OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Qual a diferença entre o psiquiatra, o psicólogo e o psicanalista?


por Nathália Braga
PSIQUIATRA

HISTÓRIA: Quando surgiram, ainda no século 18, os psiquiatras trabalhavam apenas em hospícios. Só quando a psiquiatria pegou emprestados conceitos da psicologia é que casos mais moderados foram para consultórios.

CASOS: Trata sintomas mais graves e de definição mais clara, como esquizofrenia, Alzheimer e depressões profundas.

COMO ATUA: Como nesses casos só a terapia é muito pouco, o tratamento é feito com remédios, sendo monitorada a reação que o paciente tem a eles.

FORMAÇÃO: Seis anos do curso de medicina, mais 3 de residência.


PSICÓLOGO

HISTÓRIA: O termo surgiu na Grécia antiga, mas seu significado moderno só veio no século 20.

CASOS: Há desde os psicólogos sociais, que estudam as massas, até os de RH, que selecionam candidatos, mas o que atende no consultório é o psicoterapeuta, que diagnostica casos de fobia ou ciúme excessivo, por exemplo.

COMO ATUA: Muda suas técnicas de tratamento constantemente, sempre em busca de uma interação com o paciente - daí a sua fama de tagarela entre psiquiatras e psicanalistas.

FORMAÇÃO: Cinco anos do curso de psicologia.


PSICANALISTA

HISTÓRIA: Teve origem no século 19, com o médico austríaco Sigmund Freud.

ATUAÇÃO: Medos, raivas, inibições - as anormalidades normais.

Como atua: Mais do que uma cura, o que se busca é a transformação da pessoa, a partir da compreensão dos seus problemas. O paciente fala tudo que vem à cabeça; cabe ao psicanalista interpretar de forma incisiva o que ele quis dizer inconscientemente, ajudando-o no autoconhecimento.

FORMAÇÃO: Especialistas dizem que só quem foi analisado pode analisar seus pacientes, e chega-se a passar 8 anos em cursos de sociedades psicanalíticas.


Fontes Christian Dunker, professor do Instituto de Psicologia da USP e psicanalista; Suely Gevertz, psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.




Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.

 http://super.abril.com.br/saude/qual-diferenca-psiquiatra-psicologo-psicanalista-614994.shtml?utm_source=redeabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DIETA : A VITÓRIA DO BOM-SENSO

Como já se sabe, os regimes restritivos demais fracassam. Só emagrece e se mantém magro quem come de tudo um pouco - e tem gente ganhando dinheiro com o óbvio.


Neste exato momento 50 milhões de brasileiros fazem algum tipo de dieta, em guerra comtra a balança. Em apenas dois meses, contudo, metade terá abandonado os esforços por uma silhueta mais alinhada e uma vida mais saudável. Outros quatro meses, e uma pequena parte (somente 2%) continuará firme e forte no ingrato propósito de perder os quilos em excesso. Preguiça? Falta de força de vontade? "A maior parte das dietas que a imensa maioria das pessoas se propõe a seguir é radical demais, muito restritiva,. e por isso não funciona". diz o endocrinologista Freddy Eliaschewitz, diretor do Centro de Pesquisas Clínícas (CPClin).

É assim desde a década de 70, quando o cardiologista americano Robert Atkins condenou os carboidratos e incensou as as proteínas (leía-se comidas gordurosas) como aliadas dos corpos esbeltos. Depois dele, vieram os programas de Beverly Hills e seu cardápio à base de abacaxi (e aftas). Em seguida, surgiu um tal de doutor Ornish, com a redenção das massas e pães integrais. Ah!, e apareceram também os regimes da Lua, do tipo sanguíneo e mais recentemente, da princesa. Bobagens em série. "A única maneira de perder peso de forma duradoura e saudável é comer de tudo um pouco, sem radicalismo", completa Eliaschewitz.

A dieta ideal é a do bom·senso, aquela que nossas avós recomendam desde sempre. A primeira vista. parece simples, mas há quem se perca no momento de definir as porções exatas. Para muitos, uma colher de sopa de arroz ou uma fatia média de pizza não são informações suficientemente precisas. A colher pode ser cheia? Quão médio deve ser o pedaço? Para navegar no mar de dúvidas,dois americanos bronzeados da Califórnia descobriram o ovo de Colombo.

O personal trainer Steven Kates e o cinasta Myles Berkowitz estão engordando suas contas bancárias ao vender o óbvío: medidores para os adeptos da sensatez alimentar. Batizada de Lifesize, a feiosa traquitana vem com oito recipientes - para carboidratos (batata frita. arroz e massas), pratos picantes (comida chinesa ou indiana), assados (quiche, bolo e brownie), carnes (vaca,frango, peixe, pato e nuggets) laticínios (derivados do leite) petiscos (de homus a marshmallow),  extras (geléia, maionese, manteiga e croutons) e líquidos. Os medidores devem ser utilizados nas três principais refeições diárias. Há um grupo de alimentos que pode ser consumido à vontade. É o caso das frutas, vegetais, condimentos como ketchup e mostarda (sim!) e, pasmem, açúcar e sal.

Lançado há um ano como uma tola coleção de potinhos, o Lifesize virou sucesso popular. Pagam-se 93 dólares pelos medidores associados a três DVDs que explicam o método, além de uma tabela que deve ser colada na parede e mostra os itens que integram cada um dos grupos alitnentares do Lifesize. "Queremos livrar as pessoas da obsessão de contar calorias", disse Berkowitz a VEJA. A evidente recomendação do Lifesize não é o que se come, mas quanto se come. No último ano, foram vendidos cerca de 7000 kits da invenção - só nos Estados Unidos e Canadá já que, por enquanto, não há como ditribuir o produto em outros países.

Em breve, a dupla de empresários pretende lançar um aplicativo para smartphone com fotos das quantidades sugeridas pelo divertido programa. O Lifesize começou a nascer há cinco anos, quando Kates e Berkowitz foram apresentados por um amigo comum. Acima do peso, o cineasta Berkowitz pediu conselhos ao magérrimo e tatuadíssimo (um rato morto no pescoço, inclusive) personal trainer. Kates sugeriu a mera diminuiçao de quantidades, mas nadinha ele privação. O cineasta duvidou da proposta, mas seguiu o conselho e - mágica - emagreceu. Houve a ideia de escrever um lívro, mas decidiu-se por algo mais palatável. Novidade alguma, a não ser a inteligente sacada. "Determinar o tamanho das porções dos alimentos com base nesse sistema é o mesmo que medi-las com colheres, xícaras ou copos" diz o endocrinologista Antonio Carlos do Nascimento.

É dura a vida em busca da esbelteza. Depois de dois ou três meses, as dietas restritivas demais estão fadadas ao fracasso não somente por causa da redução no consumo de calorias, mas também, porque apregoam a eliminação de um  grupo alimentar inteiro do cardápio. É evidente que uma pessoa acostumada a comer um chocolate no meio da tarde tem muito mais chance de seguir uma dieta que lhe permita continuar a desfrutar seu doce do que um regime em que ela é incentivada a trocar o chocolatinho por sementes de  Não há quem aguente passar muito tempo  à base somente de salada com filé de frango grelhado. A explicação está nos mecanismos de defesa da espécie.

O apetite está associado à produção do hormônio grelina. Sintetizada no estômago, A substância tem seus níveis naturalmente elevados diversas vezes ao dia, sobretudo antes das refeiçôes. Quando a restrição de pelo menos 600 calorias do total ingerido diariamente ou quando se exclui toda uma categoria de alimentos o organismo entra em estado de muita, mas muita fome. Nessas condições, cai a produção de outroo hormônio essencial ao sucesso de um programa de emagrecimento a serotolina, a substância do prazer. Por isso a possibilidade de comer de tudo, embora menos, nos faz sorrir e acreditar que existe dietas agradáveis.

Texto de Adriana Dias Lopes e Natália Cuminale, publicado na revista "Veja" de 12 de setembro de 2012, edição 2286, ano 45, n. 37. Digitado, adaptado e ilustrado  para ser postado por Leopoldo Costa.
 
 http://stravaganzastravaganza.blogspot.com.br/2012/09/dieta-vitoria-do-bom-senso.html

16 truques absurdamente simples para o dia a dia

16 truques absurdamente simples para o dia a dia

Tipo usar p corpo para improvisar um calendário. É incrível o que você pode aprender em 10 minutos, de acordo com estas respostas no Quora. publicado

1. Se você colocar seu celular em modo avião, ele carregará duas vezes mais rápido.

Se você colocar seu celular em modo avião, ele carregará duas vezes mais rápido.
Faça isto de manhã, enquanto estiver no banho – você não estará falando com ninguém mesmo.
(Fonte: Quora)

2. A setinha no seu medidor de combustível indica de que lado está seu tanque.

A setinha no seu medidor de combustível indica de que lado está seu tanque.
(Fonte: Quora)

3. Coma Cheetos ou Doritos com hashi para manter as migalhas longe dos dedos.

Coma Cheetos ou Doritos com hashi para manter as migalhas longe dos dedos.
Sem dedos laranjas!
(Fonte: Quora)

4. Desosse suas asas de frango assim: puxe a cartilagem na ponta, depois remova o osso pequeno…

16 truques absurdamente simples para o dia a dia

Em seguida, puxe o osso grande

16 truques absurdamente simples para o dia a dia
Veja mais aqui.
(Fonte: Quora)

5. Descasque a banana apertando a parte inferior e puxando a casca para os lados quando ela racha.

16 truques absurdamente simples para o dia a dia
Sem casca de banana debaixo das unhas!
(Fonte: Quora)

6. Transforme seu moletom num estojo para computador.

Transforme seu moletom num estojo para computador.
Simplesmente desfaça: como transformar seu moletom com capuz num estojo de computador 1. Estenda seu moletom sobre uma mesa e coloque seu PC em cima. 2. Dobre para cima. 3. Envolva em torno dele. 4. Levante o capuz. 5. Ponha o capuz sobre o PC. 6. Amarre as cordas. 7. Pegue as mangas. 8. Entrelace-as. 9 Vá para o trabalho!
(Fonte: Quora)

7. Conserte um zíper quebrado enfiando um aro de chave na ponta do zíper.

Conserte um zíper quebrado enfiando um aro de chave na ponta do zíper.
(Fonte: Quora)

8. Se o seu vaso sanitário está transbordando e você não consegue um encanador para consertar, gire esse registro no sentido horário. Isto vai parar o fluxo da água.

Se o seu vaso sanitário está transbordando e você não consegue um encanador para consertar, gire esse registro no sentido horário. Isto vai parar o fluxo da água.
(Fonte: Quora)

9. Cure congelamento do cérebro pressionando firmemente sua língua contra o céu da sua boca.

16 truques absurdamente simples para o dia a dia
Congelamento do cérebro!
(Fonte: Quora)

10. Use os nós dos dedos e os espaços entre eles para calcular quantos dias tem cada mês.

Use os nós dos dedos e os espaços entre eles para calcular quantos dias tem cada mês.
Os meses que caem nos nós têm 31 dias, os que caem nos espaços, 30 (ou 28, no caso de fevereiro).
(Fonte: Quora)

11. Esfregar uma noz em um móvel danificado cobre os estragos.

Esfregar uma noz em um móvel danificado cobre os estragos.
(Fonte: Quora)

12. É mais fácil entrar em uma vaga de estacionamento apertada de ré do que de frente.

Estacionando de frente. / Estacionando de ré.
 
A razão para isto é porque você tem um raio de curva mais amplo quando está se movendo para frente.
(Fonte: Quora)

13. Corte esta parte de uma garrafa de leite: PÁ INSTANTÂNEA.

Corte esta parte de uma garrafa de leite: PÁ INSTANTÂNEA.
(Fonte: Quora)

14. Ao invés de martelar ganchos nas paredes, você pode colar uma ventosa em uma bola de tênis, e cortar uma pequena parte para ela abrir. Segurador de tudo instantâneo!

Ao invés de martelar ganchos nas paredes, você pode colar uma ventosa em uma bola de tênis, e cortar uma pequena parte para ela abrir. Segurador de tudo instantâneo!
(Fonte: Quora)

15. Você pode usar uma pá para encher um recipiente que não cabe na pia.

Você pode usar uma pá para encher um recipiente que não cabe na pia.
(Fonte: Quora)

16. Colocar o controle remoto do alarme do carro embaixo do queixo aumenta seu alcance.

Colocar o controle remoto do alarme do carro embaixo do queixo aumenta seu alcance.
Isto acontece porque todos os fluidos em sua cabeça funcionam como uma ótima antena.
(Fonte: Quora)

http://www.buzzfeed.com/kristinchirico/16-truques-absurdamente-simples-para-o-dia-a-dia

14 Coisas Que Você Realmente Não Deseja Saber Dos Alimentos Que Você Compra

Desculpas antecipadas. publicado
A fabricação de iogurte grego produz toneladas de soro ácido (tóxico) desperdiçados todos os anos, e ninguém sabe o que fazer com isso.
Eis um trecho de uma fascinante matéria da revista Modern Farmer sobre como lidar com o problema do soro de leite:
“Para cada 100 ou 120g de leite, a Chobani e outras companhias só conseguem produzir 30g de iogurte grego cremoso. O resto acaba virando soro lácteo ácido. Trata-se de um dejeto viscoso que não pode ser simplesmente descartado. Não apenas isso seria ilegal, como também a decomposição do soro do leite é tóxica para o meio ambiente, roubando o oxigênio de córregos e rios. Isso poderia transformar um curso d’água naquilo que os especialistas chamam de ‘mar morto’, destruindo a vida aquática por áreas potencialmente amplas. Derramamentos de soro de queijo, um parente de soro de iogurte grego, já matou dezenas de milhares de peixes nos Estados Unidos nos últimos anos.”

2. Os sucos de laranja que não provêm de “concentrado” são processados com “pacotes flavorizantes” para assegurar, de modo artificial, que cada garrafa tenha exatamente o mesmo gosto.

Os sucos de laranja que não provêm de “concentrado” são processados com “pacotes flavorizantes” para assegurar, de modo artificial, que cada garrafa tenha exatamente o mesmo gosto.
Não importa a estação do ano ou de quais laranjas o suco provém, as grandes empresas de bebidas fabricam seus produtos de maneira perfeitamente consistente, ao misturarem no suco flavorizantes cuidadosamente calibrados, específicos de cada marca. Essas misturas são adicionadas para substituir os sabores naturais perdidos quando o suco tem parte do seu oxigênio removido (sendo “desarejado”) para que ele possa ser mantido em tanques de armazenamento durante mais de um ano (!) sem oxidar.
Como o sabor adicionado é tecnicamente derivado do óleo e do extrato da laranja, ele não precisa ser listado de forma específica entre os ingredientes. Leia mais aqui.

3. É desta forma que os ingredientes para hambúrgueres vegetarianos embalados são misturados uns aos outros:

14 Coisas Que Voc� Realmente N�o Deseja Saber Dos Alimentos Que Voc� Compra
Num enorme carrinho de mão. Com uma pá. Nossa, adorei tanto isso. Assista ao vídeo completo do Science Channel aqui.

4. A maior parte do leite comercial é produzida por meio de combinação, aquecimento, homogeneização e reembalagem do leite de centenas de vacas.

A maior parte do leite comercial é produzida por meio de combinação, aquecimento, homogeneização e reembalagem do leite de centenas de vacas.
O leite é separado em diferentes componentes (gordura, proteína e outros resíduos sólidos e líquidos) por grandes centrífugas industriais. Esses componentes lácteos são, então, recombinados em diferentes proporções para se produzir leite integral, semidesnatado e desnatado perfeitamente uniformes.
Leia mais sobre o processo – e sobre como o leite cru (ou seja, aquele que sai das vacas) se tornou uma coisa do passado – nesta matéria do L.A. Times.

5. Os produtores de cerejas marascas lavam as frutas com alvejantes químicos e depois as deixam marinando em grandes cubas com xarope de milho e corante para tornarem as cerejas vermelhas novamente.

Desculpa, elas não nascem assim.

6. Muitas sopas enlatadas são flavorizadas com glutamato monossódico (MSG), mesmo quando elas afirmam o contrário.

Muitas sopas enlatadas são flavorizadas com glutamato monossódico (MSG), mesmo quando elas afirmam o contrário.
Feito com MSG. / Sem MSG*. / A Campbell’s produz mais de 90 sopas com MSG. / A Progresso produz 26 sopas sem MSG*. / Na Progresso, estamos removendo o MSG* de todas as nossas sopas deliciosas. E não se preocupe, prometemos manter o mesmo sabor que você sempre adorou. * exceto o MSG que ocorre naturalmente em extrato de levedura e em proteínas vegetais
O aditivo dá um sabor de carne às sopas, ajudando a compensar a perda de sabor induzida nos enlatados e a redução de sal (muitas marcas acabaram reduzindo o seu uso de sal graças a campanhas nutricionais condenando os altos níveis de sódio).
O MSG não necessariamente é nocivo, mas os fabricantes de sopas evitam admitir o seu uso, afirmando capciosamente que ele “ocorre naturalmente” (porque é refinado a partir de proteínas de vegetais e de leveduras) e listando-o entre os ingredientes como “extrato de levedura” ou “proteína hidrolisada”. Uma verdadeira guerra publicitária eclodiu em 2008 porque a Campbell’s e a Progresso passaram a temer que os consumidores deixariam de comprar sopas que contivessem MSG.

7. O processo de enlatamento de sopas é tão violento que as companhias produzem cenouras superduras em suas receitas para que elas não se desintegrem.

O processo de enlatamento de sopas é tão violento que as companhias produzem cenouras superduras em suas receitas para que elas não se desintegrem.
Esse aí é só um cara qualquer segurando uma cenoura enorme, mas um ex-cientista alimentar da Campbell’s descreveu as cenouras com resistência industrial como “semelhantes a troncos de árvore – parecidas com bastões de beisebol”.

8. Muitos sorvetes são espessados e estabilizados com carragenina, que é na verdade um extrato de algas marinhas.

Ads not by this site
Ads not by this site
 
O que não é ruim, apenas… esquisito? Mais informações aqui.

9. Salsichas são preenchidas com uma mescla gosmenta de retalhos de carne, gordura e amido, ou “recheio de cereais”.

14 Coisas Que Voc� Realmente N�o Deseja Saber Dos Alimentos Que Voc� Compra
Recheio de cereais = farelos de pão, farelo de grãos ou farinha, porque quem é que não adoraria um pouco de farelo de grãos em sua salsicha bock? E isso sem falar em todos os adoráveis flavorizantes, corantes e conservantes que podem estar flutuando por ali também. Se você está a fim de vomitar mais um pouco, dê uma olhada neste vídeo do processo de produção.

10. Inúmeros azeites de oliva importados (e caros) “extra virgem” são na verdade batizados com óleos de sementes e nozes mais baratos.

Inúmeros azeites de oliva importados (e caros) "extra virgem" são na verdade batizados com óleos de sementes e nozes mais baratos.
Leia o ensaio fascinante (e hilário) de Tom Mueller sobre a fraude dos azeites italianos, que acabou virando o livro Extravirgindade: O Sublime e Escandaloso Mundo do Azeite de Oliva.

11. Produtos vermelhos e cor de rosa são muitas vezes corados com extrato de cochonilha, ou seja, nada mais nada menos do que os corpos esmagados de minúsculos insetos.

 
Incluindo todos esses velhos conhecidos. O extrato de cochonilha também aparece listado, por vezes, como ácido carmínico ou carmim. Você pode aprender mais sobre o delicioso processo de fabricação desse corante aqui.

12. Cremes para café são feitos com xarope de milho e óleos vegetais (hidrogenados e com gordura trans).

Cremes para café são feitos com xarope de milho e óleos vegetais (hidrogenados e com gordura trans).
Creme coisa nenhuma. Aqui estão os ingredientes listados no rótulo do Coffee-Mate Original Liquid:
ÁGUA
RESÍDUOS SÓLIDOS DE XAROPE DE MILHO
ÓLEO PARCIALMENTE HIDROGENADO DE SOJA E/OU DE ALGODÃO
MENOS DE 2% DE CASEINATO DE SÓDIO (UM DERIVADO DO LEITE)
FOSFATO DIPOTÁSSICO
MONOGLICERÍDEOS E DIGLICERÍDEOS
ALUMINOSSILICATO DE SÓDIO
SABOR ARTIFICIAL
CARRAGENINA

E se você precisa de mais um motivo para parar de colocar creme no seu café, saca só essa textura superdivertida que surge quando todos esses ingredientes se juntam!

14 Coisas Que Voc� Realmente N�o Deseja Saber Dos Alimentos Que Voc� Compra

13. Para se fazer bacon, barrigas de porco são penduradas nessa máquina estranha ao estilo lava-jato e banhadas com “fumaça líquida”.

14 Coisas Que Voc� Realmente N�o Deseja Saber Dos Alimentos Que Voc� Compra
Essa chuva vermelha horripilante também inclui corantes para dar uma cor mais apropriada de bacon ao porco.

14. O queijo ralado está repleto de celulose - ou seja, polpa de madeira refinada - para evitar que ele fique embolotado.

 
A celulose, feita de fibras de plantas retalhadas (incluindo madeira), é um aditivo alimentar comum que pode ser usado para deixar o sorvete mais cremoso ou para engrossar o molho de salada sem adicionar calorias. Como ela é derivada naturalmente, até mesmo os alimentos embalados rotulados como orgânicos muitas vezes incluem celulose. Serragem! Quem diria?

http://www.buzzfeed.com/rachelysanders/14-coisas-que-voce-realmente-nao-deseja-saber-os-a

Emoções!




"Dar as emoções aquilo que elas pedem pra você!
Tá feliz, sorri, Dê gargalhadas!
Tá triste: Chora!
Tá com fome: come!
Agora sem misturar as emoções...em todas as situações só ir comer!" Pete Camargo.

Pare de engolir sapos, e aprenda a lidar com suas emoções, pensamentos e reagir de forma assertiva a todos os estímulos que a vida te dá!!!

ESCAPE DA AUTOSSABOTAGEM


ESCAPE DA AUTOSSABOTAGEM

O termo autossabotagem foi criado pelos psicólogos americanos Steven Berglas e Edward Jones em 1978. Eles descobriram que um dos mecanismos mais comuns que levam a cometer um atentado contra si mesma é não se achar merecedora de algo. É como se, no fundo, sentisse que está conquistando algo ilicitamente. E isso pode acontecer no caso de uma promoção, de um bem novo, de um namorado.
Mas onde nasce tamanha desconfiança de si mesma? A chave está na autoestima baixa, diz o psicólogo Marco Antonio De Tommaso, da Universidade de São Paulo. Ser feliz parece gerar ansiedade e evocar ecos do passado que dizem ”Não mereço ser feliz”. Parece absurdo pensar que pode fazer tanto mal a uma pessoa tão querida: você mesma. O processo sempre passa pelo autoconhecimento. Muitas vezes é preciso terapia. Mas refletir também dá resultado.

Às vezes é difícil imaginar como aquele cara se interessou por você. Resultado da baixa autoestima. Crianças que eram valorizadas pelo que conseguiam boas notas, medalhas nos esportes etc. Tendem a achar que só serão amadas ao se mostrar poderosas ou extremamente autossuficientes. Só que essas características são as que, em geral, afastam muitos homens ou atraem os errados.
Não há caso mais óbvio de autossabotagem do que passar fome durante a semana para caber na calça jeans e comer feijoada no sábado. E depois ainda ficar se lamentando: Por que eu fiz isso? Ora, porque você não quer emagrecer de verdade. É claro que cair em tentação uma vez é mais do que normal. Mas a pessoa que sistematicamente detona a dieta, das duas uma: ou tem força de vontade zero ou não quer mesmo emagrecer. Descubra como a gordura é útil às suas estratégias de se autossabotar. 
 
Uma pessoa tímida, por exemplo, usa a gordura como proteção. E diz que não arruma namorado porque é gorda, define Marco Antonio De Tommaso. A obesidade também é usada para mascarar a sexualidade, fugir da vida social etc. Você pode atacar por todas as frentes: emagrecer, melhorar a autoestima e tratar seus problemas de se relacionar com as pessoas. Ou mesmo se assumir uma gordinha feliz. Uma coisa é certa: a vida não é dividida em pessoas que vestem 38 e são felizes e as que vestem 46 e estão condenadas à infelicidade. A primeira providência é abolir o papel de vítima, encarar a vida e decidir se você quer ser feliz ou não, independentemente do tamanho da sua calça jeans.
O escritor irlandês Oscar Wilde costumava dizer que no mundo há somente duas tragédias: uma é não ter o que se quer; a outra é ter. Muitas vezes a pessoa até formula desejos saudáveis, mas inconscientemente não resolveu sua relação consigo mesma e, por isso, não consegue ser feliz e desfrutar dos resultados positivos. 
 
Comprar um carro zero pode parecer uma grande conquista, mas há o medo inconsciente de que não vai acabar bem. A certeza de que algo ruim irá acontecer e pode ser com o carro novo, com a viagem tão esperada ou a festa-surpresa para a amiga é tão grande que é melhor precipitá-lo para acabar logo com a angústia. Ou seja, em vez de aguardar que a coisa ruim aconteça, a pessoa toma as rédeas da situação. Isso pode significar bater o carro antes de fazer o seguro, desmarcar a viagem ou deixar o lindo bolo se espatifar no chão ao levá-lo à mesa
Por mais incrível que possa parecer, coloque na sua cabeça que você merece. Sem culpa. 
 
O inconsciente é como uma criança dentro de nós que segue o que chamamos de princípio do prazer, ou seja, quer somente satisfazer seus desejos. Mas o lado adulto, consciente e racional, não aceita os próprios desejos infantis, gerando um descompasso, explica o psicanalista Roberto Dantas, de São Paulo. Deixe a criança solta, aceite a felicidade que bate à sua porta sem questioná-la, sem deixar que a culpa dê um chega pra lá na satisfação. Repita para você mesma Eu mereço todas as vezes que acontecer algo bom e não tenha pudores em estampar um sorriso enorme de satisfação no rosto, daqueles de dar cãibra nas bochechas.
 

domingo, 27 de outubro de 2013

Sobremesa de gelatina

Lanchinho das 10:00 para próxima semana: 
gelatina diet de framboesa 
+ 1 ameixa seca 
+ iogurte light 
+ gelatina diet de abacaxi 
+ 1 colher de semente de chia.


Big Mac - teorias da conspiração

Contém

Big Mac

O lanche mais famoso da história contém dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, teorias da conspiração, Henry Ford, guerra cambial, cebola e picles. No pão com gergelim

por Paulo Darcie
FÓRMULA SECRETA
O que vai no molho especial do Big Mac é segredo. Mas cozinheiros pelo mundo arriscam decifrar e imitar a receita. Se algum já acertou, é difícil saber, mas a variedade de ingredientes usados nas tentativas é grande: açúcar, sal, vinagre (tanto de vinho como de maçã), endro (tempero de origem egípcia), pepino, cebola, pimentão (verde e vermelho), leite, manteiga, farinha de trigo, maionese...


LENDA URBANA

Junto com um Big Mac, você leva uma lenda urbana de 3 décadas: a de que os hambúrgueres levam carne de minhoca "para dar liga". Não faz sentido, até porque a carne de minhoca é 5 vezes mais cara. E a de boi já "dá liga" sozinha. Para combater o mito, o McDonald’s começou a imprimir nas caixas que os lanches são 100% carne bovina. Mas a lenda vai continuar por um motivo simples: todo mundo gosta de uma conspiração.


PROBLEMAS COM A JUSTIÇA
O Big Mac não é uma bomba calórica - são só 504 kcal. Mas quase ninguém pede só o lanche... Aí complica. Tanto que o McDonald’s já foi processado por inúmeros clientes por tê-los engordado. No Brasil, inclusive. A Justiça gaúcha condenou a rede a pagar R$ 30 mil a um ex-gerente do McDonald’s, que disse ter sido levado a se alimentar mal e engordado 30 quilos.


HENRY FORD
Os irmãos Richard e Maurice McDonald revolucionaram a maneira de fazer comida ao adotar a produção em série. O preparo da comida seguia o modelo que Henry Ford tinha criado para montar carros: dividir as etapas de produção. Um funcionário só fritava hambúrgueres; outro só aplicava os condimentos... Além de acelerar a produção, isso permitiu pagar salários menores (e baratear os lanches), já que é simples treinar empregados para essas funções.


ANÁLISE ECONÔMICA
Nos EUA ele custa US$ 3,71. No Brasil, sai pelo equivalente a US$ 5,26. Na China, US$ 2,18. Mas espera aí: todos são feitos com os mesmos ingredientes. Em tese, deveriam sair pelo mesmo preço. A diferença, então, indica se uma moeda está subvalorizada (boa para quem exporta) ou supervalorizada (boa para importar e ruim para a economia interna). É o Big Mac Index (da revista The Economist), um bom termômetro para o câmbio internacional


sábado, 26 de outubro de 2013

Como contar calorias e perder peso

14 de Maio de 2010

O segredo para emagrecer poderia resumir-se nesta afirmação: coma menos e exercite-se mais! Parece simples, não parece? A teoria é simples de entender. A prática já é algo um pouco diferente e nem sempre fácil de aplicar. O Logon dá-lhe umas noções básicas em relação à contagem de calorias, para que consiga perder peso mais facilmente.

Determine quantas calorias deve consumir por dia

Antes de mais, saiba quantas calorias deve consumir por dia de maneira a manter o seu peso actual. Isto é possível saber através de alguns cálculos simples. Siga estes passos:
1) Converta o seu peso em pounds (medida usada nos EUA). Para isso, multiplique o seu peso em kg por 2,2. Exemplo: Se pesa 70 kg -> 70kg * 2,2 = 154 lbs (pounds);

2) Multiplique o seu peso em pounds por 15 e aí terá o número de calorias que necessita para manter o seu peso actual. Exemplo: 154 lbs * 15 = 2310
*Estes valores assumem que a pessoa é moderadamente activa, ou seja, pratica algum tipo de exercício aeróbico (caminhar, correr, subir escadas, etc) pelo menos 30 minutos por dia.

Corte no número de calorias diárias

Para perder peso, precisará de consumir menos calorias do que as que necessita para manter o seu peso actual. Por exemplo, para perder entre 0,5 a 1kg por semana, deve ingerir menos 500 a 1000 calorias diárias.
Usando o nosso exemplo, se com 2310 calorias diárias mantém o seu peso actual, deverá ingerir entre 1310 a 1810 calorias de maneira a perder entre 0,5 a 1kg por semana. Tenha em atenção de que o valor de consumo calórico não deve ser inferior a 1200 nas mulheres e 1500 nos homens. Ingerir calorias insuficientes pode prejudicar a sua saúde, na medida em que não estará a consumir os nutrientes necessários para um desenvolvimento sadio.

Faça exercício físico

Caso veja que gosta demasiado de comer para conseguir cortar calorias suficientes, pratique exercício físico. Um ginásio é uma boa opção. Lá poderá correr no tapete ou pedalar na bicicleta, entre outras coisas. Numa sessão de 1 hora num ginásio pode queimar entre 400 a 800 calorias.
Caso não queira frequentar o ginásio, poderá praticar 30 a 60 minutos de jogging na rua.

Conte as calorias de todas as refeições

Tudo aquilo que foi dito até aqui só faz sentido caso controle o seu consumo calórico. Faça uma lista com aquilo que costuma comer diariamente e totalize o número de calorias provenientes da sua dieta. Consulte a tabela de calorias dos alimentos que disponibilizamos para fazer as contas. Não se esqueça que o número de calorias de um produto varia consoante a dose indicada. Leve isso em atenção quando for totalizar o número de calorias.
Tenha em atenção que cortar nas gorduras nem sempre significa cortar no número de calorias. Alguns produtos livres de gordura possuem quantidades extra de açúcar para compensar o sabor perdido na remoção das gorduras. Para além disso, produtos baixos ou em gordura ou livres dela não são baixos em calorias caso os consuma em grandes quantidades.
Experimente seguir o método aqui proposto. Ficará surpreendido com os resultados obtidos a curto prazo.




Sorvete com pedaços de frutas

eu trocaria o yogurte por desnatado e o creme de leite lygth ... bom para refrescar esse carlozão...bjus a todos
Foto

ATENÇÃOOOOO Pessoal to postando novamente pois fez muito sucesso!!! 
 
Aí vai a receita: 5 potes de iogurte natural frutas ligeiramente cortadas ( as frutas que mais gostarem ) adoçante ( ou mel ) palitos para picolés Bater o iogurte com o adoçante ou o mel, dispor as frutas nas forminhas de picolés (se não tiver forminha por ser colocados em copos plásticos descatáveis) e colocar o iogurte já batido, levar ao congelador por +/- 12 horas.... 
 
OBS: se preferir o picolé um pouco mais cremoso pode-se adicionar creme de leite ao iogurte ao bater!

Sopa pouco calórica

Ontem foi dia de abastecer a geladeira de sopa,um janta de baixa calorias mas riquíssima em nutrientes,um prato de sopa de legumes fresco tem 30 calorias ,
acrescentando a proteína chega a 130 calorias [calculo feito pela tabela do livro dieta nota 10] .
Faço pra semana inteira,assim não corro o risco de ficar sem ter uma coisa possível na hora de jantar.Fora as verduras e legumes que aparecem na foto,entrou na minha sopa berinjela,gengibre,ervas secas,e 2 tablete de caldo de galinha,e pimenta do reino.
A base da minha sopa é sempre essa,depois bato no liquidificador,mas não deixo bater muito,deixo ela ainda com pedaços.Ai na hora de comer eu acrescento a proteína,um pedaço de frango desfiado,ou 3 colheres de sopa de carne moída ,
ou então na hora que vai aquecer eu coloco um ovo pra cozinhar junto com a sopa e fica uma delicia, com o ovo a sopa fica 80 calorias.

Sim é muito pratico,na hora da fome a gente tem coisas possíveis.Realmente esse tipo de tempero é melhor ser evitado,mas sopa de legumes não é algo assim tão saboroso ,ai não consegui fazer sem o tempero.