A maioria dos médicos recomendam várias medidas para controlar o risco de desenvolvimento de câncer de mama. Para a prevenção do câncer, a maioria dos profissionais sugere reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, controlar o peso, não fumar e fazer exercícios.
Para os portadores dessa doenças, o cumprimento dessas recomendações traz benefícios significativos – e vários estudos sugerem que se deve ir mais além. Uma dieta baseada em vegetais e com baixo teor de gordura pode melhorar a qualidade de vida, ajudar na recuperação após o tratamento e reduzir as possibilidades de recorrência.
“Uma dieta baseada em vegetais é alta em nutrientes e compostos que parecem ajudar a proteger nosso corpo contra o câncer e outras doenças”, diz a nutricionista Sonia Murgueytio Jurado, da Clínica Mayo de Jacksonville, na Flórida.
Alimentos de origem vegetal contêm substâncias conhecidas como fotoquímicas. Segundo a nutricionista, que frequentemente aconselha sobreviventes de câncer, os fotoquímicos são simplesmente compostos químicos produzidos pelas plantas.
“Alguns exemplos de fitoquímicos são as ligninas, flavonoides e licopenos, que são encontrados em grãos integrais, amoras, morangos e tomates, respectivamente”, explica Sonia.
Uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais pode garantir os benefícios desses compostos. Além disso, é muito importante reduzir o consumo de gorduras.
Confira, a seguir, algumas sugestões para otimizar o consumo dos alimentos recomendados para uma dieta saudável:
- Consuma refeições que não contenham carne várias vezes na semana. Busque receitas que incluam vegetais, massa integral ou legumes como alimento principal e seu prato.
- Explore uma variedade de grãos integrais. Experimente receitas que incluam grãos e produtos integrais, como cevada, aveia, trigo integral e arroz silvestre.
- Prefira o pão integral e os cereais integrais, como a aveia e o cereal de farelos (bran).
- Coma frutas em todas as refeições. Use as frutas como sobremesa ou ingredientes de receitas. “Estudos indicam que o consumo de pelo menos cinco porções de frutas e vegetais ao dia pode reduzir a incidência de câncer em cerca de 20%”, diz Sonia Jurado.
- Escolha alimentos que não sejam altamente processados e, sempre que possível, frescos e da temporada, para otimizar os nutrientes saudáveis e os antioxidantes.
- Para reduzir o consumo de gordura, use azeite de oliva ou óleo de canola em seus pratos. A margarina proveniente dessas fontes também é aceitável.
- Limite o consumo de gorduras para 25% a 35% do total de calorias ingeridas. “Por exemplo, limite a quantidade de gordura para não mais de 500 a 700 calorias, em uma dieta de 2.000 calorias”, diz Sonia Jurado.
- Prefira laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura.
- Para manter um peso saudável, controle as porções de alimentos que consome. Sirva-se das quantidades recomendadas pela pirâmide de alimentos da Clínica Mayo. Qualquer excesso resultará em ganho de peso.
- Aprenda a ler as informações sobre o valor nutricional dos alimentos e use essas informações para planejar suas refeições.
Outra recomendação muito importante é fazer exercícios. “Estudos já demonstraram que, para mulheres que são ativas, as probabilidades de desenvolver câncer de mama são 30% menores, do que as das mulheres sedentárias”, explica a médica.
Quanto aos exercícios:
- Pratique atividades físicas todos os dias.
- Use as escadas em vez de elevadores.
- Estacione longe de onde vai, para caminhar mais.
- Procure fazer algum exercício aeróbico por 20 a 30 minutos, diariamente (caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta).
- Consulte o médico, antes de aumentar a quantidade ou mudar significativamente a rotina de seus exercícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário