OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 8 de julho de 2012

Saiba como manter o pique e a saúde do começo ao fim do carnaval

Médico, nutricionista e preparador físico dão dicas para aguentar a folia.
Veja o que comer, os perigos do álcool e a importância de dormir bem.

Luna D'Alama Do G1, em São Paulo
1 comentário
Não é fácil passar ileso do carnaval, principalmente para quem curte cair na folia, seja em blocos de rua, trios elétricos, clubes, festas particulares ou na avenida.
Quem quiser aproveitar esses dias de diversão com saúde pode seguir algumas dicas simples de comportamento, alimentação e sono que vão ajudar você a chegar bem à Quarta-feira de Cinzas (22).
O clínico geral Carlos Eduardo Pompilio, a nutricionista Lara Natacci e o preparador físico José Rubens D’Elia dão dicas para o seu corpo aguentar o samba madrugada adentro. Veja o que fazer antes de sair de casa, durante e depois da festa.
Carnaval saúde valendo (Foto: Arte/G1)
A dieta de quem se prepara para pular carnaval deve ser a mesma usada antes dos exercícios físicos. Duas ótimas opções citadas pela nutricionista são: uma massa integral com molho de tomate, carne magra e azeite de oliva, e um sanduíche integral com queijo magro, tomate e folhas de alface.
Lara Natacci também recomenda uma vitamina de fruta com ¼ de abacate para ganhar disposição. Tome de 1h a 2h antes de dançar.
Uma alimentação balanceada, segundo a especialista, garante energia para os momentos de atividade intensa e não sobrecarrega o intestino. Se você for sambar ou desfilar na avenida, redobre os cuidados. Essas medidas também servem para quem ficar na praia ou em outro lugar com alta temperatura.
Na hora da folia
Outras boas dicas, além das mencionadas no infográfico acima, são: aplicar soro fisiológico nos olhos e no nariz contra securas e irritações (se tiver conjuntivite, procure um médico), tomar isotônico se transpirar muito (uma garrafinha diária é suficiente) e não passar de três xícaras de café ou uma latinha de energético por dia. Para quem nunca tomou, meia lata basta.
Na tentativa de relaxar um pouco os músculos, D'Elia sugere que você deite e eleve as pernas acima do quadril. Também é importante dormir 8h por noite. Descansar durante o dia ajuda, mas não é fisiológico e o ciclo de vigília-sono acaba se invertendo, de acordo com o clínico geral.
Pompilio diz que remédios devem ser evitados, principalmente os anti-inflamatórios, que podem causar lesões gástricas e renais. Além disso, o excesso de ar-condicionado, o abuso de álcool e a falta de sono podem baixar a imunidade e facilitar o surgimento de infecções.
Confira abaixo outros problemas do excesso de álcool para o organismo:
Carnaval saúde 2 (Foto: Arte/G1)
Já passada a curtição, a tática indicada pela nutricionista é compensar o abuso dos dias anteriores com hábitos saudáveis e uma dieta desintoxicante. Faça um suco com maçã, laranja, gengibre, água de coco e uma folha de couve-manteiga. A clorofila de outros vegetais verde-escuros (como agrião, rúcula e brócolis) também ajuda a desinchar.
No período pós-carnaval, também evite bebidas alcoólicas, gorduras e produtos industrializados. Em caso de diarreia, mantenha uma alimentação livre de gorduras, fibras e leite ou derivados. E saiba que, em geral, esse problema é autolimitado e dura poucos dias.
Além disso, dê uma pausa para o corpo e modere na intensidade dos exercícios físicos. Contra dor de cabeça, analgésicos (como dipirona sódica e paracetamol) podem ajudar. Já quadros respiratórios (tosse, rinite e outras alergias) costumam melhorar sozinhos com hidratação e o afastamento de ambientes desfavoráveis.

http://g1.globo.com/carnaval/2012/noticia/2012/02/saiba-como-manter-o-pique-e-saude-do-comeco-ao-fim-do-carnaval.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário