Atrativa e com muitos nutrientes!
Ingredientes
1 unidade média de Cenoura crua
1 unidade média de Cebola
1 unidade média de Beterraba crua
3 unidades pequenas de Rabanete
4 folhas médias de Alface lisa
2 folhas médias de Almeirão
2 folhas médis de Repolho roxo cru
1 unidade média de Pepino
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal refinado a gosto
3 colheres (sopa) de Vinagre
Modo de preparo
Rale a cenoura, a cebola, a beterraba e o rabanete. Pique a alface, o almeirão, o repolho e o pepino. Em seguida, misture todos os ingredientes, tempere com a pimenta, sal e vinagre, em seguida sirva.
Informações sobre a receita
Total de pontos da receita: 4 pontos
Rendimento: 4 porções
Pontos por porção: 1 ponto
Nível de dificuldade: Fácil
Um arco íris de cores em seu prato!
Conheça as vantagens da alimentação colorida e monte pratos mais atrativos e nutritivos.
Devemos ter uma alimentação colorida para fornecer ao nosso organismo todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Cada cor é responsável por uma propriedade nutricional diferente e é justamente por esse motivo, que todos os alimentos são importantes ao nosso corpo. De acordo com a cor do alimento, percebemos a existência de compostos benéficos, por exemplo:
Os alimentos brancos, como a couve-flor, a batata, o arroz e a banana constituem fonte de cálcio e potássio e são imprescindíveis para a formação e manutenção dos ossos e funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Os alimentos vermelhos, como morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho contêm licopeno que atua como antioxidante, neutralizando os radicais livres e protegendo o coração. Também são fontes de vitamina C.
Os alimentos amarelos ou alaranjados contém carotenóides presentes nos alimentos como o mamão, melão, cenoura, manga, laranja, damasco, pêssego e abóbora que tem atividade antioxidante e anticancerígena. Também possuem vitaminas A e C, que ajudam a manter o sistema nervoso s
audável, protegem o coração e a visão.
Os alimentos azulados e arroxeados, tais como uva, ameixa, amora, beterraba, berinjela e repolho roxo possuem atividade antioxidante, retardando o envelhecimento.
Os verdes, como abacate, brócolis, chuchu, kiwi, limão, pepino, vagem e os folhosos em geral, contém clorofila, ferro e vitamina A agindo na desintoxicação das células, protegendo contra anemia, com ação anticancerígena, inibindo o envelhecimento e protegendo o coração, cabelos e pele.
E os alimentos marrons, tais como aveia, nozes, castanhas e cereais integrais são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e vitamina E, auxiliando no funcionamento do intestino e prevenindo doenças cardiovasculares.
Uma refeição completa deve ser composta por folhas diversas, pelo menos um tipo de legume colorido (cenoura, beterraba, chuchu, quiabo, vagem), um tipo de cereal ou tubérculo (arroz integral, trigo, milho, pão integral, batata, inhame, mandioca), um tipo de leguminosa (feijão, grão de bico, lentilha ou ervilhas) e uma proteína (carne, peixe, frango, ovo ou soja).
Além disso, é essencial evitar a monotonia das cores. Caso já tenha consumido um alimento de determinada cor, esforce-se para consumir um alimento de outra cor.
Dessa forma, conhecendo as vantagens das cores de cada alimento, podemos escolher melhor nossas refeições, montando uma alimentação mais balanceada, saudável e mais atrativa.
Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089
Você consome frutas, legumes e verduras?
Com as nossas dicas você aprenderá a aumentar o consumo desses alimentos
O consumo de frutas, legumes e verduras é essencial para uma alimentação equilibrada. São ótimas fontes de uma série de vitaminas e minerais, ricas em fibras e baixo teor de calorias. A combinação desses nutrientes auxilia na manutenção do peso adequado além de prevenir uma série de doenças.
Segundo o Ministério da Saúde, o consumo ideal é de pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. Mas se essa regra ainda não faz parte da sua rotina e você quer aumentar a inclusão de frutas, legumes e verduras na dieta, preste atenção às dicas!
1. Na hora de pedir uma deliciosa pizza, é possível consumir uma grande variedade de vegetais como recheio. Dê preferencia aos recheio de espinafre, brócolis, pimentões, tomates, ervilhas, cogumelos e abobrinha.
2. Para os lanches, que tal preparar um smoothie batendo no liquidificador leite desnatado, morangos e uma banana.
3. Outra opção saudável e deliciosa para o lanche seria um wrap com legumes assados e queijo magro enrolados em um pão folha integral.
4. Para os petiscos vale apena trocar os salgadinhos por legumes crocantes mergulhados em um molho com pouca gordura, como molho de limão ou até mesmo creme de ricota com ervas.
5. Deixe sua salada super colorida, adicione cenoura baby, tomate cereja, queijo branco, folhas de agrião e até mesmo pedaços de laranja.
6. Chegue da feira e já deixe os vegetais limpos e cortados na geladeira, assim, você não terá preguiça na hora de utilizá-los nos lanches ou refeições. E até mesmo para matar aquela vontade de comer algo durante o dia.
7. Deixe as frutas sempre à amostra. Assim, você não irá se esquecer de pegá-las para levar de lanche.
8. Que tal criar purês com maçãs, morangos, pêssegos ou até mesmo peras batendo no liquidificador? Você poderá utilizá-los em preparações como panquecas ou até mesmo com torradas no lanchinho da tarde.
9. Outra dica ótima é adicionar legumes como brócolis, abóbora, cenoura, pimentão, tomate e cebola, ao omelete. Transformando uma simples receita em uma preparação saudável.
10. Crie o habito de acrescentar frutas ao cereal matinal ou ao iogurte pronto.
11. Além do ometele, os vegetais também podem ser uma ótima opção de recheio saudável para a batata cozida.
12. Os vegetais ralados, triturados ou picados também podem ser adicionados às receitas, como lasanha, bolo de carne, molhos, purês, arroz e etc.
13. No churrasco que tal a sobremesa ser espetinhos com pedaços de abacaxi, pera, banana, carambola e morangos. As frutas devem ficar quentes e ligeiramente douradas.
Bruna Pinheiro
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 35001/P
Nenhum comentário:
Postar um comentário