OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Coma mais devagar e sinta prazer ao comer

Há quem diga que a boa apresentação dos alimentos faz com que o ato de comer tranforme-se em prazer. E quando comemos tendo noção daquilo que estamos fazendo, adquirimos um excelente hábito: comer tranquilamente para garantir mais saúde para nosso organismo.
Tudo que fazemos de forma agradável, traz melhores resultados, não é? Se temos uma comida bonita, apresentável, colorida, temos mais saúde. Duvida?
Nutricionistas afirmam que um prato colorido possui vitaminas, proteínas, lipídios, carboidratos, fibras e sais minerais na dose certa. Quanto mais colorido, mais saudável!

Mastigação

Você come devagar ou é daqueles aceleradinhos que servem-se e em 5 minutos já terminaram o almoço?
Quando você come rápido mal sobra tempo para o organismo interpretar que você se alimentou. Aí a fome aparece mais rápido e logo você estará em busca de mais comida. Por isso a dica é mastigar bem os alimentos.
Tente mastigar cada porção que leva à boca, por pelo menos 30 vezes. E entre uma garfada e outra, espere alguns segundos. Tente pensar no alimento como um bem quer vai melhorar sua saúde e vai deixar seu corpo como sempre quis. Uma boa dica é pensar de onde vem aquele alimento, onde foi produzido, cultivado, preparado.
Comer com calma é um excelente exercício para desacelerar o ponteiro do relógio da ansiedade. Quanto mais devagar ingerir os alimentos, mais tempo sobra para seu corpo entrar no ritmo saudável.

Prato saudável

Dicas:

☺ Saboreie os alimentos, mas coma menos.
☺ Prefira porções menores.
☺ Que 50% do seu prato seja de frutas e vegetais.
☺ Consuma grãos integrais.
☺ Se você bebe leite integral, mude para leite desnatado.


Guerra dos pratos


Depois de muito tempo se baseando na famosa pirâmide alimentar os médicos de Harvard lançaram um estudo que indica um novo modelo alimentar, com o intuito de evitar a obesidade, as doenças cardíacas e diabetes.
O nome do novo modelo é Healthy Eating Plate (prato para alimentação saudável) vai à contrapartida do aprovado pelo governo americano, que se chama MyPlate, que indica em que proporção devem estar os nutrientes em cada refeição.
O modelo aprovado pelo governo recebeu algumas críticas, pois um dos principais defeitos é não especificar quais alimentos devem ser preferidos dentro de cada grupo.
myplateO novo modelo
prato-saudavel
E no Brasil como fica?
No nosso país, deve se iniciar ainda esse ano a revisão do Guia Alimentar, mesmo assim o governo nunca adotou um símbolo gráfico, como a pirâmide, para orientar as escolhas nutricionais da população.
Isso não indica que o ministério menospreze a importância dos ícones de alimentação saudável, mas não utiliza porque um símbolo como esse precisa ser aceito culturalmente pela população.

http://www.iplanosdesaude.com.br/2011/09/19/guerra-dos-pratos/


21 de setembro de 2012

Como Montar Seu Prato!



Muita gente tem dificuldade de montar seu prato e saber se as quantidades estão adequadas, principalmente para aqueles que não querem ganhar uns quilinhos extras.

E para as pessoas que querem cuidar da saúde e de seu peso, mas se alimentam fora de casa também valem as dicas que darei a seguir de como montar o seu prato ideal para uma dieta saudável:

  • O primeiro truque é controlar a gula antes mesmo de entrar no restaurante.
  • Outra dica é substituir as frituras por alimentos grelhados.
  •  Não sair de casa com muita fome. O prato indicado para uma alimentação saudável deve ser dividido em quatro partes:
A metade do prato deve ser ocupada por salada crua e por legumes.
Para ocupar a terceira o consumidor terá que escolher por um carboidrato, que pode ser arroz, batata ou macarrão e a quarta parte deve ser dividida em 2 partes como na foto ilustrada abaixo por 2 porções de proteínas, que pode ser carne, frango ou peixe e feijão.
Mas atenção para a porção colocada de carboidrato e proteína no prato. A porção de carboidrato deve ser do tamanho de uma mão fechada e a de proteína deve ter o tamanho da palma da mão.


  • Uma dica importante para quem frequenta restaurantes de sistema self-service é servir o prato de uma vez só. As pessoas acabam perdendo o controle quando resolvem montar um novo prato.
  • Nos restaurantes onde o prato já vem montado, o truque é pedir substituições. Troque sempre que possível, alimentos fritos por grelhados. A mudança pode acarretar uma grande diminuição de calorias no prato.
Para quem não resiste a um almoço sem sobremesa, o ideal é você pedir uma fruta ao invés de um doce altamente calórico.

   
Essa modelo deve ser feito no almoço e no jantar. Não precisa necessariamente um "prato" de comida, pode ser feito em forma de sanduíche, pizza, sopa. Mas sempre lembrando que devemos sempre escolher as opções mais saudáveis e com menos gordura. E claro, mesmo que seja uma pizza, nunca se esqueça de comer a salada antes.


E ótima refeição!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário