OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Aprenda a identificar seus erros alimentares e não caia nas armadilhas da dieta

O tamanho das porções e a qualidade dos acompanhamentos fazem toda a diferença

foto especialista Por Especialista - publicado em 13/03/2012
Muitas pesquisas sobre o comportamento do consumidor vêm sendo realizadas com o objetivo de conhecer e avaliar os novos hábitos da população frente a uma gama de produtos que temos atualmente. Pesquisas realizadas nos EUA relatam que frequentadores de uma rede de fast food - do tipo monte seu lanche - quando escolhiam um lanche saudável, não conseguiam manter a mesma linha de raciocínio para a tomada de decisões dos acompanhamentos. Ao escolherem pães integrais e carne com baixo teor de gordura, acabavam preferindo queijo, maionese, batatas fritas e biscoitos de sobremesa para o acompanhamento. Importante observar que alguns freqüentadores saiam deste estabelecimento pensando que haviam consumido 350 kcal e no entanto atingiam por volta de 500kcal. 
Outro experimento interessante foi realizado com barrinhas, onde foram oferecidos dois tipos nutricionalmente idênticos, no entanto, o que diferenciava era apenas o rótulo: em um deles, havia a informação "contém soja e reduz o risco de doenças cardíacas" e no outro não havia ênfase, somente a rotulagem nutricional. 
O fato de ter esta frase relacionada à saúde fazia com que os consumidores dessem uma credibilidade ao produto, associando-o até à outros fatores que as doenças cardiovasculares. Interessante notar que o quadro nutricional é pouco usado pela população, mas dizeres como este dando ênfase ao produto, acaba "rotulando" e oferecendo uma noção resumida do produto em si, o que geralmente é mais "fácil" aceitar e receber como informação. 
Nos dias atuais o entendimento do "Comer Bem" pode ter muitos significados e isto vai depender do que a comida representa para cada um de nós.
Outro risco que também vem ocorrendo com as pessoas, é comer muito do saudável, pelo fato de "saber" que contem poucas calorias e acabar repetindo a porção. Consequentemente experimentam um excesso de calorias ingeridas. 
Nos dias atuais o entendimento do "Comer Bem" pode ter muitos significados e isto vai depender do que a comida representa para cada um de nós. O comer bem pode significar comer pouco, comer sem culpa, comer alimentos saudáveis ou até mesmo comer muito do que gosta. No entanto, comer bem é uma questão de treino, exercício, para as tomadas de decisões. Importante ter uma motivação, pois afinal, somos movidos a recompensas.  
Para saber mais consulte: Moorman et al., Subjective knowledge, search location and consumer choice. J Cons Res, 2004;31:763-80. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário