OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 31 de julho de 2012

Justiça quer que prefeitura e governo paguem spa a paranaense de 260 kg

Alfonso Umbehaun luta há muitos anos contra a obesidade mórbida.
Decisão precisa ser cumprida até dia 30 de julho, sob pena de multa.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Londrina
Comente agora
Uma decisão da Justiça, divulgada na última semana, determina que o governo do Paraná e a prefeitura de Bandeirantes, no norte do estado, paguem o tratamento em um spa médico ao paranaense Alfonso Umbehaun, que está com 260 quilos e vários problemas de saúde.
Desempregado, ele anda com muita dificuldade e luta há muitos anos contra a obesidade mórbida. Ele passa a maior parte do tempo sentado ou deitado. “Eu tenho uma úlcera na perna por causa do peso. Tenho um problema de circulação e também tenho problema renal. Isso tudo é por causa da obesidade”, admitiu Alfonso.
A solução é a cirurgia de redução de estômago, mas, com tantos problemas de saúde, existe um grande risco de haver complicações na operação. Por conta disso, o médico disse que só fará a cirurgia se Alfonso emagrecer 100 quilos. “Eu já tentei com nutricionista, eu já tentei de tudo já, mas não consegui”, confessa ele.
Agora, com o parecer da Justiça, ele tem uma nova chance. “Eu estou vivendo enclausurado dentro de casa. Não saio para canto algum. Poder fazer um tratamento e voltar à vida normal para mim é tudo”, desabafou.
De acordo com a liminar, estado e município devem pagar o tratamento, pelo tempo que o paciente precisar. A decisão precisa ser cumprida até dia 30 de julho, sob pena de multa. “Está em prazo de recurso. Temos conhecimento que o município deva recorrer dessa situação, mas nós estamos preparados inclusive para acompanhar o processo em todas as instâncias para que tenhamos sucesso. Queremos fazer Alfonso voltar à vida”, explicou o advogado Ivonei Storer, voluntário no caso.
Para mulher de Alfonso, a possibilidade dele fazer um tratamento deu novo ânimo ao marido. “Ele já estava desistindo de viver. Agora, ele está contente e esperando. Ele não vê a hora que chegue o dia”, revela Fátima Santana Umbehaun.
O governo do estado afirmou que ainda não foi notificado da decisão da Justiça. Já o prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, informou que a prefeirura não tem dinheiro para financiar o tratamento e que vai recorrer da decisão.

http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/07/justica-quer-que-prefeitura-e-estado-pagem-spa-paranaense-de-260-kg.html 

3 comentários:

  1. Parabéns ao advogado que voluntariamente tomou a decisão em ajudar seu Alfonso. Veronica

    ResponderExcluir
  2. Tio estamos na torcida, parabéns para o advogado.
    Flávia

    ResponderExcluir