Os
seres humanos são notoriamente inábeis em perceber seus sinais de fome e
saciedade. Ao invés de ouvir nosso estômago - um órgão muito elástico -
contamos com todos os tipos de estímulos externos, desde o tamanho do
prato para o jantar até os hábitos das pessoas que nos rodeiam. Se o
tamanho da porção for duas vezes maior (nos EUA, por exemplo, o tamanho
das porções aumentou em 40% nos últimos 25 anos), vamos comê-la até o
final e a sobremesa, inclusive.
Em
estudo muito interessante feito por Brian Wansink, estudioso do
comportamento alimentar, utilizou-se uma tigela de sopa sem fundo -
havia um tubo escondido que repunha constantemente a sopa na tigela de
baixo para cima - para demonstrar que o quanto as pessoas comem, em
grande parte, é em função da quantidade dada a elas ou quanto está
disponível. O grupo com tigelas sem fundo acabou consumindo quase 70% a mais do que o grupo com tigelas normais. O que é mais curioso: ninguém sequer percebeu que tinha acabado de tomar muito mais sopa do que o usual.
Em
outro estudo, realizado em 2006 por psicólogos da Univ. da Pensilvânia,
foi deixada à mostra uma tigela de chocolate M&M’s em um edifício
com grande circulação de pessoas. Ao lado do recipiente tinha uma colher
pequena. No dia seguinte, houve uma reposição de M&M’s, mas foi
colocada uma colher muito maior ao lado. O resultado não seria surpresa
para quem já optou por uma porção grande de batatas fritas do
McDonald’s: quando o tamanho da colher foi aumentado, as pessoas consumiram 66% a mais de M&M’s.
Claro, eles poderiam ter comido mais doces no dia anterior,
simplesmente repetindo as colheradas. Mas, assim como porções maiores
nos levam a comer mais, quanto maior o recipiente ou a oferta, mais
“glutões” foram os moradores do local.
O
tamanho da porção não é a única variável que influencia o quanto nós
comemos. Comer é uma atividade social, entremeada por muitos de nossos
anseios mais profundos e instintos. E isto nos leva ao novo estudo,
realizado por psicólogos da HEC Paris e da Kellogg School of Management.
A questão que eles queriam responder é por que as pessoas optam por porções maiores. Se sabemos que não será bom comer aquela porção gigante de batatas fritas, então por que insistimos em pedi-la? O que nos leva às superporções?
A hipótese de Galinsky, et. al. é que as porções maiores são um marcador sutil de status social:
O
ato de escolher um tamanho específico dentro de um conjunto de opções
hierarquicamente organizadas é um caminho pelo qual os indivíduos
sinalizam para os outros sua posição relativa na hierarquia social. Como
consequência, maiores opções seriam selecionados pelos consumidores,
não apenas por uma necessidade funcional de fome, mas devido a um desejo
de sinal de status.
E
essa não é uma hipótese estranha. Pense, por exemplo, no reino animal: o
mais poderoso é aquele que come a mais. Ou pode-se pensar em todas as
normas culturais que associam produtos maiores a um status
maior, do tamanho da tela de televisores para a metragem quadrada das
casas. A maior não é apenas melhor - é também muito mais prestígio, um
sinal de que podemos dar ao luxo de fazer alarde sobre quartos vagos que
nunca vai usar.
Parece que um dos fatores que nos leva a consumir excesso de alimentos é a falta de status
social, enquanto tentamos “elevar-nos” através do consumo de refeições
exageradas. Infelizmente, isso só leva ao ganho de peso excessivo que,
como observam os pesquisadores, aumenta ainda mais o estigma que
acompanha a obesidade, o que provoca um efeito contrário, diminuindo o
próprio status que estamos tentando aumentar.
O ponto mais importante é que nós não apenas comemos para preencher o vazio em nosso estômago. Segundo os autores, comemos excessivamente para encher todos os tipos de vazios, um dos quais é uma falta crônica de status.
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