OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 30 de novembro de 2014

Jovem emagrece 30 quilos após se incomodar ao ver foto de família

Alessandra Gouveia mudou radicalmente a rotina após observar uma foto.
Ela segue dieta criada por nutricionista e pretende emagrecer mais 30 Kg.

Anna Gabriela Ribeiro Do G1 Santos
58 comentários
O antes e o depois de Alessandra ao emagrecer 30 quilos (Foto: Arquivo Pessoal / Alessandra Gouveia) 
Alessandra perdeu 30 quilos em 10 meses
(Foto: Arquivo Pessoal)
Aos 31 anos de idade, a jornalista Alessandra Gouveia, de Santos, no litoral de São Paulo, resolveu mudar de vida e emagrecer. Ela inseriu a prática de atividade física em sua rotina e mudou a alimentação radicalmente. Com muita força de vontade, ela já emagreceu 30 quilos em 10 meses e promete que seguirá a alimentação saudável para sempre. Alessandra afirma ainda que pretende perder mais 30 quilos e remodelar o corpo em definitivo.
A jornalista conta que o impulso para emagrecer veio depois de observar uma foto dela em uma festa de família.  “Comecei a me incomodar de verdade. Eu vi que precisava fazer alguma coisa. Aí comecei a fazer acompanhamento médico e descobri que eu estava com resistência à insulina, que é uma fase antes da diabetes, principalmente para quem está acima do peso. Procurei um personal trainer para voltar a ter o hábito de praticar atividades físicas e procurei um nutricionista”, explica.
Alessandra passou a praticar exercícios físicos e cortou muita coisa do seu cardápio diário. “Intensifiquei um pouco mais os exercícios, mudei o treino e mudei a alimentação radicalmente. Faço treinamento funcional três vezes por semana, musculação com aeróbico. Minha alimentação era bem desregrada. Eu comia muita massa, muito carboidrato, muita batata, macarrão, pães e doces. Agora sigo uma dieta em que a ingestão de carboidrato é bem reduzida. Eu como muita verdura, muitos legumes e frutas. Também tem a ingestão controlada de frutas, porque as frutas também têm açúcar. Meu almoço geralmente é uma salada completa com alguma carne, frango, peixe ou ovo”, comenta a jornalista.
Foto estimulou jovem a emagrecer (Foto: Arquivo Pessoal / Alessandra Gouveia) 
Fotografia estimulou jovem a emagrecer
(Foto: Arquivo Pessoal / Alessandra Gouveia)
 
Ela confessa que não sofreu muito no começo, mas que abriu mão de alguns passeios para não ter que lidar com a vontade de ingerir coisas que não podia. “Cortei totalmente refrigerante e bebida alcoólica, nem socialmente. Fim de semana no barzinho é só água, mas você percebe que a diversão não está no álcool, a diversão está na companhia. Eu sempre gostei de beber, mas percebo que eu passo muito bem sem. Nos primeiros três meses, eu deixei de sair e recusar convites dos amigos para bares, porque sempre pedem porções e eu não podia comer”, lembra Alessandra.
Ela conta ainda que muita coisa mudou desde que começou a emagrecer. “Isso não é uma dieta para você seguir temporariamente, é uma mudança no seu paradigma alimentar, é para o resto da vida. Mudou a confiança em mim. Me sentia mal, em uma balada se alguém vem mexer com você, você nunca pensa que é de verdade, sempre pensa que estão tirando sarro de você, então isso começa a mudar, fora que elogio faz bem para todo mundo, você já percebe olhares diferentes. Eu me achava incapaz. Cerca de 30 quilos não é qualquer pessoa que perde, aí você perde esses quilos na raça e pensa: eu sou capaz de fazer qualquer coisa”, afirma.
A jovem passou dos 131,5 para 101,5 quilos e ainda quer perder mais 30 quilos. “Agora estou entrando em uma nova fase, porque quero mudar o meu corpo. O foco é remodelar. Tem que ter disciplina, acordar todo dia de manhã e falar que vai para a academia, independente da preguiça ou dor no corpo. Não tem essa de eu mereço um sorvete, isso é desculpa de gordinho, se eu tomo um sorvete já perdi uma refeição livre da semana. A motivação vem com tempo e com resultado, e o resultado não vem de um dia para outro”, finaliza Alessandra.
Alessandra ainda planeja emagrecer mais 30 quilos (Foto: Arquivo Pessoal / Alessandra Gouveia) 
Alessandra ainda planeja emagrecer mais 30 quilos 
(Foto: Arquivo Pessoal / Alessandra Gouveia)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário