o hábito, dentro do seu cérebro, mais fortes e consistente ficará este conjunto específico de conexões neurais! Isso é fato!
Agora, vamos ver como tirar proveito disso e mudarmos nossas vidas de acordo com nossos planos.

Passo 1 – Preparação

Simplesmente, pense a respeito do hábito que você quer construir e que benefícios que ele irá te trazer (eliminar doces 5 dias por semana, comer alimentos integrais pelo menos 5 dias por semana, etc.).
Tenha uma imagem mental clara do que você quer e do resultado que você quer.

Passo 2 – Começe pequeno

Sim, você quer emagrecer 40kg, porém, não começe a comer 900kcal por dia e achar que vai atingir seu objetivo. Antes de fazer um tsunami de mudanças no seu dia a dia de uma vez (erro fatal), temos que também pegar o hábito de construir hábitos! :)
Escolha uma pequena mudança que você pode começar agora pra ficar mais próximo(a) do teu objetivo e foque nela inicialmente.

Passo 3 – 5 minutos apenas

Este passo irá ter grande impacto no processo mental de se construir um novo hábito. É isso mesmo, você vai condicionar o seu corpo a aprender e ficar confortável com criação de mudanças gradativas.
Podemos ver desta forma por exemplo: Se você quer começar a fazer exercícios, comece indo caminhar por 5 minutos apenas fora de casa 3x por semana. Só isso! Veja, você pode achar engraçado, mas eu incentivo você a pensar nos enormes e suculentos frutos que você vai tirar disso no curto, médio e longo prazo.
Condicionar-se a pegar novos hábitos, é algo que vai te levar até teu objetivo.
Lembre-se, 5 minutos!! O importante é você lembrar-se do que precisa fazer, ir e fazer. O importante aqui não é queima de calorias nem nada, é o condicionamento.
Um exemplo relacionado à alimentação poderia ser: Inclua 100g de brócolis no seu almoço, 3x por semana. Só isso. Teu desafio é lembrar que você tem que fazer isso e fazê-lo!
Isso é estratégia!

Passo 4 – Engatilhe o novo hábito

Simples. Tenha alguma ação ou hábito que você faz imediatamente antes de você ter que pôr em ação seu novo hábito.
Por exemplo: Se quer caminhar 5 minutos 3x por semana, sempre faça isso após chegar em casa e tirar seus sapatos. Tirar seus sapatos será o gatilho para o novo hábito.
Se quiser adicionar brócolis no seu almoço, sempre faça logo depois de pegar o seu prato. Então, assim que você pegar o prato, você aciona o novo hábito no seu cérebro.
Deu pra entender? É importante ver como essas ações engatilhadoras são importantes!

Passo 5 – Tome responsabilidade por sua mudança

A melhor forma de falhar na construção de um novo hábito é manter ele pra si próprio(a).
Não, não. Se você quer mudar e está mudando, deixe os outros saberem do teu objetivo e tome responsabilidade por sua mudança. Não mantenha em segredo, mas sim, conte às pessoas que importam!
Isso é mágico! Se você sabe que outras pessoas sabem e estão meio que observando, você vai se sentir mais comedido(a) e determinado(a) a seguir em frente!

Passo 6 – Se dê recompensas

Não é só cachorro que gosta de um petisco após um truque!
Encontre uma forma de se parabenizar logo depois de ter completado o hábito. Pode ser uma estrela na testa, um sorriso no caderno, uma soneca de 15 minutos, um pedaço de chocolate, etc. Qualquer coisa que você se sinta bem em receber por ter completado o seu hábito e de estar caminhando em direção ao que você realmente quer.

Passo 7 – Encontre seus torcedores!

Sim, é importante que você conte com a motivação externa que você pode conseguir de sua família ou daqueles amigos especiais que fazem a diferença pra você.
O que é muito comum hoje em dia, também, é criar um blog. Muita gente que quer perder peso faz isso, não é verdade? É uma ótima! Assim você encontra outras pessoas pra te dar uma força e aquela motivação extra que todos nós somos muito gratos quando temos.
———————–
É isso!
Agora veja, o primeiro hábito que eu sugiro é que você APLIQUE o que lê e acha útil, logo após ter lido!
Então, é isso, hora de levantar a poupança da cadeira, terminar seu chá (já frio) de camomila e começar a mudar sua vida!
Espero que tenha colaborado um pouco com sua existência

Nenhum comentário:

Postar um comentário