OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Reeducação alimentar transformou a vida e o corpo de ex-obesa

Juliana entrou em forma com ajuda do pilates e boa alimentação (Foto: Divulgação)
Juliana Verde, publicitária de 37 anos, sofreu com obesidade, bulimia durante 8 anos e preconceito por conta de sua forma física. Foi depois de comer uma macarronada que Juliana teve sua primeira crise de bulimia. “Eu vi que não precisava ter comido aquele prato e não tive dúvidas. Pus o dedo na garganta para vomitar. Além disso, ainda ingeri todos os tipos de anfetaminas que você pode imaginar. Fiquei dependente e histérica”, contou.
Leia também:
Segundo estudo, mulheres não gostam da quarta-feiraVeja 10 bons motivos para sair de compras com sua mãeSaiba como fazer para que as flores durem mais tempo
Quando era criança, a baiana era apelidada de "rolha de poço" e "Miss Butano" (companhia de gás), na adolescência tinha dificuldade para encontrar um namorado e, como consequência, se arriscava em dietas malucas de emagrecimento. A primeira dieta foi aos 9 anos sob pressão de sua mãe. "Chegou até a se ajoelhar, perguntando o que precisava fazer para eu parar de comer daquele jeito. E o pior: meu sonho era ser bailarina e no meu primeiro espetáculo de balé minha mãe nem foi assistir”, disse.
Na adolescência tinha dificuldade para encontrar um namorado (Foto: Divulgação)Aos 13 anos começou a fazer dieta com nutricionista e perdeu 12 kg. Se manteve magra até os 18 anos, quando se mudou para São Paulo.
Quando era criança, a baiana era apelidada de "rolha de poço" e "Miss Butano" (Foto: Divulgação)Aos 28 anos, quando foi morar nos Estados Unidos, Juliana disse que foi sua "desgraça". "Cheguei aos 84 kg e nem tenho fotos dessa época”, disse. Aos 29 anos, quando voltou para a Bahia, tentou entrar na linha, mas errou na mão. “Eu exagerava na academia e comia 1100 kcal, o que era pouco para tanto exercício. Oscilei de 58 quilos (30 anos) a 53 quilos (aos 34). Aos 35 voltei para os 58 kg. Passei por problemas no trabalho, fiquei bem triste e decidi me dedicar a mim mesma e a ajudar as pessoas, que como eu, sofreram danos emocionais por conta de gordura e baixa autoestima, por isso resolvi criar o meu blog”. Seu blog é o feliz100idade.com.
Aos 28 anos, quando foi morar nos Estados Unidos, Juliana disse que foi sua "desgraça" (Foto: Divulgação)Depois disso as coisas começaram a melhorar. “Comecei a fazer pilates há pouco tempo com personal trainer, na Academia Leven, e encontrei nessa modalidade o real prazer em me exercitar e sem sacrifício". Hoje sua dieta diária soma 1500 ou 1600 calorias e os exercícios são feitos três vezes por semana.
Quando começou a fazer pilates as coisas mudaram (Foto: Divulgação)
Hoje sua dieta diária soma 1500 ou 1600 calorias e os exercícios (Foto: Divulgação)
Ela não se priva de comer nem de beber o que quer, mas se controla para não abusar. “Garanto que nunca me senti tão bem. Hoje, no auge da minha boa forma, descobri que o amor da sua vida não vai estar com você pelo corpo e que, enquanto não sou suficientemente boa para mim mesma, não adianta nada. Meu marido me ama com cinco quilos a mais ou a menos, com minhas inseguranças e me admira pela pessoa que sou, não pela forma”, finalizou.

http://br.mulher.yahoo.com/blogs/notas-mulher/reeduca%C3%A7%C3%A3o-alimentar-transformou-vida-e-o-corpo-ex-191910361.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário