Consumir frutas, legumes e cereais ajuda a manter o intestino funcionando bem
As fibras solúveis têm a capacidade de se ligar aos sais biliares, o que pode reduzir o colesterol e consequentemente auxiliar na diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Por serem solúveis em água, formam um gel que retarda a absorção dos açúcares pelo tubo digestivo, reduzindo a glicemia pós-alimentar o que é uma ajuda ainda a mais para aqueles indivíduos que tem diabetes.
"As fibras solúveis têm a capacidade de se ligar aos sais biliares, o que pode reduzir o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares"
As fibras insolúveis atuam como laxantes naturais por acelerarem a passagem dos alimentos pelo intestino sendo, portanto, eficientes no auxilio ao tratamento da constipação. Funcionam como uma espécie de esponja, absorvendo líquido, e por isso é fundamental a ingestão de líquidos em quantidade adequada (por volta de dois litros por dia). São encontradas em grãos integrais, como o trigo e vários vegetais como couve-flor, feijões, casca de frutas e batatas.
Como vimos, as fibras tem grande importância na saúde, mas a média de ingestão da população gira em torno de 15g/dia, ou seja, bem abaixo do recomendado. Segue abaixo alguns exemplos de alimentos ricos em fibras:
- Feijão ? 7,3g de fibra (1/2 xícara)
- Brócolis - 2,2g de fibra (1/2 xícara)
- Maça - 3,5g de fibra (com casca)
- Ervilha - 4,7g de fibra (1/2 xícara)
- Cenoura - 2,3g de fibra (1/2 xícara)
- Aveia em flocos -2,1g de fibra (três colheres de sopa)
- Pão de trigo integral - 1,3g de fibra (uma fatia)
- Alface - 0,8g de fibra (uma xícara de chá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário