OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 4 de julho de 2012

8 lanches que seu filho deve evitar


Nutrir o hábito de uma alimentação saudável desde a infância é muito importante para o crescimento de qualquer pessoa. Não só pelos benefícios de comer alimentos que fazem bem ao corpo, mas também para ter o costume de substituir as guloseimas que são prejudiciais à saúde por esses produtos.
Quando se é criança alguns excessos são permitidos, como doces e salgadinhos fora de hora que os filhos pegam em segredo da despensa.  Mas os pais devem ficar de olho e tentar educar os filhos sobre alguns “lanches” ou petiscos que devem ser evitados.
  
Salgados e bolachas de queijo: A mistura pode parecer uma boa ideia, ainda mais quando estamos com fome. No entanto, consumir as bolachas processadas com queijo industrializado é um erro: a porção de 3 bolachas tem mais sódio do que uma bolacha com queijo natural e tanto açúcar quanto duas barras de chocolate. (Foto: Thinkstock)

Papinha de maçã: Açúcar e conservantes são os dois produtos que conferem a um pote de molho de maçã o gosto delicioso. Em vez de comprar, que tal preparar em casa e servir com um pouco de mel? (Foto: Thinkstock)

Iogurte: Há tempos que o iogurte deixou de ser sinônimo absoluto de alimento saudável. Muitos iogurtes vendidos no mercado como produtos com baixo teor de gordura foram produzidos com muito açúcar e outras substâncias descartáveis. O mais indicado é ler a embalagem antes de oferecê-lo para seu filho. (Foto: Thinkstock)

Salgadinhos: Não há problema algum em consumir uma porção moderada de vez em quando. O problema surge quando esse consumo se torna diário. Uma porção de 50 gramas de frituras de farinha de queijo representa a metade das gorduras que seu filho pode consumir em um dia. (Foto: Thinkstock)

Barrinha de cereal com chocolate: Além de a barrinha ser feita com farinha refinada, o chocolate possui uma quantidade de calorias equivalente a um café da manhã quase completo. Melhor trocá-la por uma fruta ou uma barrinha integral. (Foto: Thinkstock)

Pipoca: Pesquisas recentes comprovaram que os grãos da pipoca possuem um nível surpreendentemente alto de antioxidantes (muitas vezes mais que frutas), o que é ótimo. Mas elas se tornam um perigo quando são processadas e incrementadas com conservantes, óleo e sabores artificiais. As pipocas de micro-ondas também não são recomendáveis, elas têm duas vezes mais calorias do que as feitas no vapor. (Foto: Thinkstock)

Muffins e bolinhos: Apesar de esta delícia não ser completamente isenta de fatores nutricionais (como fibras e proteínas), o açúcar, a gordura e as calorias fazem com que equivalha a 3 cachorros-quentes, 10 rosquinhas de chocolate e 3 bolas de sorvete! (Foto: Thinkstock)

Pretzles: saturação de sódio, açúcar e muita gordura. Melhor trocar por um belo prato de cereal integral. (Foto: Thinkstock)

Nenhum comentário:

Postar um comentário