OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Conheça as 10 modelos plus size mais famosas do momento

A indústria da moda está mudando e o padrão de beleza da modelo magra também está passando por transformações. O universo fashion está abraçando as mulheres mais gordinhas e lançando muitas modelos plus size. O Huffington Post reuniu as dez modelos que fazem um grande impacto no mundo da moda nos dias de hoje. Veja:
Jennie Runk
Jennie Runk (Foto: Divulgação)
Runk é muito nova no cenário da moda, mas já está estampando as revistas. Em abril ela posou para a H&M para uma linha de maiôs e se tornou a primeira modelo plus-size da empresa a ostentar a sua roupa.
Durante o ensaio de fotos, ela afirmou que toda a atenção à campanha foi uma surpresa. "Sinto-me obrigada a mostrar para as meninas que estão passando pela mesma coisa que eu que é aceitável ser diferente. Elas vão crescer fora deste constrangimento. É preciso apenas se concentrar em ser a melhor versão possível de si mesmo e parar de se preocupar sobre suas coxas. Não há nada de errado com elas", disse.
Saffi Karina
Saffi Karina (Foto: Divulgação)
Em abril, foi anunciado que a modelo britânica Karina estaria estava começando um workshop de modelo plus-size. Curve Project London dá aulas de cabelo e maquiagem, sessões de fotos, aulas de passarela, dicas de fundição e experiência de trabalho com estilistas. Isso tudo para meninas mais gordinhas. Karina é uma ex-modelo "regular", que decidiu mudar para plus-size.
Crystal Renn
Crystal Renn (Foto: Getty Images)
Apesar de exibir silhueta enxuta atualmente, a modelo foi uma das primeiras a se posicionar sobre as dificuldades em manter o corpo nas medidas exigidas pela indústria da moda. Crystal desenvolveu desordens alimentares e decidiu cuidar da saúde. Foi então que conseguiu seguir com a carreira, agora como modelo plus size.
Ela disse que as marcas deveriam fazer as amostras em tamanho maior do que as normalmente criadas no manequim 0, que corresponde ao 34 aqui no Brasil.
Justine LeGault
Justine LeGault (Foto: Divulgação)
A Elle Quebec lançou LeGault na capa de sua edição de maio de 2013. A modelo canadense expressou sua alegria com a decisão da revista em seu Facebook.
"Eu só tenho um feedback positivo sobre a minha capa. Parece que as pessoas não estão mais tão chocado ao ver as curvas nas mídias. Esta é uma ótima notícia", disse.
Robyn Lawley
Robyn Lawley (Foto: Divulgação)
Ela é a supermodelo das modelos plus-size. Ela já estampou inúmeras capas de revistas, incluindo Vogue Itália, Marie Claire e Elle França. Além disso, ela é a primeira modelo plus-size para estrelar uma campanha de uma marca famosa.  Em setembro de 2012, Lawley foi estrela de uma série de anúncios da Ralph Lauren.
"Há tantas modelos plus-size em Nova York indo tão bem no momento", disse. "Isso só vai ficar melhor", acrescentou.
Tara Lynn
Tara Lynn (Foto: Divulgação)
Você sabe que está fazendo algo certo quando uma grande revista te coloca na capa especificamente para destacar positivamente suas curvas. Em fevereiro de 2012, a capa da Elle França declarou Lynn como "o corpo", ou seja, ela representou um ideal para todas as mulheres. A. Beleza arrebatadora de Lynn é motivo de comemoração.
Ashley Graham
Ashley Graham (Foto: Getty Images)
Graham reagiu às críticas após um anúncio seu ser banido na Fox e ABC. Ela disse que a ideia de proibir o anúncio era "triste" e passou a denunciar as empresas.
"As meninas da Victoria's Secret podem se exibir em torno de suas calcinhas durante todo o dia. Mas quando há uma mulher um pouco maior, isso acaba imediatamente", disse.
Tess Munster
Tess Munster (Foto: Divulgação)
Entre a infinidade de blogs de moda que se aglomeram na web, é bom ver um que ganhou popularidade para a demonstração de moda plus-size. Munster, o cérebro por trás do blog The Plus Size Life, posou para o site usando trajes de banho. Munster prova que você não tem que ser muito magro para usar roupas da moda.
Candice Huffine
Candice Huffine (Foto: Divulgação)
Huffine mostra que meninas plus size também podem ser sexy. Em maio de 2012, ela estampou a S Moda completamente nua. Dentro da revista, Huffine deu uma entrevista em que mostrou uma visão sobre como os modelos plus-size estão influenciando a percepção do corpo feminino das pessoas:
"O editorial abriu os olhos da indústria e provou que somos belas modelos e sexy . Agora as pessoas querem ver mais", disse.
Velvet d'Amour
Velvet d'Amour (Foto: Getty Images)
A modelo ganhou fama em 2006 como modelo plus-size, durante o desfile de Jean Paul Gaultier em Paris. Ela também é defensora da transformação da indústria da moda. Atualmente dirige sua própria revista, VOL UP 2, que permite que os leitores vejam "corpos reais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário