OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 10 de julho de 2012

Não desconte seus sentimentos na geladeira

Brunno Elias
@brunnoelias
Gordinhos, magrinhos, altos e baixos já passaram pela experiência de chegar em casa e atacar a geladeira para aliviar algum sentimento experimentado  durante o dia. O resultado desse comportamento é só um: o alívio imediato e os quilos ganhos no final da semana.  Para evitar que isso aconteça, a equipe de peso do Papo de Gordo  traz algumas sugestões de atividades físicas para descarregar os maus sentimentos, treinar o corpinho e ainda auxiliar na regulação do prato.
Sensação: raiva.
  • Alívio: atividades com alta intensidade.
  • Sugestão: uma boa pedida são aulas de lutas (ex: boxe, muay-thay e karatê). Durante as atividades, os alunos são apresentados aos movimentos básicos e podem usar modelos estáticos (ex: saco de areia) ou um companheiro(a) de treino. Dessa forma, o “raivoso” pode liberar sua fúria em um ambiente preparado e depois  sair para comer uma saladinha com os amigos(as).
Sensação: timidez.
  • Alívio: atividades em grupo.
  • Sugestão: não importa a atividade, mas sim como ela é feita. Pode escolher entre a dança, a corrida, o ciclismo ou mesmo a hidroginástica. O ambiente entre pessoas com a mesma intenção (treinar) já provoca assuntos em comum: Vai alongar? Onde comprou esse tênis? Ficou sabendo daquela competição? Dessa forma o “tímido” se enturma e alivia esse sentimento durante as sessões.
Sensação: frustração.
  • Alívio: atividades que dependam do seu esforço.
  • Sugestão: a musculação é uma boa pedida. Com a rotina de exercícios em mãos e a academia disponível é só… treinar! A atividade evolui conforme a dedicação do praticante, de forma que seus esforços sempre serão recompensados. Na academia, o ambiente também é controlado, permitindo que os imprevistos sejam poucos e sua frustração possa ser trocada pelo sucesso.
Sensação: insegurança.
  • Alívio: atividades de risco.
  • Sugestão: não vá brincar de roleta russa, mas sim atividades mais radicais, como o mountain bike, escalada, trekking e corrida de orientação. Enfrentando o risco (que na verdade não é mortal, mas parece ser) pode contribuir para a pessoa se envolver com o mundo e se apropriar de seus medos. Procure um bom grupo e faça a matrícula!
Sensação: estresse.
  • Alívio: atividades cíclicas de alta intensidade.
  • Sugestão: normalmente as atividades aeróbias (ex: corrida, jumping, spinning, ciclismo e body pump) são continuas e requerem grande esforço do praticante. Feita de forma controlada, a atividade não oferece riscos e terminará com o praticante esgotado e com uma ótima sensação de bem-estar, aliviando a tensão do dia e contribuindo para uma boa noite de sono… Ou mais ânimo para a balada!
Sensação: ansiedade.
  • Alívio: modalidades que exijam muita concentração.
  • Sugestão: pilates e ioga são boas pedidas. Apesar de distintas, as duas requerem concentração na respiração e controle total dos movimentos corporais para execução das posturas adequadas. Desenvolvendo essas aptidões, o sentimento de ansiedade deve diminuir e demonstrar que a pessoa tem tudo sob controle.
Apesar do resumo das atividades ser curto, o importante é entender que a geladeira não é a vilã, mas sim a forma de escape desses sentimentos. Descontando na atividade física é possível cuidar da saúde, evitar os quilinhos a mais e ainda conhecer muita gente legal.
E para você, qual a melhor forma de aliviar a tensão do dia?
________
Brunno Elias normalmente treina pensando no que tem para o jantar.
________


Nenhum comentário:

Postar um comentário