OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 14 de dezembro de 2014

Monitorar para emagrecer

 “O Jornal Pessoal era meu espelho, meu terapeuta."

Conheça a história de Solange Ribeiro que, motivada pelos bons resultados de monitoramento, criou um blog para compartilhar e trocar experiências com pessoas que também estão em busca do peso saudável.
  • Nome: Solange
  • Idade: 49
  • Altura: 1,60m
  • Pesava: 72,6kg
  • Eliminou: 12,1kg*
  • Peso atual: 60,5kg
  • Pesagem: 08/06/2012
  • “O Jornal Pessoal era meu espelho, meu terapeuta."
  • Imprimir
  • Enviar para um amigo
A fórmula para a perda de peso saudável
Desde o momento em que aderiu ao programa, Solange colocou em prática o Quatro Elementos do Sucesso do Vigilantes do Peso para alcançar o seu objetivo. “Foram vários os pontos de apoio, sendo todos importantes, dependentes e interligados”, conta a Associada, referindo-se à Atividade Física, à Alimentação Equilibrada, ao Apoio do Grupo e aos Hábitos Saudáveis.
A descoberta do automonitoramento
Solange destaca a importância do Jornal Pessoal para sua perda de peso. “O Jornal Pessoal me mostrava quando eu fazia escolhas que prejudicavam o meu emagrecimento e me auxiliava a analisar a qualidade, a quantidade e a variedade dos alimentos que eu ingeria. Assim, eu podia controlar o consumo de queijos, chocolates ou pães, meus alimentos prediletos”.
Por meio de registros diários, a Associada assumiu também o controle de suas emoções. “O Jornal Pessoal era meu espelho, meu terapeuta. Era minha fonte de reflexão, autoanálise e amadurecimento constante”, ela fala sobre como aprendeu a lidar com os sentimentos que a levavam a comer demais. 
Os registros no Jornal Pessoal ajudam Solange a planejar sua rotina diária. “Eu passei a planejar minha semana, fazer compras com a lista dos alimentos do Guia de Bolso e a medir as porções na hora de cozinhar”, conta. O planejamento por escrito também ajuda a lidar os compromissos sociais: “Como salada ou sopa antes de sair para festas ou restaurantes. Isso diminui meu apetite e me ajuda a manter o controle”.
De Associada a blogueira
Como um método de autoconhecimento, a Associada passou a analisar como seu corpo reagia aos novos hábitos e começou a registrar o seu progresso também em um diário. Foi daí que partiu a ideia de criar um blog para compartilhar suas experiências. “Naquela época, eu acompanhava outros blogs sobre o mesmo assunto [emagrecimento] e percebi que aquele canal poderia ser ótimo para desabafar, trocar experiências, incentivar e ser incentivada”, conta.
“Com a ajuda do Vigilantes do Peso, eu resgatei minha saúde, beleza e, principalmente, minha alegria de viver. Sou uma vitoriosa!”, orgulha-se a Associada após perder 27 kg seguindo o programa e adotando um estilo de vida muito mais saudável. “Hoje, me sinto bem com qualquer roupa. Me olho no espelho e gosto da pessoa que está lá”, conclui.


http://www.vigilantesdopeso.com.br/sucesso/Detalhe.aspx?id=54 

Nenhum comentário:

Postar um comentário