OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Perder peso por meio de uma dieta saudável pode eliminar sintomas da menopausa

Estudo recomenda manter uma alimentação rica em frutas, vegetais e cereais

Por Minha Vida - publicado em 12/07/2012

Um estudo publicado no periódico Menopause aponta que a perda de peso decorrente de uma dieta com baixo teor de gorduras e rica em frutas e vegetais pode ajudar a reduzir ou eliminar os sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos. A análise foi realizada pelo Kaiser Permanente Division of Research, nos Estados Unidos.

A pesquisa contou com a participação de 17.473 mulheres com idades entre 50 e 79 anos. Todas foram acompanhadas durante cinco anos. Segundo os autores, este é o primeiro estudo que relaciona o emagrecimento à melhora dos sintomas da menopausa.
Os autores descobriram que as participantes que emagreceram pelo menos 4,5 quilos - e que não faziam terapia hormonal - diminuíram ou simplesmente deixaram de ter sintomas típicos da menopausa. A dieta dessas mulheres foi apontada como sendo mais rica em cereais integrais, frutas e vegetais.
Uma possível explicação seria o fato de a gordura corporal poder dificultar a perda de calor. Nesse caso, o organismo tenta baixar a temperatura por meio das ondas de calor e do suor. Por isso, é fundamental que a perda de peso seja a perda de gordura e não a diminuição da massa magra.
Muitas mulheres sentem ondas de calor e suores noturnos antes ou depois da menopausa, devido ao declínio dos níveis de estrogênio no organismo. Embora o mecanismo ainda não tenha sido completamente compreendido, acredita-se que interações hormonais têm alguma influência sobre a região do hipotálamo do cérebro, que regula a temperatura corporal e controla as glândulas sudoríparas, entre outras funções.

Alimentos que amenizam os sintomas da menopausa

Ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso, insônia e irritabilidade são sintomas característicos do período da menopausa, mas podem ser combatidos com os seguintes alimentos:
1. SojaA soja é rica em isoflavonas, um fitoquímico capaz de atenuar os sintomas do fim da fertilidade por participar da produção, do metabolismo e da ação dos hormônios sexuais. Assim, as isoflavonas atuam como substituto do estrógeno, hormônio que sofre declínio durante a menopausa.
2. SalmãoAlimentos ricos em magnésio, como o salmão, o atum, nozes, castanhas e amêndoas, também são essenciais no cardápio de quem está na menopausa. A deficiência deste mineral no organismo resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia, sintomas comuns nesse período.
3. Sardinha e aveia
Estes alimentos são ricos numa substância chamada coenzima Q10, antioxidante envolvido com o processo de produção energética no nosso organismo. Naturalmente, o nível de coenzima Q10 diminui com a idade e sua suplementação aumenta a energia, reduz a fadiga, fortalece o sistema imunológico e até melhora a textura da pele.
4. Chá branco
Para reduzir o ganho de peso típico do período da menopausa, nada melhor do que o chá branco. Rico em catequinas, ele tem um efeito antioxidante que potencializa o funcionamento hepático, eliminando toxinas do organismo e acelerando o metabolismo basal, que auxilia no controle do acúmulo de gordura visceral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário