OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 29 de setembro de 2012

Conheça 24 superfrutas que você precisa experimentar

15 de Julho de 2012
Algumas frutas frescas, além de ricas em nutrientes, podem ajudar a prevenir doenças
Foto: Getty Images
Algumas frutas frescas, além de ricas em nutrientes, podem ajudar a prvenir doenças Foto: Getty Images Frutas em geral são alimentos saudáveis, mas nem todas merecem o título de "super". De acordo com especialistas em nutrição, algumas frutas são ricas em oxidantes, frutas, vitaminas, minerais e outros nutrientes que podem ajudar você a viver mais, melhorar sua aparência e até mesmo prevenir doenças. Segundo Keri Glassman, fundadora do site Nutricious Life Meal, a única ressalva é que elas devem ser consumidas em sua versão fresca. A recomendação dos especialistas é comer de cinco a nove porções de frutas e legumes por dia. Então, para ajudá-lo a escolher quais superfrutas colocar nesse cardápio, a revista Health enumerou 24 opções. Confira.

1. Açaí
Essa fruta possui níveis de antioxidantes superiores até a de outras superfrutas como amora, morango e mirtilo. No entanto, mesmo no Brasil, não é tão fácil encontrar o açaí fresco. "Nesse caso, recomendo o açaí em pó, que pode ser adicionado a um smoothie", diz Glassman.

2. Maçã
Essa fruta é uma grande fonte de fibras. Além disso, sua casca contém quercetina, um antioxidante com poder anti-histamínico e anti-inflamatório, que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e reações alérgicas. Um estudo da St. George’s Hospital Medical School, em Londres, descobriu que pessoas que comem cinco ou mais maçãs por semana têm função pulmonar melhor do que as demais.

3. Banana
Sempre que faz um lanche já fica com fome 20 minutos depois? Da próxima vez, opte por comer uma banana. Essa fruta é rica em potássio, o que pode diminuir sua pressão arterial, e é uma das melhores fontes de amido resistente, um carboidrato saudável que vai saciá-lo e ajudar a acelerar seu metabolismo.

4. Amora
Essa saborosa fruta está classificada entre as top 10 quando o assunto é a concentração de antioxidantes. A amora é rica especificamente em polifenóis, antioxidantes da mesma família dos encontrados no chá verde, que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose. Ela também é o número um para a fibra: um copo já fornece um terço de sua meta diária de 25 a 35 gramas.

5. Mirtilo
A maior vantagem dessa fruta é seu poder de auxiliar na função cerebral. Vários estudos indicam os níveis elevados de flavonoides no mirtilo como responsável pela melhoria da memória. As pesquisas ainda indicam que seu consumo regular pode ajudar a manter o bom funcionamento do cérebro enquanto envelhecemos. Um estudo descobriu que mulheres com maior ingestão da fruta eram capazes de ter um atraso no envelhecimento cognitivo de até 2,5 anos. O mirtilo ainda é rico em manganês, que desempenha um papel importante no seu metabolismo e pode ajudar a mantê-lo esbelto e energizado.

6. Melão
Considere essa fruta uma arma para manter a pele lisa e jovem por mais tempo. O melão recebe o status de superfruta graças à sua concentração de vitamina A e seus derivados, o que aumenta a reprodução celular, tornando-se um esfoliante natural, de acordo com Glassman.

7. Cereja
Essa fruta deve sua cor vermelha a um antioxidante chamado antocianina, que pode reduzir a inflamação e diminuir os níveis de triglicérides e colesterol. Em um estudo recente, pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que dar cerejas para ratos de laboratório reduziu dois marcadores comuns de inflamação dos vasos sanguíneos em até 50%. Os comedores de cereja também ganharam menos peso e experimentaram grandes quedas nos níveis de colesterol.

8. Frutas cítricas
Do limão à tangerina, todas as frutas cítricas estão repletas de vitaminas C, fibras e pequenas quantidades de outros nutrientes e produtos químicos capazes de combater doenças. Segundo Glassman é justamente a vitamina C que os confere o título de superfrutas, pois ela contorna os efeitos danosos do sol, regula as glândulas de óleo e pode até mesmo evitar manchas da idade.

9. Cranberry
Essa pequena fruta é poderosa, especialmente para as mulheres., já que pode prevenir infecções do trato urinário. Segundo um novo estudo da Universidade de Rutgers, essa fruta pode ajudar até no combate ao câncer de ovário, já que aumenta a eficácia dos medicamentos quimioterápicos usados para tratar a doença e pode retardar o crescimento de algumas células cancerígenas. Outro estudo descobriu que pessoas que bebem um copo de suco de cranberry sem açúcar diariamente aumentam seu colesterol bom em até 10%.

10. Pitaya
Apesar das cores vibrantes, essa fruta possui sabor leve. Há quatro anos, pesquisadores da Universidade Putra, na Malásia, analisaram as sementes da pitaya e verificaram a existência de ácidos graxos essenciais que precisamos e que não são fabricados pelo corpo humano. Cerca de 50% das sementes são constituídas por um ácido oleico, que ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Porém, como ela é fabricada principalmente na Ásia não é uma fruta tão fácil de ser encontrada no Brasil.

11. Uva
Seu status de superfruta é graças a um poderoso antioxidante chamado resveratrol, que garante um coração mais saudável. Segundo pesquisadores, os compostos encontrados nessa fruta ainda podem ajudar a retardar os sintomas do Alzheimer. E não para por aí já que a uva também auxilia no clareamento dos dentes. "O ácido málico dessa fruta diminui manchas e descolorações nos dentes naturalmente", diz Elisa Mello, professora da Universidade de Nova York. Mas atenção: a concentração desse ácido diminui conforme a fruta vai amadurecendo.

12. Toranja
Essa fruta é ótima para seu coração e seu peso. Segundo estudos, consumir uma toranja por dia, especialmente a variedade rubi, pode ajudar a mantê-lo livre de doenças cardíacas graças à diminuição do colesterol. Quanto mais vermelha for a fruta, melhor, pois isso é um indicativo da presença de antioxidantes.

13. Kiwi
Se tem problemas digestivos, o kiwi é a superfruta certa para você. Em um estudo com 41 pessoas que tinham síndrome do intestino irritável, os participantes que consumiram dois kiwis por dia durante seis semanas observaram uma redução dos sintomas em comparação aos demais. Isso acontece por que essa fruta, especialmente sua pele, é rica em fibras e carboidratos complexos.

14. Laranja
Se você comer apenas uma laranja média já garante a ingestão diária recomendada de vitamina C, que mantém o seu sistema imunológico em dia. Essa fruta é também uma grande fonte de fibras, potássio, cálcio, vitaminas B e outros nutrientes.

15. Ameixa
Essa fruta suculenta pode ajudar a manter sua ansiedade sob controle. A ameixa contém um antioxidante chamado ácido clorogênico que, de acordo com pesquisadores franceses, está ligada à diminuição da ansiedade.

16. Romã
O suco desta fruta supera o vinho tinto em níveis de antioxidantes, segundo estudo da Universidade da Califórnia. No entanto, a melhor época para comer romã fresca ou ingerir seu suco é entre setembro e fevereiro.

17. Morango
Essa fruta contém grande concentração de vitamina C. Com apenas um copo de morango é possível alcançar a recomendação de ingestão diária desse nutriente. Ele também é uma excelente fonte de ácido fólico, que pode ajudar a proteger seu coração. E ainda é capaz de branquear os dentes! Esmague um morango até formar uma pasta, em seguida, misture com bicarbonato de sódio. Espalhe o produto em seus dentes e deixe por 5 minutos. Reaplique uma vez por semana.

18. Abacate
Recheado de ácidos graxos, o abacate pode ajudar a reduzir colesterol ruim, enquanto eleva os níveis do bom. As gorduras saudáveis dessa fruta também promovem a absorção de carotenoides, especialmente betacaroteno e licopeno, que são essenciais para a saúde do coração.

19. Tomate
O tomate praticamente encabeça a lista de superfrutas (embora algumas pessoas ainda pensem que é um vegetal). Ele é repleto de um antioxidante chamado licopeno, que é raramente encontrado em outros alimentos, e eles são ricos em vitamina C, potássio, fibras e ainda possui poucas calorias.

20. Papaya
Essa fruta é rica em vitamina C e ajuda a prevenir resfriados. Além disso, o mamão também é uma boa fonte de vitaminas A e E, dois poderosos antioxidantes que podem ajudar a proteger contra doenças cardíacas e câncer de cólon.

21. Framboesa
Essa fruta é uma poderosa fonte de fibras, apenas meio copo dela já possui quatro gramas do nutriente. Essa porção também é capaz de garantir 25% da ingestão diária recomendada de vitamina C e uma dose extra de manganês.

22. Abóbora
Sim, a abóbora é realmente um fruto! Ela é rica em betacaroteno, que combinado com potássio, pode ajudar a prevenir a pressão alta. Se acha que fazer um torta de abóbora é trabalho demais, experimente adicionar suas sementes em saladas, sopas, etc.

23. Melancia
Essa fruta é recheada de licopeno. Apenas uma xícara de melancia já tem mais que o dobro em comparação ao tomate fresco. Com apenas 40 calorias por copo, é também uma fonte de vitaminas A e C.

24. Abacaxi
Ele não é apenas uma forma de adicionar doçura às suas refeições, mas também contém bromelina, uma enzima digestiva que ajuda a quebrar a comida para reduzir o inchaço. 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

E falasse a língua do anjos


... Ainda que eu falasse
  alíngua dos homens
  e falasse a língua do anjos.
Sem amor, eu nada seria...

...Agora, pois, permanecem a fé,
a esperança e o amor, estes três, 
o maior destes é o amor.

Coríntios 13



Ainda que eu falasse a língua dos anjos...


Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua do anjos,
Sem amor eu nada seria.

É só o amor,
É só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece

O amor é o fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder

É um estar-se preso por vontade
É servir a quem vence, o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade
Tão contrario a si é o mesmo amor

Estou acordado e todos dormem
Todos dormem, todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua do anjos,
Sem amor eu nada seria.
MONTE CASTELO Letra: Renato Russo Música: Renato Russo Inc. Adapt. "I Coríntios 13" e "Soneto 11" de Luís de Camões

Frases ao vento ...








quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tudo ...

"Tudo o que você faz
Um dia volta pra você
E se você fizer o mal
Com o mal mais tarde você vai ter de viver"
 
(Boomerang blues - Renato Russo)

Onze superalimentos que você deveria consumir mais

Eles são pouco populares, mas enchem o prato de vitaminas, minerais e proteínas

Por Fernando Menezes - atualizado em 07/05/2012
Eles não agradam tanto quanto o morango, nem deixam inimigos por aí, como o jiló. Por isso, na hora da montagem do prato ou da compra do mês, ficam esquecidos entre as prateleiras de frutas e legumes do supermercado. Rabanete? Nabo? Inhame? Os próprios nutricionistas, muitas vezes, esquecem que eles existem. Mas fique sabendo que alguns alimentos que ficam de fora do seu cardápio trivial, trazem muitos benefícios para a saúde e ajudam a compor uma dieta equilibrada. Quem perde com a ausência dessa turma e de seus nutrientes é a nossa saúde. Para tirá-los do esquecimento e para te ajudar a montar uma dieta rica em nutrientes e cores, o Minha Vida foi à feira selecionar 11 superalimentos que fazem muito bem para o seu organismo e para a dieta. Confira: 

Lentilhas

A lentilha é muito requisitada nas festas do final de ano. Mas, depois, passa o resto do ano esquecida. Uma injustiça, já que é um alimento ideal para a dieta a para a saúde, pois é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. "A lentilha tem também alto teor de fibras, vitaminas e ferro e pouca gordura, sendo ótima substituta para o feijão do dia a dia, por exemplo", a nutricionista Roberta de Lucena Ferreti, da Unifesp. 
Batata doce - foto: Getty Images Batata doce

Muitas vezes elas são vistas com olhares tortos e cara feia. Alguns acham estranho o fato de ser doce e outros, ainda, acham que ela tem grande quantidade de calorias e por isso precisam ficar longe do prato. Mas, mesmo sendo cerca de duas vezes mais calórica do que a batata normal e que tenha também mais carboidratos, a batata doce é uma ótima fonte de vitamina C, fibras e potássio, diferente da batata convencional. Além de muito versátil - pode ser usada em pratos doces e salgados -, ela é amiga do verão, pois é fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado.
Inhame - foto: Getty Images Inhame

Ele é uma importante fonte de proteínas, potássio e fósforo, podendo ser usado para prevenir doenças como osteoporose, artrite e cálculos renais. Fonte de carboidratos e fibras, pode ser uma opção para pães, massas, cereais e todos os tipos de tubérculos e raízes. Além disso, o consumo desses minerais ajuda a manter a memória funcionando mesmo depois da velhice. O melhor jeito de consumi-lo é cozido. Mas é importante que ele não fique muito tempo no fogo, para que não haja uma perda de nutrientes e vitaminas.
Rabanete - foto: Getty Images Rabanete

Rosa por fora e branquinho por dentro, o rabanete é um legume benéfico graças às suas propriedades medicinais. Ele estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias e ainda dá uma força ao sistema imunológico. De acordo com a nutricionista Roberta de Lucena, isso acontece graças à grande quantidade de vitaminas e minerais, como cálcio, potássio, magnésio e fósforo.
Nêspera - foto: Getty Images Nêspera

Popularmente chamada de ameixa-amarela, esta fruta é rica em vitamina C e sais minerais, como o cálcio e o fósforo. Outra propriedade da nêspera é controlar os níveis de gordura no sangue e diminuir a resistência à insulina, atuando assim na prevenção contra diabetes. "Estudos ainda indicam que a nêspera apresenta triterpenos, substâncias que modulam a formação de óxido nítrico, que age nas vias respiratórias e tem efeito que pode ser benéfico no controle de bronquite, além de auxiliar no tratamento de doenças alérgicas inflamatórias como asma, rinite e sinusite", explica Bárbara.
Acelga - foto: Getty Images Acelga

Também conhecida como couve-chinesa, essa hortaliça é extremamente versátil, pois dela aproveita-se tanto talos quanto as folhas. Além disso, ela fica ótima crua e também refogada com azeite e alho. "Além de proteger o fígado, a acelga auxilia no controle do diabetes, pois apresenta fibras e possui substâncias que causam regeneração das células do pâncreas, que é o local onde há a produção de insulina", explica a nutricionista Bárbara Rescalli Sanches, da Clínica Damasceno.

Além disso, a acelga também é fonte de vitamina A e C. Quem tem tendência a desenvolver cálculos renais, precisa maneirar na quantidade consumida desse alimento. "Há grande quantidade de oxalato na acelga, substância que pode se ligar ao cálcio e formar pedra no rim", explica nutricionista.
Beterraba - foto: Getty Images Beterraba

Ela também está entre os rejeitados. Mas o que poucos sabem é que ela é uma grande aliada no combate ao cansaço. Pesquisadores da Universidade de Exeter (Grã-Bretanha) descobriram que o nitrato encontrado nela ajuda a reduzir o consumo de oxigênio e, portanto, desacelera o ritmo do processo que leva ao cansaço. Por isso, eles recomendam um copo de suco de beterraba antes de praticar atividades.
Nabo - foto: Getty Images Nabo

Este vegetal carrega doses de vitamina C, cálcio e potássio. "Estudos mostram que possui uma substância que pode prevenir certos tipos de câncer", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. As folhas do nabo constituem um excelente alimento com alto teor de vitamina A, vitaminas do complexo B e de vitamina C. Além disso, suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal, o que ajuda a digestão.
Chicória - foto: Getty Images Chicória

Ela é rica em oligossacarídeos, substâncias que não são totalmente digeridas pelo organismo e servem de alimento para as bactérias benéficas intestinais, são os chamados prebióticos. "Esta substância auxilia no bom funcionamento intestinal, tratando casos de intestino preso, diminui os níveis de toxina no intestino, auxiliando na prevenção de cânceres", explica Bárbara Rescalli Sanches.

Também melhora a absorção de minerais e controla os níveis de triglicérides no sangue. Outra vantagem é a sua capacidade de desintoxicação, ou seja, auxilia na eliminação de toxinas no organismo. Além disso, constitui uma importante fonte de vitaminas A, B, C e D e de sais minerais. É de baixo valor calórico, sendo excelente para utilizar nas dietas de emagrecimentos. O melhor modo para ela ser consumida é crua, para melhor aproveitar o seu valor nutritivo.
Pitangas - foto: Getty Images Pitanga

Essa pequena fruta vermelha se destaca pela quantidade de cálcio que carrega, fósforo e ferro, além de vitaminas A e C, indicando seu elevado poder antioxidante o que faz dela uma poderosa aliada para os ossos, ajudando a prevenir doenças como osteoporose. Segundo Bárbara Rescalli, ela também é rica em licopeno, importante na prevenção de uma série de cânceres, como o câncer de próstata, pulmão e estômago. Para consumir essa fruta, é preciso tomar cuidado com os fungos, que se reproduzem na casca da fruta. Observe se a casca não está com uma textura áspera ou com uma cor diferente.
Cará

Esse tubérculo é o primo menos famoso da batata. Por ter o gosto muito parecido com o de um alimento tão popular, o cará foi deixado de lado, e poucas pessoas o colocam no prato. De acordo com Bárbara Rescalli, o cará é uma fonte de carboidratos que pode ser utilizado para a recuperação muscular após uma atividade física. Também traz benefícios para o sistema imunológico e inibe a ação maléfica de radicais livres. 

Proteja seu seu coração

Saiba o que entra e o que sai do prato para proteger o coração

Algumas gorduras precisam ser substituídas, já soja e carne magra ganham destaque na dieta


Por Ana Paula de Araujo - publicado em 24/01/2012

Você sabe o que faz bem ou mal ao seu coração? Uma pesquisa do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, mostrou que a maioria dos pacientes com problemas cardíacos não sabem exatamente como deve ser a sua alimentação. O levantamento incluiu 600 voluntários, portadores de doenças como pressão alta, diabetes, obesidade e colesterol elevado.

Grande parte dessas pessoas não sabe a diferença entre os tipos de gordura e quais são mais saudáveis - 20% dos entrevistados não sabiam que as gorduras saturadas são ruins para o coração e 57% acreditavam que as gorduras poli-insaturadas são prejudiciais - quando, na verdade, fazem bem. Pensando nisso, pedimos a nutricionistas que indicassem as melhores e as piores opções de alimentos para pessoas com problemas que afetam o coração, ou mesmo para aquelas que querem manter esse órgão saudável por muitos anos. 
handle
1
2
1. O perigo: leite integral

Alimentos de origem animal costumam ser ricos em gordura saturada. "Esse tipo de gordura traz prejuízos à saúde do coração, pois pode causar aterosclerose, aumento do colesterol e infarto", explica a nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde, em São Paulo.

2. O amigo: leite desnatado

Apesar de também ser de origem animal, o leite desnatado é isento de gordura. Se você não gosta muito do sabor mais "aguado", pode optar pelo semidesnatado. "O leite semidesnatado chega a ter oito vezes a menos de gordura do que o integral", diz a nutricionista Paula Castilho, da clínica Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo.  
Maionese - Getty Images 1. O perigo: manteiga ou margarina

Embora algumas pessoas pensem que um é muito mais saudável que o outro, existem fatores prejudiciais nos dois. No caso da manteiga, por ser de origem animal, há grandes quantidades de gorduras saturadas, que podem levar à aterosclerose, aumento do LDL (mau colesterol) e, consequentemente, a um infarto.

Já a margarina, por ser feita com óleos vegetais líquidos e quimicamente modificados ou óleo vegetais líquidos hidrogenados, também faz crescer os níveis de colesterol LDL.

2. O amigo: maionese natural

Para fazer dupla com o pão, nada como uma maionese natural - com moderação. A maionese foi apontada pela pesquisa do Instituto Dante Pazzanese como um dos alimentos menos prejudiciais ao coração, embora nem todos saibam disso. Isso porque, segundo os pesquisadores, ela é rica em gorduras poliinsaturadas, que fazem bem ao coração. A receita da nutricionista Paula Castilho é simples: bata no liquidificador, para cada 200 ml de leite desnatado, uma colher de sobremesa de azeite. O azeite funcionará como um emulsificante, que dará a consistência desejada ao preparo. Depois de pronto, basta temperar com ervas - nada de sal.
Suco de cenoura - Getty Images 1. O perigo: refrigerante

Não importa que ele seja light: o refrigerante é rico em sódio. "Isso leva à elevação na pressão arterial, o que aumenta os riscos de ataque cardíaco", afirma Paula. Além disso, por ser rico em açúcar, o refrigerante contribui com o ganho de peso, o que pode levar a uma série de doenças, como diabetes. "Mesmo as versões sem açúcar devem ser evitadas, já que os adoçantes devem ser consumidos com moderação, pois o consumo excessivo ativa os receptores de glicose no intestino, o que aumenta a glicemia e o acúmulo de gordura no tecido adiposo", completa Bruna.

2. O amigo: suco natural sem açúcar

Existem diversas frutas que são amigas do coração. Uma das opções é o suco de uva integral, já que a casca dessa fruta é fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante. "Ele atua neutralizando os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e problemas de coagulação, além de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares", explica Bruna Murta. Outra opção é o suco de frutas e legumes com carotenoides, como melancia, mamão, manga, goiaba e cenoura. Segundo a nutricionista Paula, assim como o resveratrol, essa substância é antioxidante e tem ação preventiva na formação inicial de placas de gordura.
Salgadinho - Getty Images 1. O perigo: salgadinho industrializado

Além de serem ricos em sódio - o que eleva a pressão sanguínea -, os salgadinhos industrializados são cheios de gordura trans, que pode levar ao entupimento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, a um derrame.

2. O amigo: salgadinho de soja

Se o intuito for comer salgadinho como petisco, considere tentar um salgadinho de soja. "A soja é rica em isoflavona e em ômegas 3 e 6 que ajudam a regular os níveis de colesterol, diminuindo as chances de doenças cardiovasculares", justifica Paula Castilho.
Carne branca - Getty Images 1. O perigo: carnes vermelhas

Assim como o leite, as carnes vermelhas são ricas em gordura saturada, devido à origem animal. Como já explicado pela nutricionista Bruna Murta, o excesso dessa gordura pode desregular o colesterol e levar a diversas complicações ao coração, sobretudo aterosclerose, que aumenta o risco de infarto.

2. O amigo: Carnes brancas

Substituir a carne vermelha pela branca - como frango e peixe -, nem que seja algumas vezes na semana, propicia grandes vantagens. No caso do peixe, que conta com ômegas 3 e 6, existe uma melhora no perfil lipídico, ou seja, o colesterol ruim baixa e o bom aumenta.

Se você estiver disposto a mudanças mais radicais, encare a carne de soja. "Fonte de proteína completa, assim como as carnes, a carne de soja também fornece outros componentes benéficos à saúde, como isoflavonas, ômegas 3 e 6, vitaminas do complexo B, fibras e minerais", conta a nutricionista Bruna Murta.

Pesquisas científicas mostram que o consumo de soja e seus derivados (tofu, hambúrguer de soja etc.) pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer, além de auxiliar no tratamento de diversas doenças crônicas.
Chocolate - Getty Images 1. O perigo: brigadeiro e outros doces

Eles podem ser uma delícia, mas não colaboram em nada com a saúde do coração, por muitos motivos. O primeiro deles é o índice glicêmico. Como doces são fontes de carboidrato simples, que possui alto índice glicêmico, são digeridos e absorvidos rapidamente, aumentando a glicemia (taxa de açúcar no sangue). Com isso, maior o acúmulo de gordura e maiores os riscos ao coração.

Em excesso, o açúcar também aumenta os níveis de triglicérides, que junto ao colesterol alto, leva à displidemia, uma anormalidade que pode provocar infarto, acidente vascular encefálico (AVE ou AVC), entupimento de veias e ganho de peso.

"Outro problema é que as moléculas de glicose (açúcar) têm afinidade com certos tipos de proteína. Quando existe açúcar sobrando na circulação, aumenta o risco de ele grudar nessas proteínas e formar compostos caramelados (AGEs). Grudentos, eles colam na parte interna das artérias, o que prejudica a elasticidade dos vasos e favorece o aumento da pressão arterial", conta a nutricionista Bruna Murta.

2. O amigo: chocolate meio amargo

O chocolate amargo e o meio amargo são bons para o coração, justo por serem mais ricos em cacau. Segundo a dupla de nutricionistas, o cacau é fonte de catequinas, substância da família dos polifenois. Isso garante a essa delícia um poderoso efeito antioxidante, que reduz a formação de placas de gordura e combate o colesterol.

Mas, calma: os chocólatras não devem se empolgar. Moderação é a chave para aproveitar os benefícios. Aproximadamente 30 gramas por dia é a quantidade ideal para que as gorduras presentes no chocolate não prejudique o coração.
Pão integral - Getty Images 1. O perigo: pão branco

O pãozinho tradicional de café da manhã ou lanche da tarde é rico em carboidratos simples. O caso é o mesmo do brigadeiro e de outros doces: por ser um carboidrato simples, é rapidamente absorvido e aumenta rapidamente a glicemia, além de aumentar os níveis de triglicérides.

2. O amigo: alimentos integrais

Ricas em fibras, as opções integrais fazem com que a sua digestão seja mais lenta. "As fibras fazem uma limpeza no organismo e ajudam a tirar o excesso de gordura, como uma esponja, diminuindo o colesterol e aumentando a saciedade", diz Paula Castilho.
Temperos naturais - Getty Images 1. O perigo: sal

Rico em sódio, o sal está relacionado a muitos males do coração. "O consumo excessivo pode agravar o desenvolvimento de doenças crônicas - como a hipertensão arterial -, doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer gástrico, mortalidade por acidente vascular encefálico e sobrecarga renal", conta Bruna Murta.

2. O amigo: temperos naturais

A nutricionista Paula Castilho ensina um tempero que deixa os alimentos uma delícia e substitui facilmente o sal:
Ingredientes
- 1 colher de sopa de orégano
- ½ colher de sopa de sopa tomilho
- 1 colher de sopa de manjericão
- 1 colher de sopa de salsa.
Bata no liquidificador e guarde em um potinho fechado, em temperatura ambiente. Use principalmente na hora de cozinhar. Deixe pra adicionar sal apenas se necessário, na hora que o alimento já estiver pronto. 

Sete tipos de oleaginosas que mais protegem o coração

Nozes, castanhas, pistaches e amêndoas diminuem riscos de doenças cardiovasculares


Por Fernando Menezes - publicado em 15/06/2011

Conhecidas por ser um grupo de alimentos muito saudável, rico em proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, as oleaginosas não podem ficar de fora da dieta. Algumas delas se destacam por proteger ainda mais o sistema cardiovascular. "Parte desses alimentos são especialmente ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, nutrientes que agem de forma positiva nos níveis de lipídios sanguíneos. Manter os níveis adequados desses lipídios, como o colesterol, é fundamental para reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares", explica a nutricionista Maria Carla Leone, da Unilever.

Mesmo com todos esses benefícios, é preciso ter cuidado na hora de consumir as oleaginosas. "Por serem fontes de gordura, esses alimentos são altamente energéticos e, em grande quantidade, podem contribuir para o aumento da ingestão energética diária, ocasionando ganho de peso", alerta a nutricionista.

Confira a lista de oleaginosas que são campeãs na hora de proteger o sistema cardiovascular e a quantidade certa para consumo diário. 
Nozes

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos Pennsylvania State University, nos Estados Unidos revelou que, entre as frutas oleaginosas, as nozes são as mais recomendadas para uma dieta saudável por conter o mais alto nível e a melhor qualidade de antioxidantes, substâncias que estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos, o que minimiza os riscos de entupimento das artérias.

Segundo o estudo, um punhado de nozes contém duas vezes mais antioxidantes que uma mesma quantidade de castanha, amêndoa, amendoim, pistache, avelã, castanha-do-pará, castanha de caju, macadâmia ou noz-pecã. A pesquisa também concluiu que os essas substâncias encontradas em nozes são entre duas a 15 vezes mais poderosas do que os antioxidantes da vitamina E, também conhecida por esse benefício.

"Além da grande quantidade de antioxidantes encontrados nela, a noz é a oleaginosa que mais possui gordura poliinsaturada, considerada a gordura mais benéfica ao coração. Por isso, o seu consumo deve ser diário para quem tem problemas cardiovasculares", explica a nutricionista Maria Carla.

Quantidade recomentada por dia: até cinco unidades 
Castanha- Foto Getty Images Castanhas

Um levantamento conduzido pela Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, sugere que a ingestão diária de 67 gramas de castanhas, o que dá aproximadamente dois punhados, reduz o LDL - o mau colesterol - em 7,4%. As concentrações de triglicérides chegaram a cair até 10%.

Segundo Maria Carla Leone, isso acontece graças à grande quantidade de gorduras monoinsaturadas que esse alimento fornece ao organismo. "Estudos mostram que substituir a gordura saturada da nossa alimentação por poliinsaturada reduz a concentração de colesterol no sangue. Um efeito similar acontece quando substituímos a gordura saturada por monoinsaturada", explica.

