Tudo que fazemos de forma agradável, traz melhores resultados, não é? Se temos uma comida bonita, apresentável, colorida, temos mais saúde. Duvida?
Nutricionistas afirmam que um prato colorido possui vitaminas, proteínas, lipídios, carboidratos, fibras e sais minerais na dose certa. Quanto mais colorido, mais saudável!
Mastigação
Você come devagar ou é daqueles aceleradinhos que servem-se e em 5 minutos já terminaram o almoço?Quando você come rápido mal sobra tempo para o organismo interpretar que você se alimentou. Aí a fome aparece mais rápido e logo você estará em busca de mais comida. Por isso a dica é mastigar bem os alimentos.
Tente mastigar cada porção que leva à boca, por pelo menos 30 vezes. E entre uma garfada e outra, espere alguns segundos. Tente pensar no alimento como um bem quer vai melhorar sua saúde e vai deixar seu corpo como sempre quis. Uma boa dica é pensar de onde vem aquele alimento, onde foi produzido, cultivado, preparado.
Comer com calma é um excelente exercício para desacelerar o ponteiro do relógio da ansiedade. Quanto mais devagar ingerir os alimentos, mais tempo sobra para seu corpo entrar no ritmo saudável.
Prato saudável
Dicas:
☺ Saboreie os alimentos, mas coma menos.
☺ Prefira porções menores.
☺ Que 50% do seu prato seja de frutas e vegetais.
☺ Consuma grãos integrais.
☺ Se você bebe leite integral, mude para leite desnatado.
Guerra dos pratos
O nome do novo modelo é Healthy Eating Plate (prato para alimentação saudável) vai à contrapartida do aprovado pelo governo americano, que se chama MyPlate, que indica em que proporção devem estar os nutrientes em cada refeição.
O modelo aprovado pelo governo recebeu algumas críticas, pois um dos principais defeitos é não especificar quais alimentos devem ser preferidos dentro de cada grupo.
O novo modelo
E no Brasil como fica?
No nosso país, deve se iniciar ainda esse ano a revisão do Guia Alimentar, mesmo assim o governo nunca adotou um símbolo gráfico, como a pirâmide, para orientar as escolhas nutricionais da população.
Isso não indica que o ministério menospreze a importância dos ícones de alimentação saudável, mas não utiliza porque um símbolo como esse precisa ser aceito culturalmente pela população.
http://www.iplanosdesaude.com.br/2011/09/19/guerra-dos-pratos/
21 de setembro de 2012
Como Montar Seu Prato!
- O primeiro truque é controlar a gula antes mesmo de entrar no restaurante.
- Outra dica é substituir as frituras por alimentos grelhados.
- Não sair de casa com muita fome. O prato indicado para uma alimentação saudável deve ser dividido em quatro partes:
- Uma dica importante para quem frequenta restaurantes de sistema self-service é servir o prato de uma vez só. As pessoas acabam perdendo o controle quando resolvem montar um novo prato.
- Nos restaurantes onde o prato já vem montado, o truque é pedir substituições. Troque sempre que possível, alimentos fritos por grelhados. A mudança pode acarretar uma grande diminuição de calorias no prato.
E ótima refeição!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário