OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 11 de junho de 2013

Carioca passa por susto, mas elimina incríveis 141kg com exercícios e dieta

Rodrigo Jaldin, que pesava 240kg há três anos, muda os seus hábitos após ficar internado no hospital com infecção na perna e problemas respiratórios

Por

Rodrigo Jaldin tinha uma vida completamente sedentária. Conta que chegou a ficar dez anos sem fazer exercícios físicos e não tinha nenhum controle alimentar. Comia de tudo e na hora que desse vontade. Em março de 2010, essa rotina nada saudável o levou a passar por um susto. Pesando 240kg, Rodrigo foi internado com graves problemas respiratórios e também com uma infecção na perna. Assustado e preocupado, percebeu que deveria espantar de vez o fantasma da obesidade.

- Precisei ser entubado e fui colocado em coma induzido. Fiquei com 10 a 20% de chances de sobreviver, segundo os médicos - lembrou o profissional de logística, de 42 anos e 1,78m.

A partir daí, se fixou em três pilares fundamentais para mudar de vida: reeducação alimentar, exercícios e apoio da família. Com 136kg a menos após três anos, a camisa branca que ele gostava de usar virou apenas recordação de um tempo que ele pensa em deixar no passado.
minha historia rodrigo jaldin eu atleta (Foto: Arquivo Pessoal)Rodrigo Jaldin pesando 240kg e três anos depois com 136kg a menos (Foto: Arquivo Pessoal)


Nem em meus melhores sonhos imaginava chegar tão longe. Aprendi que quase tudo é possível. 
Rodrigo Jaldin
Dentro da camisa branca, hoje, há espaço para dois Rodrigos e ainda sobra muito tecido. As roupas antigas, aliás, desapareceram do armário dele. A mudança de hábitos, outra vez, levou a melhor.

- Dois meses após a saída do hospital, eu comecei a praticar a hidroginástica. Desde então, fiz capoeira e musculação. Há seis meses, treino com um personal trainer. Me sinto novo - disse.
A alimentação desregrada, com muito refrigerante, sanduíches, frituras e todos os tipos de doces e guloseimas deu lugar a um cardápio bem diferente, sem gorduras e com frutas e vegetais.
- Meu peso atual é de 99kg e como a cada três horas, com seis refeições diárias - contou Rodrigo, orgulhoso depois de mudar de vida e ganhar saúde, servindo de inspiração para muitas pessoas.
Confira um pouco mais sobre o relato pessoal da história de superação do Rodrigo:
Decidi mudar quando
Em março de 2010, sofri um problema na perna esquerda por causa de um bactéria. Fui ao médico e ele decidiu me internar, pois, devido ao meu excesso de peso, era um tratamento mais rápido e eficaz. Internado, foi identificado um outro problema respiratório grave, onde somente havia uma capacidade respiratória de 30%. Meu caso era muito grave, estava com peso estimado de 240kg.
Encontrei apoio através de
A minha esposa, irmão, pais, cunhadas, sogros, todos foram fundamentais e maravilhosos nesta mudança. Apoio total e ajuda incondicional! Às vezes, dizem que já estou muito bem e que não precisaria de mais nada. Mesmo assim, continuo determinado e eles se convencem disso e seguem me apoiando. Tenho o acompanhamento de uma nutricionista desde a minha saída do hospital, o que também é fundamental para todas essas mudanças e estilo de vida. 
minha historia rodrigo jaldin eu atleta (Foto: Arquivo Pessoal)Rodrigo e sua rotina de exercícios físicos na praia ou academia (Foto: Arquivo Pessoal)


Meu grande desafio
Meu desafio maior era de que, em algum momento, eu fraquejasse e não conseguisse seguir em frente e desistisse. Na verdade, ainda me preocupo bastante com isso. Para se ter uma ideia, eu ainda me acho gordo e não tenho a real noção do meu tamanho para acessar certos lugares. Estranho isso, não é?
Aprendi e quero compartilhar
Meu objetivo era baixar os 100kg e o que consegui é maravilhoso e inacreditável. Nem em meus melhores sonhos imaginava chegar tão longe. Aprendi que quase tudo é possível. Determinação, foco e paciência podem nos levar muito, mas muito longe! Conselhos para passar? Vários! Sejam focados nos objetivos e não desistam! Em mais ou menos tempo, a gente chega lá. 
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/minha-historia/guia/carioca-passa-por-susto-mas-elimina-incriveis-141kg-com-exercicios-e-dieta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário