OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 14 de dezembro de 2014

“Como emagrecer de forma saudável”

Fernanda Fernandes 
Danúbia Mota
 
A gerente nacional do programa Vigilantes do Peso, Fernanda Fernandes, falou sobre o programa
IPATINGA – Com o objetivo de propor a adoção de um estilo de vida, que combina hábitos saudáveis na alimentação e a prática de exercícios físicos, será realizada às 17h30 desta quinta-feira (27), um encontro para a apresentação do programa Vigilantes do Peso na avenida João Valentim Pascoal, 588, Centro, em frente a rodoviária de Ipatinga.

O tema do encontro é “Como emagrecer de forma saudável e feliz”, a cargo da gerente nacional do programa, Fernanda Fernandes. O evento é aberto ao público. Na tarde de ontem a palestra foi realizada em Coronel Fabriciano.
O programa faz parte de uma organização mundial e está presente em 12 estados brasileiros. A gerente nacional, Fernanda Fernandes, recebeu a reportagem do DIÁRIO DO AÇO, para falar sobre o trabalho desenvolvido pelo programa.

DIÁRIO DO AÇO Como é o trabalho do Vigilantes do Peso?
FERNANDA FERNANDES - O Vigilantes do Peso ensina as pessoas a mudarem hábitos. Ensina a preparar o ambiente para que ele trabalhe a seu favor. Existem pessoas cuja despensa de alimentos e geladeira são uma verdadeira arapuca, cheias de biscoitos e chocolates. Mas outras, ao contrário, alegam que não colocam comidas a mais, pois sabem que não vão resistir e conseguir administrar.  
DA - Emagrecer é uma questão de força de vontade?
FERNANDA FERNANDES - Emagrecer é um fator que gera uma vontade e tem que haver ajuda. Todo mundo tem força de vontade para se formar, estudar e trabalhar, mas para emagrecer a gente precisa de ajuda. Trabalhamos com um livro em que o médico fala que a gente não deve só contar conosco, deve pedir ajuda e avisar as pessoas próximas que não ofereçam tentações desnecessárias. O Vigilantes do Peso ensina que se pode comer de tudo, mas sabendo de que forma vai comer.

DA - Qual é a metodologia utilizada pelo Programa Vigilantes do Peso?
FERNANDA FERNANDES - A metodologia do Vigilantes do Peso é considerada a melhor alternativa de emagrecimento. Nós não temos médicos, embora os médicos idealizem as nossas palestras e os temas abordados. E as nutricionistas idealizam os cardápios de forma balanceada. Realizamos reuniões com diversos temas e por meio delas está constatado cientificamente que quem emagrece em grupo pode emagrecer até três vezes melhor. As reuniões ensejam este emagrecer bem e que isto seja feito com prazer, alegria, sem estresse, até porque estresse também engorda.

DA - Esta luta pelo corpo perfeito é saudável até que ponto? Quando esta busca passa a ser um problema?
FERNANDA FERNANDES – O problema é conhecido logo no início. Quando, por exemplo, você quer ter um corpo que não é o seu. Muitas vezes vemos um artista e queremos ter o corpo igual ao dele ou dela, o que é difícil. É como um cirurgião plástico receber uma pessoa que diz que quer ter um nariz igual do artista fulano de tal. É feita a plástica e a pessoa vai ficar frustrada porque não vai ficar igual, essa é a preocupação.

DA - Existe um tempo para se chegar ao peso ideal?
FERNANDA FERNANDES – É importante que saibamos que há um tempo e que cada um tem o seu, para este emagrecimento. Hoje sabemos que a pessoa deve perseguir uma boa alimentação, um peso harmonioso, aquele que a pessoa tem possibilidade de carregar para o resto da vida dela, e acima de tudo, que ela tenha noção de que muitas vezes, levamos dez anos engordando.

DA - Quantas pessoas, em termos nacionais, participam do programa?
FERNANDA FERNANDES - Semanalmente temos 20 mil associados que passam pelo Vigilantes do Peso.

DA Aqui na região há representações e reuniões do programa?
FERNANDA FERNANDES – Sim.  Nas cidades de Coronel Fabriciano, Acesita (Timóteo), Ipatinga e João Monlevade. Eles se reúnem semanalmente e recebem orientações e trocam experiências e discutem sobre o tema da semana.

DA Como são os resultados práticos alcançados?
FERNANDA FERNANDES - Hoje tem mais de um milhão e duzentas mil pessoas que já chegaram ao seu peso e a grande maioria, sendo mais de 70%, continua frequentando as reuniões do Vigilantes do Peso e tem chance de nunca mais voltar a ter o peso anterior. Eu emagreci 11kg e mantenho o peso há 20 anos.


Repórter : Danúbia Mota

http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=58664




27/10/2011 - 00h00
 
Este é o tema da palestra do Programa Vigilantes do Peso hoje em Ipatinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário