Para ser bem preciso, o que está em jogo não é exatamente a cor do prato, mas o seu contraste com a cor da comida. Quanto maior esse contraste, mais cedo a pessoa tem a sensação de que o prato “tá beleza”. O contrário também é válido: se a cor do prato for muito próxima à da comida, a tendência é enchê-lo bem mais (a diferença entre os dois extremos foi de 17% a 22% no tamanho das porções).OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.
No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
|
|
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano
terça-feira, 10 de julho de 2012
Anda exagerando no self-service? A culpa é da cor do prato!
Para ser bem preciso, o que está em jogo não é exatamente a cor do prato, mas o seu contraste com a cor da comida. Quanto maior esse contraste, mais cedo a pessoa tem a sensação de que o prato “tá beleza”. O contrário também é válido: se a cor do prato for muito próxima à da comida, a tendência é enchê-lo bem mais (a diferença entre os dois extremos foi de 17% a 22% no tamanho das porções).
Nenhum comentário:
Postar um comentário