OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 14 de outubro de 2012

O que causa distúrbios alimentares?


Não se sabe com certeza o que causa transtornos alimentares. Pode ser devido a uma combinação de fatores biológicos, psicológicos ou causas ambientais.

Biológico

  • Genético: Inúmeros estudos têm sido realizados que mostram uma possível predisposição genética para transtornos alimentares como resultado de herança mendeliana
  • epigenética: mecanismos epigenéticos: são meios pelos quais as mutações genéticas são causadas por efeitos ambientais que alteram a expressão gênica através de métodos como a metilação do DNA, estas são independentes e não alteram a seqüência de DNA subjacente. Eles são hereditárias, mas também pode ocorrer durante toda a vida, e são potencialmente reversíveis. Desregulação da neurotransmissão dopaminérgica, devido a mecanismos epigenéticos tem sido implicado em várias disoders comer.
  • Bioquímicas: comportamento alimentar é um processo complexo controlado pelo sistema neuroendócrino de que o hipotálamo-hipófise-adrenal-eixo (eixo HPA) é um componente importante. Desregulação do eixo HPA tem sido associado com distúrbios alimentares, tais como irregularidades na fabricação, quantidade ou transmissão de certos neurotransmissores, hormônios ou neuropeptidesand aminoácidos como a homocisteína, níveis elevados de que são encontrados em AN e BN, bem como a depressão .
    • serotonina: um neurotransmissor envolvido na depressão também tem um efeito inibitório sobre o comportamento alimentar
    • noradrenalina é um neurotransmissor e tanto um hormônio; anormalidades em qualquer capacidade pode afetar o comportamento de comer
    • dopamina: que além de ser um precursor de norepinefrina e epinefrina também é um neurotransmissor que regula a propriedade gratificante de alimentos
    • leptina e grelina, a leptina é um hormônio produzido principalmente pelas células de gordura no corpo tem um efeito inibitório sobre o apetite por induzir uma sensação de saiety. A grelina é um hormônio indutor do apetite produzido no estômago e na porção superior do intestino delgado. Níveis circulantes de ambos os hormônios são um fator importante no controle de peso. Embora muitas vezes associada à obesidade ambos os hormônios e seus respectivos efeitos têm sido implicados na fisiopatologia da anorexia nervosa e bulimia nervosa.
    • sistema imunológico: estudos têm mostrado que a maioria dos pacientes com anorexia nervosa e bulimia têm níveis elevados de auto-anticorpos que afetam os hormônios e neuropeptídeos que regulam o controle do apetite e da resposta ao estresse. Pode haver uma correlação direta entre os níveis de auto-anticorpos associados e traços psicológicos.
  • infecção: PANDAS, é uma abreviatura para Pediatric Autoimmune transtornos neuropsiquiátricos associados a infecções estreptocócicas. Crianças com PANDAS "têm Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e / ou transtornos de tiques, como a síndrome de Tourette, e nos quais os sintomas pioram seguintes infecções, tais como" Strep garganta "e escarlatina." (NIMH) Existe uma possibilidade de que PANDAS pode ser um fator precipitante no desenvolvimento da anorexia nervosa em alguns casos, (PANDAS AN).
  • lesões: estudos têm mostrado que lesões no lobo frontal direito ou do lobo temporal pode causar os sintomas patológicos de um transtorno alimentar
  • tumores: os tumores em várias regiões do cérebro têm sido implicados no desenvolvimento de padrões anormais de alimentação.
  • calcificação cerebral: um estudo destaca um caso em que a calcificação prévia do thalumus direito pode ter contribuído para o desenvolvimento da anorexia nervosa.
  • somatossensorial homunculus; é a representação do corpo localizado no córtex somatosensorial, descrita pela primeira vez pelo renomado neurocirurgião Wilder Penfield. A ilustração foi originalmente chamado de "Homúnculo de Penfield", homunculus homem pouco significado. "No desenvolvimento normal esta representação deve adaptar-se como o corpo passa por seu surto de crescimento puberal. No entanto, na AN é a hipótese de que há uma falta de plasticidade nesta área, que pode resultar em deficiências de processamento sensorial e distorção da imagem corporal" . (Bryan Lask, também proposto por VS Ramachandran)
  • Complicações obstétricas. Houve estudos feitos que mostram tabagismo materno, complicações obstétricas e perinatais, tais como anemia materna, muito parto pré-termo (32 semanas).

Psicológico

Os transtornos alimentares são classificados como distúrbios do Eixo I do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos de Saúde Mental (DSM-IV). Publicado pela Associação Americana de Psiquiatria.
Existem vários outros problemas psicológicos que podem fator em distúrbios alimentares, algumas preenchem os critérios para um eixo separado Eu diagnóstico ou um distúrbio de personalidade que é codificado Eixo II e, portanto, são considerados comorbidade com o transtorno diagnosticado comer. Distúrbios do Eixo II são subtipos em três "clusters", A, B e C. A causalidade entre transtornos de personalidade e transtornos alimentares ainda não foi completamente estabelecido. Algumas pessoas têm um distúrbio anterior, que pode aumentar sua vulnerabilidade para o desenvolvimento de um transtorno alimentar. Alguns desenvolvê-las depois. A gravidade eo tipo de comer sintomas do transtorno de ter sido mostrada para afetar comorbidade. O DSM-IV não deve ser usado por leigos para diagnosticar-se, mesmo quando usados ​​por profissionais, tem havido considerável controvérsia sobre os critérios diagnósticos utilizados para vários diagnósticos, incluindo distúrbios alimentares. Tem havido controvérsia sobre várias edições do DSM incluindo o mais recente edição do DSM-V devido, em Maio de 2013.
Transtornos comórbidos
Eixo I Eixo II
depressão transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo
abuso de drogas, alcoolismo transtorno de personalidade borderline
transtornos de ansiedade transtorno de personalidade narcisista
transtorno obsessivo-compulsivo transtorno de personalidade histriônica
Déficit de Atenção e Hiperatividade-Transtorno transtorno de personalidade esquiva

Traços de personalidade

Há vários traços de personalidade na infância associada ao desenvolvimento de transtornos alimentares. Durante a adolescência essas características pode tornar-se intensificado devido a uma variedade de influências fisiológicas e culturais, tais como as alterações hormonais associadas com a puberdade, o stress relacionado com as demandas se aproximando da maturidade e sócio-cultural influências e expectativas percebidas, especialmente em áreas que a imagem corporal preocupação. Muitos traços de personalidade tem um componente genético e são altamente hereditárias. Os níveis de mal-adaptativo de certos traços podem ser adquiridos como resultado de lesão cerebral anóxica ou traumáticas, doenças neurodegenerativas, como doença de Parkinson, neurotoxicidade, tais como a exposição ao chumbo, infecção bacteriana, como a doença de Lyme ou infecção viral, como Toxoplasma gondii, assim como influências hormonais. Enquanto os estudos ainda estão em andamento através do uso de várias técnicas de imagem, como ressonância magnética; essas características têm sido demonstrado que se originam em várias regiões do cérebro como a amígdala eo córtex pré-frontal Distúrbios no córtex pré-frontal eo sistema de funcionamento executivo tem sido mostrada para afetar o comportamento alimentar.
Traços de Personalidade
A Big Five traços de personalidade
O "Big Five", também conhecido como o "modelo Five-Factor" são cinco grandes factores (dimensões) da personalidade, que são baseados em pesquisas empíricas. Um dispositivo mnemônico para lembrar deles é a sigla "OCEAN". Dois dos testes para medir o Big Five são os "Big Five Inventory" eo IPIP (Pool item Internacional Personalidade) uma forma abreviada é o "IPIP-NEO". O BFI ea IPIP-NEO estão disponíveis on-line gratuito para fins não comerciais. ''''Teste on-line
1.Openness de Experiência / Intelecto
Composto de dois traços relacionados, mas separados, abertura à experiência e intelecto. Aspectos comportamentais incluem ter interesses de largura, e ser imaginativos e perspicaz, correlacionados com a atividade no córtex pré-frontal dorsolateral. Considerado principalmente um traço cognitivo.
2.conscientiousness
Escrupuloso, comportamento, meticulosa principaled guiada ou conforme com a própria consciência. Associados com o córtex pré-frontal dorsolateral. Anoréxicos são anotados a ter níveis mais elevados de consciência.
3.extroversion

amígdala
Personalidade gregária, de saída, um, Sociável projeção do exterior. O oposto de extroversão é introversão. Extroversão mostrou compartilhar certos marcadores genéticos com o abuso de substâncias. Extroversão é associado com várias regiões do córtex pré-frontal e amígdala.
4.agreeableness
Se refere a um compatível, a natureza, confiando empático, simpático, cordial e cooperativa.
5.neuroticism

tálamo
"Refere-se a tendência de um indivíduo a tornar-se chateado ou emocional" (Hans Eysenck) "Neuroticismo é o principal fator da personalidade patologia" (Eysenck & Eysenck, 1969). Neuroticismo tem sido associada ao transportador de serotonina (5-HTT) sítios de ligação no tálamo: assim como a atividade no córtex insular.
auto-estima
(Baixo)
A "atitude favorável ou desfavorável para o self (Rosenberg, 1965)." Sentido de um indivíduo de seu valor ou valor, ou a medida em que uma pessoa valoriza, aprova, aprecia, prêmios, ou gosta de si mesmo "( Blascovich & Tomaka, 1991).
evitar danos
A tendência para a timidez, ter medo e incerto, a tendência de se preocupar. Complicações neonatais, tais como nascimento prematuro foram mostrados para afetar a evitar danos. Aqueles com TCAP, AN, BN e os níveis de exposição elevados de evasão mal. O volume da amígdala esquerda em meninas foi correlacionada com os níveis de HA, HA, em estudos separados foi correlacionado com volume reduzido de substância cinzenta nas regiões órbito-frontal, occipital e parietal.
busca de novidades
Impulsivo, exploratória, inconstante, excitável, irascível, e extravagante. Associados com o comportamento viciante.
perfeccionismo
"Eu não acho que a necessidade de ser perfeito é de alguma forma adaptativa" (Paul Hewitt, PhD) Socialmente prescritas perfeccionismo "acreditar que os outros irão valor que você somente se você estiver perfeito."
Auto-orientada perfeccionismo "um desejo internamente motivado para ser perfeito.
Perfeccionismo é um dos traços associados com o comportamento obsessivo e como obsessão também está acreditado para ser regulamentada por gânglios da base ..
Alexitimia

córtex insular
A incapacidade para expressar emoções. "Para não tenho palavras para um a experiência interior" (J. Muller Reny Ph. D). Em estudos feitos com pacientes com AVC, alekithymia foi encontrado para ser mais prevalente naqueles que desenvolveram lesões no hemisfério direito seguintes um enfarte cerebral. Há uma associação positiva com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (PTSD), abuso infantil e negligência e alekithymia. Utilizando testes psicométricos e fMRI, os estudos mostraram resposta positiva na ínsula, córtex cingulado posterior (PCC), e tálamo.
rigidez
lobo frontal
Dificuldade inflexibilidade, tornando as transições, a adesão ao conjunto de padrões. Rigidez mental surge de um déficit de funções executivas. Originalmente chamado de síndrome do lobo frontal, também é referido como síndrome dysexecutive e, geralmente, ocorre como resultado de danos no lóbulo frontal. Isto pode ser devido a danos físicos, como no famoso caso de Phineas Gage, ou devido aos efeitos de uma doença como a doença de Huntington ou um insulto hipóxico ou anóxico
impulsividade

giro frontal inferior
A assunção de riscos, falta de planejamento, e que compõem a mente rapidamente (Eysenck e Eysenck). Um componente de desinibição. Padrões anormais de impulsividade têm sido associados a lesões no giro frontal inferior direito e em estudos feitos por Antonio Damasio autor de O Erro de Descartes, lesões no córtex pré-frontal ventromedial foi mostrado para causar um defeito na vida real de tomada de decisão em indivíduos com outra intelecto normal. Aqueles que sustentam este tipo de dano se esquecem que as conseqüências futuras de suas ações e viver no aqui e agora ..:
desinibição

córtex órbito-frontal
Desinibição comportamental é uma inabilidade ou falta de vontade para restringir os impulsos, é componente-chave do funcionamento executivo. Pesquisadores têm enfatizado a inibição comportamental pobres como o comprometimento central de TDAH. Pode ser sintoma de síndrome do lobo orbitofrontal um subtipo de síndrome do lobo frontal que pode ser um distúrbio adquirido como resultado de lesão cerebral traumática, encefalopatia isquémica hipóxica (HIE), encefalopatia anóxica, doenças degenerativas, como Parkinson, infecção bacteriana ou viral, como Lyme doença e neurossífilis. Desinibição tem sido consistentemente associada a distúrbios de abuso de substâncias, a obesidade, o IMC mais alto, comer em excesso, um aumento da taxa de comer, ea fome percebida.
obsessão

gânglios da base
Persistentes idéias, muitas vezes indesejáveis ​​e muitas vezes perturbador, pensamentos, imagens ou emoções, ruminação, muitas vezes induzindo um estado de ansiedade. Obsessão pode resultar como uma disfunção dos gânglios da base

Ambiental


Maus tratos à criança

Abuso infantil, que engloba o abuso físico, psicológico e sexual, assim como a negligência tem sido demonstrado por inúmeros estudos a ser um fator precipitante em uma ampla variedade de transtornos psiquiátricos, incluindo transtornos alimentares. Crianças que são subjugados ao abuso podem desenvolver um padrão desordenado de comer em um esforço para ganhar algum senso de controle ou para uma sensação de conforto. Ou podem estar em um ambiente onde a dieta é insalubre ou insuficiente.
Abuso infantil e negligência pode causar profundas mudanças tanto na estrutura fisiológica e neuroquímica do cérebro em desenvolvimento. Crianças que como alas do estado foram colocados em orfanatos ou lares adotivos são especialmente suscetíveis a desenvolver um padrão desordenado de comer. Em um estudo feito na Nova Zelândia 25% dos sujeitos do estudo em um orfanato exibiu um distúrbio alimentar. (Tarren-Sweeney M. 2006)
Um ambiente familiar instável é prejudicial para o bem-estar emocional das crianças, mesmo na ausência de abuso ou negligência flagrante o stress de um lar instável pode contribuir para o desenvolvimento de um transtorno alimentar.

Transtornos alimentares em homens

Houve uma taxa crescente de homens que sofrem de vários distúrbios alimentares, incluindo anorexia nervosa. Há um estigma em anexo, como distúrbios alimentares são geralmente vistos como afetando principalmente as mulheres. Entre os homens as taxas de transtornos alimentares são mais elevados nas comunidades gay e bi-sexual (Feldman & Meyer, 2007), ainda que também afeta os homens heterossexuais. Apesar do estigma, algumas celebridades do sexo masculino de alto perfil têm divulgado suas lutas com transtornos alimentares, como o ator Dennis Quaid, que lutou com o que ele chamou de "manorexia" para que ele procurou tratamento. Quaid disse que seus problemas começaram quando ele passou uma dieta para perder 40 £ para jogar Doc Holliday no filme "Wyatt Earp" em 1994. Billy Bob Thornton também tem lutado com a anorexia, uma vez que perder 59 lbs.Thomas Holbrook, MD, é Diretor Clínico do Programa de Transtornos Alimentares em Rogers Memorial Hospital, em Oconomowoc, Wisconsin, apesar de ser um psiquiatra especializado em transtornos alimentares, ele sofria de anorexia nervosa, com compulsivo exercício. De uma só vez o psiquiatra de 6 pés de altura pesava apenas 135 libras. "Eu estava apavorado", diz ele, "de ser gordo." Sua história foi narrada em várias publicações, incluindo EUA Today ea revista People.

Leitura complementar


Este artigo está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution ShareAlike- . Ele utiliza material do artigo da Wikipedia sobre " Distúrbios alimentares "Todo o material utilizado adaptado da Wikipedia está disponível sob os termos da Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike . Wikipedia ® em si é uma marca registrada da Wikimedia Foundation, Inc.

Recent Eating Disorder News

http://www.news-medical.net/health/What-Causes-Eating-Disorders-%28Portuguese%29.aspx 

Nenhum comentário:

Postar um comentário