-
O liraglutide (VICTOZA ) foi lançado há poucos meses, no Brasil, para tratamento do diabete tipo II . Este medicamento age de maneira muito parecida ao GLP-1 (glucagon-like peptídeo ), um hormônio produzido pelo organismo humano.
Sua principal ação ocorre a nível pancreático, onde modula a insulina e o glucagon, desse modo auxiliando no tratamento do diabete. Outras ações seriam o aumento da saciedade e a diminuição da fome…
que ocorreriam em função da redução da velocidade do esvaziamento do estômago e dos movimentos intestinais provocados pela droga.
Entretanto, o estudo do uso deste medicamento em pacientes não diabéticos ainda não está concluído e deve necessitar de mais um a dois anos até que a conclusão final venha a público. As fases iniciais mostraram resultados positivos com uma perda média de 7kg em 5 meses ( veja bem: em 5 meses, correspondendo a uma perda de peso mensal média de 1,4kg ) com poucos efeitos colaterais, que se mostraram transitórios.
Deste estudo estão participando pacientes obesos, com IMC acima de 30 e com IMC igual ou maior a 27 com complicações associadas, isto é, pacientes que apresentam apenas excesso de peso mas já desenvolveram outros problemas de saúde como resistência à insulina, pressão alta, aumento do colesterol e triglicerídeos … Além do uso do Victoza, os integrantes do estudo precisam participar de uma dieta alimentar hipocalórica e de um programa de atividades físicas.
Como qualquer medicamento, inclusive os remédios para emagrecer, o Victoza ( liraglutide) deve ser usado apenas em pacientes que tenham indicação para seu uso e sob orientação do especialista na área. O que está em jogo é nossa saúde!
A obesidade é uma doença crônica muito séria e precisa ser encarada como tal….
Infelizmente, ao menos no que se refere ao tratamento de emagrecimento, milagres ainda não existem!
http://drasandrabergesch.com.br/blog/victoza-liraglutide-emagrece-mesmo/
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.
No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
|
|
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano
Nenhum comentário:
Postar um comentário