Nutrir o hábito de uma alimentação saudável desde a infância é muito importante para o crescimento de qualquer pessoa. Não só pelos benefícios de comer alimentos que fazem bem ao corpo, mas também para ter o costume de substituir as guloseimas que são prejudiciais à saúde por esses produtos.
Quando se é criança alguns excessos são permitidos, como doces e salgadinhos fora de hora que os filhos pegam em segredo da despensa. Mas os pais devem ficar de olho e tentar educar os filhos sobre alguns “lanches” ou petiscos que devem ser evitados.
Salgados e bolachas de queijo: A mistura pode parecer uma boa ideia, ainda mais quando estamos com fome. No entanto, consumir as bolachas processadas com queijo industrializado é um erro: a porção de 3 bolachas tem mais sódio do que uma bolacha com queijo natural e tanto açúcar quanto duas barras de chocolate. (Foto: Thinkstock)
Papinha de maçã: Açúcar e conservantes são os dois produtos que conferem a um pote de molho de maçã o gosto delicioso. Em vez de comprar, que tal preparar em casa e servir com um pouco de mel? (Foto: Thinkstock)
Iogurte: Há tempos que o iogurte deixou de ser sinônimo absoluto de alimento saudável. Muitos iogurtes vendidos no mercado como produtos com baixo teor de gordura foram produzidos com muito açúcar e outras substâncias descartáveis. O mais indicado é ler a embalagem antes de oferecê-lo para seu filho. (Foto: Thinkstock)
Salgadinhos: Não há problema algum em consumir uma porção moderada de vez em quando. O problema surge quando esse consumo se torna diário. Uma porção de 50 gramas de frituras de farinha de queijo representa a metade das gorduras que seu filho pode consumir em um dia. (Foto: Thinkstock)
Barrinha de cereal com chocolate: Além de a barrinha ser feita com farinha refinada, o chocolate possui uma quantidade de calorias equivalente a um café da manhã quase completo. Melhor trocá-la por uma fruta ou uma barrinha integral. (Foto: Thinkstock)
Pipoca: Pesquisas recentes comprovaram que os grãos da pipoca possuem um nível surpreendentemente alto de antioxidantes (muitas vezes mais que frutas), o que é ótimo. Mas elas se tornam um perigo quando são processadas e incrementadas com conservantes, óleo e sabores artificiais. As pipocas de micro-ondas também não são recomendáveis, elas têm duas vezes mais calorias do que as feitas no vapor. (Foto: Thinkstock)
Muffins e bolinhos: Apesar de esta delícia não ser completamente isenta de fatores nutricionais (como fibras e proteínas), o açúcar, a gordura e as calorias fazem com que equivalha a 3 cachorros-quentes, 10 rosquinhas de chocolate e 3 bolas de sorvete! (Foto: Thinkstock)
Pretzles: saturação de sódio, açúcar e muita gordura. Melhor trocar por um belo prato de cereal integral. (Foto: Thinkstock)
Nenhum comentário:
Postar um comentário