Quantidade recomendada por dia: duas a três unidades
Castanha do Pará- Foto Getty Images Castanhas do Pará

Essas oleaginosas típicas da Floresta Amazônica são fonte de fósforo e potássio, minerais essenciais para equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos e evitar arritmias. "Além disso, a castanha do Brasil, ou castanha do Pará, é a oleaginosa que contém a maior quantidade de selênio, mineral que diminui a viscosidade do sangue e facilita a circulação e o transporte de nutrientes pelo sistema cardiovascular", diz a nutricionista Maria Carla. Entretanto, não é recomendável exagerar: em longo prazo, a ingestão diária de mais de quatro castanhas do Pará por dia pode prejudicar a produção de unhas e cabelos, deixando-os mais fracos e quebradiços.

Quantidade recomentada por dia: duas a três unidades
Pistaches - Foto Getty Images Pistaches

A Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos, demonstrou que comer diariamente pistache faz bem à saúde do coração. Isso porque essa oleaginosa reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda na proteção do organismo contra radicais livres, pois tem efeito antioxidante. O pistache contém fitoesteróis em quantidades suficientes para melhorar a saúde do organismo, fazendo com que se evite um eventual entupimento das veias pelo mau colesterol.

Quantidade recomentada por dia: 30 gramas por dia. Aproximadamente uma xícara de chá.
Castanha de Caju- Foto Getty Images Castanha de caju

Fonte de minerais, como ferro, cálcio, fósforo e sódio, e de gorduras insaturadas, essa parte do caju contém um aminoácido chamado argimino, que alarga as artérias e assim diminui a pressão sanguínea, protegendo todo o sistema cardiovascular. Segundo a nutricionista Maria Carla Leone, a castanha de caju contém grande quantidade de gorduras insaturadas que aumentam os níveis de colesterol bom, o HDL, no sangue.

Consumo diário: três unidades.
Avelã- Foto Getty Images Avelã

Essa oleaginosa contém uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, que combate o colesterol ruim, o LDL, no sangue. Para fazer uma comparação, ela possui o dobro desse ácido graxo em relação à castanha de caju. Além disso, a avelã é fonte de magnésio e vitaminas do complexo B que servem como antiinflamatórios que protegem o coração.

Consumo diário: quatro unidades por dia.
Amêndoas- Foto Getty Images Amêndoas

Rica em proteínas, que correspondem a aproximadamente 20% de sua composição, a amêndoa também é fonte de vitaminas E e B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gorduras monoinsaturadas, que podem diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. Estudos da Experimental Biology, uma organização médica dos Estados Unidos, comprovam que essa combinação de nutrientes contidos na amêndoa pode diminuir o risco de doença cardíaca.

Quantidade recomentada por dia: 10 a 12 unidades

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13376-sete-tipos-de-oleaginosas-que-mais-protegem-o-coracao?utm_source=news_mv&utm_medium=especial&utm_campaign=785276

Culinária mediterrânea: conheça alimentos que fazem bem ao coração

Saiba quais são as gorduras saudáveis que podem evitar problemas cardíacos


Por Minha Vida - publicado em 18/01/2011

A tradição de alta longevidade e baixa incidência de problemas cardíacos entre as populações dos países banhados pelo mar Mediterrâneo (Itália, Grécia, Albânia, Espanha, França, Iugoslávia, Síria, Líbano, Israel e Turquia) tem despertado atenção de nutricionistas e nutrólogos. Adeptos de uma alimentação saudável em todo o mundo também já reconhecem os benefícios desta dieta que não exige nenhum prato ou cardápio específico. "Ela se baseia principalmente na troca de gorduras más por boas", explica a nutricionista do Hospital SOS Cardio, Roseli Nascimento.

A alimentação mediterrânea é rica em alimentos de gordura monoinsaturada (dos óleos) e poli-insaturada (dos peixes e oleaginosas) que, ao contrário da saturada, reduzem os níveis de colesterol ruim, o LDL. Além disso, este tipo de culinária preza pelo consumo de pães integrais com massas de grão duro, vegetais crus, peixes de águas frias com alto teor de ômega-3 (como salmão, atum e bacalhau), azeitonas, amêndoas, nozes, avelãs e de azeite de oliva extra virgem. 
Dieta para o coração
Azeite
Pesquisadores atribuem todos os benefícios do azeite ao extraído de olivas de tipo extravirgem, que é o mais nobre, obtido na primeira prensagem das azeitonas. Ele é o campeão em gorduras monoinsaturadas que protegem o coração. Mas, nem por isso, óleos de canola, de milho, girassol ou soja são considerados vilões. Eles também garantem a sua porcentagem de defesa contra os níveis de mau colesterol.

Ômega 3
Também é um tipo de gordura boa - um ácido graxo presente na sardinha, atum, cavalinha, salmão, bacalhau, albacora e cação - que no corpo humano minimiza a ação nociva de compostos inflamatórios. A ingestão de doses elevadas deste ácido graxo é amplamente indicada para reduzir depressão, melhorar a parte cardiovascular e prevenir doenças do coração, intestino e articulações.  
Conheça alimentos que fazem bem ao coração
Cogumelos
Fungi é excelente fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais. Os do tipo shiitake, são uma variedade cheia de betaglicanas (carboidrato presente na parede celular dos cogumelos) que contribuem para afastar duas ameaças que rondam o coração: taxas de colesterol ruim e níveis de açúcar no sangue.

Oleaginosas
Uma porção diária de nozes, amêndoas ou castanhas garante a proteção do coração e combate o envelhecimento. As gorduras monoinsaturadas que estes alimentos fornecem reduzem os níveis do mau colesterol, que faz entupir as artérias e causa infarto. 

Nozes são capazes de estimular a dilatação dos vasos, minimizando riscos após a ingestão de alimentos gordurosos. O responsável por esse relaxamento das artérias é o aminoácido arginina, utilizado na produção do óxido nítrico, uma substância reconhecidamente vasodilatadora. A castanha-do-Pará também é fonte de fósforo (que ajuda a prevenir a osteoporose) e potássio (essencial para equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos). Mas, no geral, as oleaginosas também apresentam um grande conjunto de antioxidantes, como o ômega-3 e os polifenóis.

Exercícios simples melhoram a batida do seu coração

Boa frequência cardíaca melhora o funcionamento do cérebro e o bem-estar


Por Especialista - publicado em 06/05/2010


Nosso coração possui um conjunto de 40 mil neurônios, um "minicérebro", que o torna sensível e capaz de adaptar o comportamento de acordo com suas percepções. O coração reage ao que percebe, influenciando todo o corpo, inclusive, o cérebro. 

O "tum- tum" do nosso coração tem tanto as batidas que aceleram nosso funcionamento quanto as batidas que procuram brecar o aceleramento. O equilíbrio entre estas batidas chama-se coerência cardíaca: "Quando o ritmo de variabilidade do coração é forte e saudável, as fases de aceleração e redução alternam-se com rapidez e regularidade. Há uma coerência na variabilidade do ritmo cardíaco, diferente do caos." Esta é a definição de Davi Servan-Shreiber, neuropsiquiatra.

Ele ainda diz que se só mantivermos a vida em stress, com o pé no acelerador, o breque fica fraco. Um coração saudável precisa do equilíbrio entre acelerador e freio, o que pode ser conseguido através de hábitos saudáveis e exercícios. David Schreiber ainda ressalta: "Stress é possivelmente um fator de risco muito maior para as doenças cardíacas do que o fumo." 
 "Quando o cérebro emocional não está funcionando bem, o coração sofre e se desgasta. Mas, a mais espantosa descoberta de todas é que essa relação funciona em mão dupla. O funcionamento correto do coração acaba por influenciar nosso cérebro também", sinaliza David Schreiber. Ou seja, quanto maior a coerência cardíaca, maior o ajuste entre cérebro e resto do corpo, portanto, maior a sensação de bem-estar, do equilíbrio da pressão arterial, de tranquilidade e ainda, maior é o retardo parcial do envelhecimento.
Em seu livro "Curar...", David Servan-Schreiber apresenta um exercício simples para melhorar o "tum-tum" do nosso coração:

1) Em um local agradável, longe de interrupções

a- Coloque sua atenção na respiração;
b- Inspire e expire profundamente uma vez;
c- Faça uma pausa de alguns segundos na respiração;
d- Inspire e expire profundamente mais uma vez;
e- Repita esta sequência até que sua respiração fique mais estável;

2) Depois, mantenha sua atenção na região do coração por uns 15 segundos

3) Imagine que você está respirando com o coração (se isso for difícil, imagine que está respirando do centro do seu peito).

4) Continue respirando lenta e profundamente, dando atenção a região do coração ou centro do peito.

5) Lembre-se de algum sentimento ou imagem agradável.
Assim, o coração enviará para o cérebro emocional a mensagem de que tudo está em ordem e, então, ele poderá trabalhar melhor e com mais eficiência. O resultado clínico desse exercício é: diminuição de stress, fadiga, depressão e hipertensão, e melhora da concentração, memória e sensação de bem-estar.

Jovem emagrece 73 quilos após experimentar vestido de noiva

Julia no início da dieta. (Foto: Julia Kozerski/ Divulgação)A fotógrafa norte-americana Julia Kozerski, 28, perdeu 73 quilos em dois anos. A mudança de hábitos aconteceu após a artista fazer a primeira prova do vestido de noiva, em 2009, e perceber que estava muito acima do peso. Toda a transformação foi documentada em aproximadamente 200 fotos que ajudaram Julia a seguir em frente.  

Leia também:
Dona de casa perdeu 76 quilos sem remédio nem cirurgia


A primeira foto dessa fase da vida de Julia foi captada no dia da compra do vestido de casamento. A fotógrafa aparece vestida com roupas de ginástica, vestidos, lingeries e trajes de festa.

Julia disse que grandes mudanças podem acontecer. (Foto: Julia Kozerski/ Divulgação)A jovem, que vive na cidade de Milwaukee, em Wisconsin, parou de comer comidas que não são saudáveis, começou a contar as calorias do que ingeria e passou a praticar atividades físicas. Hoje, ela está com 76,5 quilos.A fotógrafa praticou atividades físicas também. (Foto: Julia Kozerski/ Divulgação)

Durante o processo de emagrecimento, Julia pensou em desistir, mas as fotos a ajudaram a se animar. Além disso, ela mesma se presenteava com CDs e outros objetos a cada 4,5 kg perdidos. Segundo a fotógrafa, grandes mudanças pode acontecer, basta começar com pouco.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Trapaceie o cérebro emocional

Trapaceie o cérebro emocional

Na hora de servir seu prato, ponha a "distorção da porção" para trabalhar para você.
O cérebro trabalha com "pistas". Então sirva-se em pratos ou recipientes menores do que está acostumada, assim o cérebro verá que estão repletos.
Nunca coloque 1 bola de sorvete num recipiente que caibam 3 bolas e sim, no que mal caiba 1 bola.
Quando você deixa espaços vazios, o cérebro justifica uma segunda dose.



1 bola de sorvete servido em uma taça de 150ml

Pois, sempre comemos mais quando nos dão mais. Lembrando que, porção maior só significa que comemos a mais, não estaremos mais satisfeitos.
Tenha em mente que os fabricantes de alimentos lucram com sua falsa crença de que maior é melhor

Os passos de alimentação saudável (é gostoso e faz bem).

A T I T U D E S:
Seja realista:
Faça pequenas mudanças no modo em que se alimenta e no seu nível de atividade física.
Não comece com grandes alterações.

Seja aventureiro:
Saia da rotina e experimente alimentos e preparações que não conhece, principalmente se for à base de frutas e verduras.

Seja flexível:
Não fique calculando os objetivos a cada refeição. O ideal é ter um plano alimentar.

Dê preferências:
Prefira uma alimentação pobre em gorduras, rica em frutas e verduras.

Seja moderado:
Consuma menos aimentos ricos em açúcar e sal.

Estabeleça horários:
Apartir do café da manhã você pode planejar seu dia alimentar atendendo a necessidade do seu corpo e com bem estar, não passe muito tempo sem se alimentar.

Tenha contato com pessoas, leituras e situações saudáveis.
Para ter um corpo magro, saudável, com disposição, bom humor é necessário mudar o estilo de vida.

Ser forte - Ter força


Q uanto mais forte você faz uma coisa, mais forte você se torna.
Quanto mais você se exercita na academia, mais forte os seus músculos se tornam.
Quanto mais você reclama, melhor você se torna na prática da reclamação.
Quanto mais você aprende, melhor você se torna em aprender.

Quanto mais desculpas você cria, melhor você se torna em criar desculpas.
Quanto mais você realiza, melhores serão as suas realizações.
Uma ação nova e positiva pode parecer insignificante no início, 
mas ela tem o potencial de crescer cada vez mais forte.
Decida em que aspecto você deseja ser forte e exercite-se nessa prática mais e mais e mais vezes.

Nélio DaSilva

EMAGRECIMENTO é planejamento, organização e capricho!

Técnicas de estilo de vida


1.        Mantenha um diário alimentar;
2. Maximize a percepção da alimentação evitando a alimentação automática;
3. Identifique os desencadeadores (“gatilhos”) da alimentação;
4. Não faça nada diferente enquanto come (ver tv ou ler jornal, por exemplo);
5. Alimente-se no local adequado, sentado – não coma em pé ou andando;
6. Pouse os talheres entre os bocados e mastigue devagar os alimentos;
7. Use uma lista durante as compras e não faça compras em jejum ou com fome;
8. Compre alimentos que requerem preparo;
9. Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos problemáticos fora da visão;
10. Não coloque as travessas da mesa durante a refeição;
11. Coma uma porção de cada vez e saia da mesa após alimentar-se;
12.  Prepare-se com antecedência para eventos especiais e situações que podem colocar seu emagrecimento em risco.

Ordem do dia = FIRMEZA

A FIRMEZA é uma energia que fortalece a DETERMINAÇÃO para controlar o impulso de um prazer imediato, em prol de alguma coisa maior;
 por exemplo: deixar de comer, sem necessidade,agora,  para ter um corpo legal nas próximas semanas.

A FIRMEZA portanto é um dos ajudantes da DETERMINAÇÃO.
É aquela qualidade que os preguiçosos não têm quando ficam, cara a cara, com a tentação. 


Dicas para emagrecer rapidamente

Final de ano chegando, roupas novas, férias,....
Expectativas? Pois é, qual é a resposta?
Vejamos algumas dicas para você ver seu emagrecimento se concretizando mais adequadamente;

1 - ESTEJA CERTO DE QUE VOCÊ QUER MESMO EMAGRECER
Saiba que querer emagrecer é como querer parar de fumar,  num primeiro momento é difícil, mas se ao tomar a decisão, ela for baseada na sua vontade, terá muito mais chance de ser bem sucedida.

2 - QUEIRA COMEÇAR DE MANEIRA CORRETA
Emagrecer é mais fácil e rápido do que manter o peso ganho. Faça distinção entre "perder peso" e emagrecer com saúde. Escolha a segunda opção (sem dúvida).

3 - DEFINA CLARAMENTE SUA META
Isso é uma questão fundamental que você precisa ter em mente. Só conseguimos o que está bem definido na nossa cabeça.

4 - BUSQUE AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA A MUDANÇA DEFINITIVA
Cuidado para não criar uma revolução insustentável que acabe fazendo você voltar aos seus antigos hábitos (regimes de baixas calorias). As novas mudanças devem ser seguidas pelo resto da vida.

5 - CONTROLE O ESTRESSE
O estresse aumentado leva a compulsão alimentar e tende a jogar fora seu emagrecimento.

6 - ENVOLVA AS PESSOAS QUE ESTÃO AO SEU REDOR
Elas podem contribuir para o seu sucesso.

7 -  NÃO PARE. CONTINUE SEMPRE!
Não deixe que a sensação de vitória dos primeiros quilos eliminados o convença de que a guerra com o excesso de peso acabou. Não confunda alívio com paz. A verdadeira vitória é alcançada um passo após o outro, e a meta final é a manutenção do peso conquistado.
UMA MENTE LIVRE E UM CORPO SAUDÁVEL. 


Nada dura sem continuidade


Querer que algo dure sem aplicar um processo de continuidade é dar soco no sereno. 
Nada pode durar sem uma investida diária na continuidade.
Qualquer que seja o projeto, ela é um alimento constante para se chegar a um lugar promissor.
Começar com intensidade - seja um negócio - um relacionamento ou emagrecimento e parar no meio por falta de persistência vai fazer de sua vida um jardim de criptas cheio de lápides com inscrições do gênero:
"Aqui Jaz um emprego" -  Aqui Jaz meu amigo", "Aqui Jaz minha autoestima".
Vá sempre até o final daquilo que se propôs a fazer.
No inicio o sentimento da mudança é bom,
 depois o medo surge, e o desconforto aparece,
 mas é transitório,
 invista mais um pouco , dê continuidade,
 e você alcançará sua vitória.
Márcia Cabrera



Basta de arrumar dificuldades para emagrecer


Deixe de fazer comentários inocentes a seu respeito. Nada de "Estou Gordo (a)", "sou desajeitado(a)", "não posso evitar", "sou bobo(a)", "sempre fui assim", "nunca fui bom nisso", etc.
 E, nem qualquer outra declaração que surgir, de que há algo em você que seja "desastroso"!
Muitos criam problemas, ao repetir a si mesmo, milhares de vezes, como é "duro" fazer regime.
Conscientize-se.
VOCÊ NÃO ESTÁ DE REGIME E SIM, SE REABILITANDO!
 

Bom dia!

     Lembre-se:
   Todo início de dia
é uma nova chance
 para que um estilo de vida saudável se reinicie.
  Renove seu compromisso de viver
 uma vida mais saudável !!!!!

"pisou"?
 retome!