OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 2 de junho de 2012

10 ERROS NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR DAS CRIANÇAS

Por causa de mudanças, para pior, nos hábitos alimentares, uma em cada três crianças brasileiras entre sete e 12 anos sofre com excesso de peso. Refeições à vontade, ricas em açúcares e gorduras, e várias horas ao dia passadas em frente à televisão ou ao computador estão na origem da epidemia de quilos extras que avança junto com a idade e atinge 41% dos adultos no país.
.
A culpa pelos maus hábitos começa em casa. Por isso, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) listou 10 erros na educação alimentar das crianças e dá dicas principalmente para os pais superarem os problemas à mesa.
.
ERRO 1. Dizer sempre sim: a criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. É preciso destinar um dia por semana a situações em que é possível ser mais liberal.

ERRO 2. Lanches fora de hora: o ideal são seis refeições diárias. É importante evitar as beliscadas fora desses horários.

ERRO 3. Oferecer comida como recompensa: “Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.

ERRO 4. Ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado: ” Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.

ERRO 5. Brincadeiras na mesa: hora de comer é hora de seriedade. Evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.

ERRO 6. Ceder ao primeiro não gosto disso: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada.

ERRO 7. Substituir refeições: “Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira”. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.

ERRO 8. Tornar a ida a uma lanchonete um programão: a comida de casa fica meio sem graça.

ERRO 9. Servir sempre a mesma comida: A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes, vai faltar fibras.

ERRO 10. Dar o exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e os pais somente beberem refrigerantes.
.
Fonte: Temperus GastronômicoVeja mais...
13 mandamentos para uma família mais saudável à mesa
Refeições longe da telinha
Falta de apetite das crianças: o que fazer?


http://alimentarium.blogspot.com.br/search?updated-min=2010-01-01T00:00:00-02:00&updated-max=2011-01-01T00:00:00-02:00&max-results=50 

2 comentários:

  1. pior é que as crianças estão assim mesmo. so comendo porcarias e ficando na frente da tv ou computador.
    Na sexta falei para minha filha que ia levar no circo e ela me disse que não, porque queria assistir carrossel.

    ResponderExcluir
  2. É! Vivemos na época da informação, nossos filhos vivenciam este momento. Realmente é muito complicado mudar os hábitos, mas ... estou mudando com a minha filha, estou brincando muito com ela e invento tempo para ela. Bjs! Tety Mendonça

    ResponderExcluir