OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 8 de julho de 2012

Medidas caseiras para garantir nutrição correta

Medidas caseiras para garantir nutrição correta

Qui, 11/08/2011 

Uma dieta balanceada é importante para um corpo nutrido e saudável. Mas muitas pessoas ainda se confundem quando o assunto é as quantidades corretas de consumo diário de alimentos e bebidas.
Publicidade

Mas você pode se basear em medidas caseiras para manter-se nutrido e fugir das calorias extras.
 
O Vila Equilíbrio traz a indicação da nutricionista Karine Daud, da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, que indica as medidas e dados nutricionais baseados no Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, numa dieta de 2.000 kcal/dia.

Fatias, unidades, colheres e copos são medidas utilizadas no dia a dia. A nutricionista indica as porções para o consumo correto dos alimentos e bebidas que fazem parte da mesa dos brasileiros. 

Um erro nas medidas em gramas e mL altera os valores nutricionais e prejudica a ingestão de nutrientes. Para a nutricionista há diferenças consideráveis nas medidas. "O ideal é medir da mesma maneira que estamos acostumados, como é o caso das fatias, copos e colheres", afirmou.

Para manter uma boa nutrição uma das dicas é cultivar atitudes saudáveis durante as refeições, colaborando na absorção dos nutrientes, auxiliando na saciedade e no bom funcionamento do organismo. "Um exemplo é a mastigação, não devemos estabelecer um número restrito de mastigadas e sim atentar ao fato que o movimento envia sinais ao cérebro para que assimile a informação. É uma questão de hábito, que a sociedade perdeu ao longo do tempo pela correria do dia-a-dia", afirmou.

Medidas e porções

Queijos - Os queijos tipo mussarela e prato estão entre os preferidos da população. Segundo a nutricionista, três fatias de queijo tipo mussarela equivalem a uma porção. Para o queijo prato a quantidade cai para 1 e ½ fatia. A espessura da fatia tem fator relevante na dieta. Um corte médio de queijo é o realizado em fatiador, os manuais costumam ser mais grossos.
 
Derivados de leite - No caso dos derivados do leite, como os laticínios, recomenda-se o consumo diário de três porções e o uso das colheres para medir a quantidade consumida. Por exemplo, para quem consome requeijão, a porção equivale a 1 e ½ colher de sopa (45g), já a geléias uma colher de sopa (34g) e a margarina vegetal ½ colher de sopa (9,8g). 

Arroz, tubérculos, pães e massas - Para o grupo do Arroz, Pães, Massas, Batata e Mandioca o ideal é comer seis porções. Para os pães cada porção corresponde a duas fatias de forma tradicional (43g) ou um pão de hot dog (50g) ou um do tradicional francês (50g). Um dos mitos da culinária é a medida de arroz, no qual quatro colheres de sopa equivalem a uma porção. Cada colher de sopa (32g) a mais acrescenta em média 40 calorias. É válido lembrar que 100g de arroz branco possui 128kcal em média.

Sucos de fruta - No caso dos sucos e frutas é válido lembrar que a recomendação é de três porções diárias no mínimo. Sempre optar pelos naturais, que não possuem conservantes. Entre os preferidos dos brasileiros estão o de laranja, no qual a porção equivale a 187mL, abacaxi 125mL, melão 170mL e o de tangerina 164 mL.

Verduras e legumes - As verduras e legumes possuem baixa caloria e alto valor nutricional. Cada porção desses alimentos possui 15 kcal em média e devem fazer parte das refeições. A nutricionista explica que nestes casos também existe uma porção mínima recomendada para o consumo diário. Entre elas, podemos destacar a alface e a escarola que, por exemplo, a indicação é comer 15 folhas de cada, já o agrião 22 ramos, a couve-flor cozida 3 ramos, a beterraba crua e ralada 2 colheres de sopa e a cenoura crua e picada 1 colher grande (tipo de servir), entre outros.
Colher cheia?

Outra confusão muito comum é a medida feita por meio das colheres. A avaliação do que significa uma colher cheia pode variar e dessa maneira alterar os valores nutricionais do alimento e do prato a ser preparado.

Copos e xícaras

É preciso identificar o uso correto dessas opções e lembrar que um copo de requeijão equivale a 250 mL de água e uma xícara de chá a 200 mL. A melhor opção é utilizar o copo medidor que considera também a densidade dos alimentos e bebidas.

Por Catharina Apolinário

http://vilamulher.terra.com.br/medidas-caseiras-para-garantir-nutricao-correta-11-1-70-423.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário