11 de julho de 2012
Nesta fase não é apenas comer, mas sim se nutrir. È muito importante que a mãe se conscientize da importância de uma nutrição saudável.É o estado nutricional que irá garantir para o feto os nutrientes necessário para a seu desenvolvimento e crescimento adequado.E a história de que na gestação é necessário comer por dois, será que esta correta? E ganho de peso excessivo é normal?Na gestação as necessidades aumentam sim, mas as necessidades de nutrientes que aumentam.
O ganho excessivo de peso na gestação pode trazer consequência como pressão arterial alta, diabetes gestacional, nascimento de bebês grandes.
Veja o que mudar em sua alimentação
Nunca pule refeição, como o café da manhã, almoço, jantar e entre as refeições faça pequenos lanches.- Café da manhã: prefira alimentos integrais como pão integral ou granola ou aveia. Uma fonte proteica do grupo dos leites e derivados como o leite, iogurte, queijos magros ou leite de soja e uma fruta.- Almoço e jantar: é necessário ter energia como arroz integral ou macarrão integral ou mandioca cozida ou mandioquinha. Uma fonte proteica vegetal (feijão, lentilha, soja ou grão de bico). Uma fonte proteica animal (carne vermelha, frango, peixe ou ovo). Legumes, vegetais cozido e saladas em torno de 2 a 3 pires por refeição.- Lanchinhos entre as refeições: aumente o consumo de frutas para garantir o aporte de vitaminas e minerais.As gestantes também devem lembrar que o excesso de gorduras e açúcares podem trazer prejuízos a saúde do feto, fazer com que ele ganhe muito peso a pode até levar ao diabetes.- Evite frituras, embutidos e doces. Prefira alimentos em preparações simples como assados, cozidos, grelhados ou ensopados.
Não esqueça de consumir de 2 litros de água por dia
Todos os nutrientes que a gestante consome são levados ao feto, que necessita de ferro para produzir hemácias, cálcio para construir os ossos, vitaminas para produzir células e defesas do organismo. Portanto toda gestante deve se lembra de ingerir:
Ferro (fígado, miúdos, carnes vermelhas, leguminosas e verduras verde-escuro);
Cálcio (iogurte, leite desnatado, queijos, peixe, vegetais verdes e gergelim triturado);
Alimentos ricos em vitamina C junto às principais refeições (goiaba, caju, laranja, limão e mexerica), para auxiliar a absorção do ferro vegetal;
Alimentos ricos em ácido fólico/Vitamina B9 (verduras de folha verde, legumes, frutos secos, grãos integrais).
Para evitar Náuseas e VômitosMuito comum durante o inicio da gestação as náuseas e vômitos podem fazer até com que a gestante perca peso, o que não é um bom sinal para uma gestação saudável. Portanto lembre-se sempre de:- Fazer dieta fracionada, ou seja, alimentar-se de três em três horas, com menor volume;- Preferir alimentos cozidos e de fácil digestão como verduras e legumes cozidos e na forma de purê, carnes magras, macarrão e sopas;- Preferir temperos suaves e naturais como orégano ou alecrim;- Preferir alimentos sólidos pela manhã, como biscoitos salgados e torradas;- Ingerir bastante líquido nos intervalos das refeições.- Evitar deitar-se após as grandes refeições (almoço e jantar);- Alimentos de sabor ácido como laranja, limão, kiwi, abacaxi e outros podem aliviar a sensação do enjôo.
Azia
Azia ou queimação que ocorre mais comumente após as refeições. Como o útero pressiona o estômago, parte dos alimentos misturados com o suco gástrico pode retornar ao esôfago causando esse desconforto. Para diminuir: -Comer devagar-Mastigar bem os alimentos-Realizar pequenas refeições
Constipação Intestinal
Ocorre devido às mudanças hormonais, principalmente devido ao aumento da progesterona que relaxa a musculatura intestinal e diminui o peristaltismo (movimento que o intestino faz para empurrar o bolo fecal). Pode surgir ou se agravar após a 20ª semana de gestação e prevenir é a melhor saída. Ingerir de 6 a 8 copos de água por dia, adicionar verduras cruas e cozidas nas refeições, preferir pães que contenham fibras, frutas secas como lanches (ameixas, damasco, figo), caminhar no mínimo 3x/semana com a supervisão de um educador físico são algumas medidas preventivas.
Agora que você já sabe a importância da boa nutrição na gestação, vale lembrar que informações fornecidas aqui não excluem da rotina da gestante consulta periódicas com um profissional nutricionista para avaliar seu caso isoladamente e assim criar um plano nutricional adequado para você!
http://nutriregiane.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário