OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 14 de outubro de 2012

Os 10 lanches mais esquisitos do mundo


em 18.07.2010 as 23:54
Se alguém te disser que as pessoas comem as coisas que você verá a seguir, talvez você não acredite. Mas a verdade é que a população ao redor do mundo vai muito além do nosso arroz e feijão. Esta lista pode ser uma espécie de guia de viagens para você: se visitar algum destes lugares, não deixe de experimentar as iguarias apresentadas aqui.
10 – Hakarl: tubarão fermentado
Eis aqui duas coisas das quais pouco ouvimos falar: tubarão-elefante e Islândia. A população da gelada ilha no atlântico norte tem um gosto todo especial pelo seguinte lanche: captura-se um tubarão-elefante (o segundo maior peixe do mundo, atrás apenas do tubarão-baleia), corta-se em pedacinhos bem pequenos, deixa-se fermentar em um processo todo especial e é posto para secar por 5 meses! Ao final dessa cirurgia, surgem duas “espécies” de lanche. Uma é o Glerhákarl (“tubarão-vidro”), que são cubinhos vermelhos tirados do ventre do tubarão, e são de mascar! A outra é o Skyrhákarl (“tubarão de leite”), com carne branca emacia, tirada do resto do corpo do pobre tubarão.
9 – Balut: ovo fertilizado de pato
Se você era aluno aplicado em Biologia, talvez se lembre de como funciona o sistema reprodutivo das aves: na fase da fertilização, o embrião fica em seu “semi-ovo”, alimentando-se do vitelo. Pois é essa fase embrionária do pato que alguns habitantes das Filipinas elegeram para comer. Isso mesmo, o prato é o ovo ainda não formado, mole, transparente e pegajoso, retirado dos patos. É possível ver o embrião lá dentro, que é coberto de sal, pimenta, e comido cru mesmo. Uma delícia do sudeste asiático.
8 – Kanniko: caranguejo “caramelizado”
O Japão é um verdadeiro campeão na arte de dar asas às mais esquisitas fantasias culinárias. O kanniko é um bom exemplo disso: trata-se de um pacotão cheio de filhotes de caranguejos embebidos em uma resina especial, que endurece e “enverniza” o bicho. De alguma maneira misteriosa, eles conseguem deixar o lanche doce, adicionando apenas sal e outros condimentos na preparação. O gosto desse crime contra a natureza é algo como um peixe doce, e picante. Um repórter que experimentou a iguaria recomenda que não se compre um desses pacotes sem ter um bom estoque de cerveja gelada, porque é picante mesmo.
7 – Casu Marzu: queijo de larva de mosca
Imagine a cena na sua mente: um queijo, em processo de fermentação, é “visitado” por dezenas de moscas da espécie Piophila casei. Elas deixam seus ovos à vontade na superfície convidativa e vão embora. Os ovos eclodem, as larvas da mosca crescem e começam a se espalhar pelo queijo. Nessa “ocupação” da área, vão deixando o queijo com uma textura mole e cremosa, um cheiro nauseabundo e um encantador gosto de podridão. Mesmo assim, é muito apreciado na Itália, a terra das deliciosas pizzas e macarronadas. Geralmente, é servido em casamentos e outras festas familiares. Você encara uma dessas?
6 – Escamoles: ovos de formiga
Se você achou extravagante o modo como os italianos conseguem usar moscas para fazer uma receita, veja esse prato do México. Eles criam colônias de formigas-marrons com a seguinte finalidade: durante a desova, acompanham atentamente o desenvolvimento embrionário. Logo antes da larva se transformar em formiga (para que se consiga o maior tamanho possível), um sujeito põe a mão no local onde os ovos são deixados, e começa a coletá-los, devidamente protegido de picadas. Dizem que o gosto se parece com o do milho, e cada larva tem o tamanho aproximado de um grão. Os escamoles são servidos crus mesmo, geralmente com tacos.
5 – Yu Wan: Bolinho de lula
Se você já participou de algum festival japonês, promovido aqui no Brasil, talvez tenha experimentado o Takoyaki, um bolinho frito de polvo, servido em pequenas porções com um molho especial. Pois bem, os “parentes” do polvo (a lula) são apreciados pelos “parentes” dos japoneses (os chineses). O bolinho de lula na China é servido frito, espetado em um palito. Crocante por fora e macio por dentro, é muito apreciado na China e no sudeste asiático.
4 – Kop Yush: peixe seco e salgado
Como se não bastassem as extravagâncias que inventam para eles mesmos comerem, os chineses também produzem alimentos exóticos apenas para exportação. Nesse caso, são as crianças da Rússia, e não da China, que apreciam um pacotinho de peixe ressecado e salgado. É vendido mesmo como um salgadinho, algo equivalente, em termos de consumo, à nossa batata chips.
3 – Espetinho de insetos
Na China, existe um ditado que sabiamente enuncia: “se tem quatro pernas e não é mesa, só pode ser comida”! Eles não deixam nem os grilos escaparem à regra, e quem anda pelas ruas de Pequim ou de Bangkok (Tailândia) pode facilmente encontrar barraquinhas vendendo grilos fritos espetados no palito. E estamos falando apenas de um lanchinho rápido, porque nas refeições os chineses são capazes de ir muito além: eles comem ratos, escorpiões, pardais… nem as cobras, que sequer têm quatro pernas, estão livres do rol da culinária chinesa.
2 – Chocolate de alho
Se você pensou que os japoneses não iriam mais dar o ar da graça nesta lista, enganou-se. Takko Shouji é um fabricante que exalta as qualidades de seu produto: eleva os níveis de energia durante o dia e, em pouco tempo, regula metabolismos digestivos com problema. De que se trata? É o chocolate de alho. Exatamente: colhem um tipo de alho escuro, fermentam e moem o produto em acondicionam em formato de flor (olha aí uma boa pedida para o dia dos namorados). Depois, cobre-se o alho com chocolate e pó de cacau, para dar um gostinho doce.
1 – Torresmo
Depois de apresentar nove comidas exóticas, mostramos algo com que você pode se identificar. Enfim, é uma extravagância nossa (embora não apenas nossa): pele de porco frita. O nosso torresmo é considerado exótico pelas pessoas de fora. Mas há muitos outros lugares do mundo onde se consome pele de porco, com diferentes meios de preparação. Tão alta quanto a popularidade do prato ao redor do mundo, contudo, são os níveis de colesterol que o torresmo eleva. Nada que desencoraje os apreciadores da iguaria. [Oddee]

Nenhum comentário:

Postar um comentário