OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 8 de julho de 2012

Esfoliantes caseiros para todo tipo de pele

Que esfoliar é imprescindível, especialmente antes da depilação, a gente já sabe. Mas, diferente do que possa parecer, não é preciso, para esse cuidado, gastar um dinheirão. Para cuidar melhor da pele — seja ela de qualquer tipo! —, a farmacêutica e bioquímica Anelise Leite Taleb ensina algumas receitas fáceis e práticas, que podem ser colocadas em prática a qualquer momento!
Pele oleosa
A pele oleosa precisa de elementos capazes de ajudar a remover o sebo dos poros — como o sal iodado, que tem propriedades antissépticas, e o mel, que age para acelerar a cicatrização de espinhas inflamadas. No mais, a mistura é bem simples, e pode ser usada tanto no rosto como em todo o corpo. "No rosto, o ideal é aplicar depois da limpeza, e usar depois um tônico e uma máscara hidratante leve, específica para esse tipo de pele, para prevenir o efeito rebote de oleosidade", explica Anelise.
1 colher de café de sal  iodado
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de mel cristalizado
Aplicar na pele molhada, com movimentos circulares, três vezes na semana.
Pele seca
As peles mais maduras precisam de uma esfoliação que não deixe de lado os ingredientes hidratantes, como o mel. É boa ideia também incluir na receita o colágeno em pó, suplemento alimentar que é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.
1 colher de sopa de aveia em flocos
1 colher de sopa de mel cristalizado
1 colher de café de colágeno em pó
Abacate maduro, o suficiente para dar liga
Aplicar na pele molhada, deixar agir por cinco minutos. Deve ser usada duas vezes por semana.
Pele sensível
O importante no caso das peles sensíveis é evitar ingredientes muito abrasivos, como o açúcar ou o sal grosso (que esfoliam mais profundamente). Em vez disso, a esfoliação é feita bem de leva, com aveia em farelo. Essa receita inclui ainda essências calmantes, como o óleo de coco. Além disso, recomenda-se fazer a esfoliação apenas uma vez por semana. Após o procedimento, aplique um tônico calmante — ou água termal.
1 colher de sopa de mel com própolis
1 colher de sopa de aveia em farelos finos
1 colher de café de óleo de coco
1 colher de café de proteína de arroz hidrolisada
Aplicar na pele molhada, com movimentos circulares. Deixar por cinco minutos antes de retirar.
Logo antes ou depois da depilação
Além das receitas específicas para seu tipo de pele, vale tomar um cuidado especial na hora da depilação. Para isso, Anelise recomenda aplicar antes uma mistura de mamão papaia com aveia, deixando na pele por dois minutos antes de lavar. O intuito, aqui, é proteger a pele das agressões causadas pela depilação. Ela recomenda, ainda, não aplicar creme após o tratamento — assim, os ingredientes (como a papaína, enzima potente e cheia de proteínas, portanto, ótima para os poros) continuam agindo na pele.
Já para quem tem pelos encravados, o segredo é mais simples ainda: depois da depilação, aplique uma "máscara" de iogurte natural — que, segundo Anelise, tem ácido lático em grande quantidade e, por isso, faz uma espécie de peeling superficial. Aí, é só deixar por cinco minutos e lavar. Esse método pode ser usado mesmo fora dos períodos de depilação, para manter a pele sempre macia.



Como preparar a pele para a depilação

Você já escolheu o método depilatório ideal para cada parte do corpo, mas fica na dúvida sobre como deixar sua pele preparada para receber corretamente as agressões que a depilação causa. Afinal, a retirada dos pêlos, apesar de ser higiênica e até saudável em determinados casos, não é algo natural. Quando o procedimento é feito por um profissional de confiança, é comum que a cliente receba instruções com antecedência. Contudo, quando a depilação é caseira ou realizada eventualmente em clínicas ou salões, nem sempre é possível encontrar a orientação desejada.
De acordo com a dermatologista Marcella Delcourt, colaboradora do Grupo de Alergia e Fototerapia do Departamento de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo, todo tipo de depilação exige cuidados antes da aplicação. "Na semana anterior, deve-se aplicar diariamente, durante o banho, um esfoliante suave, para desencravar os pêlos e facilitar a sua retirada", explica. "Já no dia da depilação, é recomendado usar roupas mais larguinhas e, de preferência, de algodão. Tecidos sintéticos como jeans e lycra contribuem para o aparecimento de pêlos encravados".
Segundo a médica, esfoliar a pele é uma prática que pode ser realizada periodicamente, pois ajuda na renovação celular, deixando-a com textura mais macia, quando feita suavemente. É bom lembrar que a esfoliação em excesso pode ressecar e ferir a pele. "Quem tem tendência a foliculite deve começar esfoliando em dias alternados, assim que os pêlos começam a nascer, para que ocorra a desobstrução do poro e evite inflamações", destaca.
No caso de depilação com cera ou laser, a atenção precisa ser redobrada. No caso da cera, vale investir em um banho morno cerca de trinta minutos antes da sessão, para abrir os poros e facilitar a saída do pêlo. Já na depilação a laser, a pele não deve estar bronzeada, pois a pigmentação pode confundir o aparelho, provocando queimaduras. Isso porque o bronzeamento ativa os melanócitos, células que, quando estimuladas, passam a produzir melanina. É diferente da pele naturalmente morena ou negra, que possui uma quantidade de pigmento proporcional, sem esse estímulo extra. Ainda assim, há clínicas que têm restrições em realizar o tratamento quando a pele é muito escura. O ideal é ficar de duas a três semanas sem bronzear-se para que a depilação a laser seja mais segura.
Hidratar pode?
Quem nunca passou um hidratante ou gel calmante na pele após a depilação, que atire a primeira pedra. Seja para aliviar a vermelhidão ou amenizar a sensação de ardor, esse hábito acabou popularizando-se, sem contar efetivamente com um critério médico. "A pele bem hidratada é uma pele mais saudável para enfrentar a agressão da depilação com cera, desde que o creme não seja usado no dia da depilação, o que dificulta a extração dos pêlos" explica Luisa Catoira (RJ), especialista em estética corporal e facial. "Após a depilação, os cremes hidratantes devem ser evitados. O ideal é usar gel ou loções oil-free, que acalmam a irritação e tonificam a pele".
No caso da depilação por lâmina e por cremes depilatórios, métodos que não arrancam o folículo piloso, não há muito o que fazer. Como o pêlo volta a crescer rapidamente, o toque na pele, quando estão nascendo, é sempre áspero. Para retirar os resíduos de cera, pode ser usado um removedor específico para esse fim, que contenha substâncias antissépticas para evitar infecções. E nada de cutucar pêlos encravados! Invista em produtos indicados por dermatologistas, caso tenha tendência à foliculite.
A dra. Marcella Delcourt tem um conselho precioso para quem depila o rosto: "usar um creme a base de Eflornitina duas vezes por dia, religiosamente. Este ativo ajuda a inibir o crescimento do pêlo, fazendo com que a depilação dure mais. Estudos mostram que o uso do produto, associado à depilação a laser, levam à eliminação mais eficaz dos pêlos". Anotado?
Dicas para cada tipo de depilação
Depilação com cera:
- A pele deve estar muito limpa (sem resíduos de hidratantes, óleos ou sujeira);
- A depiladora precisa usar máscara e luvas;
- A pele deve estar bem esticada para evitar flacidez no momento que a cera é puxada;
- A temperatura da cera quente deve ser regulada para evitar queimaduras;
- Use sempre material descartável. A fervura e a passagem por peneiras não matam todos os fungos e bactérias;
- O pêlo deve ser puxado paralelo à pele (e não pra cima);
- Cuidado com as ceras feitas em casa com açúcar, mel e limão, pelo risco de queimadura;
- Utilize as loções pós-depilação, que ajudam a cicatrizar e regenerar a pele.
Depilação com lâmina:
- As lâminas devem estar sempre muito limpas e novas para evitar que a pele fique machucada ou com alguma irritação.
- É importante que cada um tenha sua própria lâmina, para evitar transmissão de bactérias ou fungos de uma pessoa para a outra.
Depilação com cremes depilatórios:
- Os cremes depilatórios agem superficialmente e dissolvem o pêlo. É importante verificar se a pele aceita a química antes da aplicação;
- Leia as instruções do fabricante antes e siga as orientações para evitar irritações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário