OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Aproveite oito benefícios do iogurte para a saúde


O alimento melhora a prisão de ventre, aumenta a imunidade e ajuda até a emagrecer


Por Letícia Gonçalves - publicado em 29/05/2012

Se o leite já é um alimento excelente e rico em nutrientes para a saúde, imagine então o seu derivado que agrega praticamente todos os benefícios e ainda traz outras vantagens. "No iogurte, a lactose - um tipo de açúcar - foi transformada em ácido láctico por meio da fermentação bacteriana", explica a nutricionista Gisela Peres, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. "Isso faz com que o iogurte seja fonte de fermentos lácteos que melhoram a digestão e trazem benefícios para todo o organismo." Confira sete motivos para incluir iogurte na dieta e ainda aprenda uma prática receita caseira indicada por nutricionistas. 

Mulher feliz e saudável - Foto: Getty Images

Aumenta a imunidade

O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos. "Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias 'ruins'", explica a nutricionista Gisela. Esses micro-organismos contribuem para aumentar a imunidade. "O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas", complementa.

Criança comendo iogurte - Foto: Getty Images

Fortalece os ossos

Por ser derivado do leite, o iogurte é excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Uma porção de 100 gramas do alimento contêm, aproximadamente, 121mg de cálcio, segundo a Tabela de Composição Química dos Alimentos da Unifesp. "Recomendo a ingestão de iogurte, principalmente, para ajudar no crescimento de ossos e dentes de crianças e prevenir a osteoporose, principalmente em mulheres", afirma a nutricionista Gisela.

Quanto antes você iniciar a ingestão de cálcio para prevenir a perda de massa óssea, melhor. "O esqueleto é considerado um grande reservatório de cálcio", afirma a nutricionista Simone Freire, de São Paulo. Ela explica que o pico de massa óssea é geralmente alcançado por volta dos 30 anos. "Acredita-se que, por volta dos 40 anos e com a chegada da menopausa, começa a diminuição da massa óssea, sendo a mulher mais vulnerável à osteoporose por causa da mudança na produção de hormônios", diz.
Mulher comendo iogurte - Foto: Getty Images

Fonte de vitaminas do complexo B

A nutricionista Thatyana Freitas, da clínica Stesis, em São Paulo, conta que essas vitaminas ajudam a manter a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal. "Elas também atuam no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos e têm importante papel na produção de energia para o organismo, na oxigenação das células e na produção de neurotransmissores", afirma a nutricionista. Alguns estudos também apontam que as vitaminas do complexo B podem ajudar a combater a depressão e a ansiedade.
Homem trabalhando no computador - Foto: Getty Images

Protege o sistema nervoso

"O cálcio é um mineral que ajuda nas contrações musculares e na comunicação das células do sistema nervoso", conta a nutricionista Thatyana. Com isso, há uma melhora da função dos neurônios, que são células do sistema nervoso que dão estímulos (impulsos nervosos) para realizar as mais diversas atividades do corpo. Além desse nutriente, a nutricionista Gisela conta que as vitaminas do complexo B presentes no iogurte ajudam a melhorar a eficiência desses impulsos nervosos.
Casal de idosos felizes - Foto: Getty Images

Promove o bom humor

"O intestino responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo, que é um neurotransmissor responsável pelo bom humor", afirma a nutricionista Thatyana. Como as bactérias benéficas - os probióticos - do iogurte melhoram a saúde desse órgão, maiores podem ser as chances de estimular a sensação de bem-estar e o bom humor, ajudando você a executar as suas tarefas diárias com mais ânimo e disposição.
Mulher com a mão na barriga - Foto: Getty Images

Melhora o trânsito intestinal

Como os probióticos encontrados no iogurte melhoram a saúde do intestino, ele tende a deixar de ser "preguiçoso" e passa a funcionar melhor. Se você consumir iogurte regularmente, poderá ter menos chances de sofrer de prisão de ventre e outras complicações decorrentes da digestão.
Homem fazendo musculação - Foto: Getty Images

Fonte de proteínas

Segundo a nutricionista Gisela, as proteínas são fundamentais por formarem os músculos e as vísceras. "As proteínas também constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do corpo e alguns tipos de proteínas ainda servem de anticorpos, ou seja, defendem o organismo de agentes agressores", conta a profissional.
Pés na balança - Foto: Getty Images

Pode ajudar a emagrecer

Pesquisadores da Universidade de Tennessee (EUA) observaram que adultos com obesidade que comiam três porções de iogurte desnatado por dia, como parte de uma dieta de baixa caloria, perdiam 22% mais peso e 61% mais gordura corporal do que aqueles que simplesmente cortavam calorias. O estudo foi divulgado na publicação científica International Journal of Obesity. Segundo os autores, os resultados aumentam as evidências de que a ingestão de cálcio e proteínas, tanto do iogurte como de outros produtos lácteos, pode ajudar a queimar gordura e promover a perda de peso de forma mais acelerada.

Faça você casa

As opções de iogurte no mercado já são ótimas, mas você também pode investir na receita caseira indicada pela nutricionista Thatyana - só cuidado para não exagerar no consumo, pois o resultado é um iogurte integral, ou seja, com mais quantidade de gorduras. 


Iogurte natural cremoso

Receita prática para você acabar com o intestino preguiçoso


Por Minha Vida - publicado em 28/05/2012

Iogurte natural caseiro

Ingredientes

- 1 litro de leite integral;
- 1 pote de iogurte integral (consistência firme);
- 2 colheres (sopa) de leite em pó integral;
- 1 sachê de gelatina sem sabor. 

Modo de preparo

Ferva o leite e espere ele voltar à temperatura ambiente (até que ele fique morno). Ao atingir a temperatura correta, tire eventuais natas. No liquidificador, coloque esse leite morno, o iogurte, o leite em pó e o pó da gelatina. Bata até que fique bem homogêneo. Deixe abafado por 12 horas.

Coloque a vasilha em um local abafado, como dentro do micro-ondas desligado ou dentro de um isopor, enrolada em panos de prato. O ambiente deve manter a temperatura "morna" do recipiente por, no mínimo, 8 horas (o tempo ideal é de 10 a 12 horas) e você não deve mexer no iogurte durante a preparação. Depois, é só mexer bem e colocar para gelar em uma garrafa ou em potinhos individuais.

Fonte: nutricionista Thatyana Freitas, da clínica STESIS, em São Paulo.

http://www.minhavida.com.br/receita/materias/15206-iogurte-natural-cremoso

Iogurte faz bem ao organismo e à dieta

Substitua ingredientes calóricos pelo alimento fermentado e enriqueça seu prato

Por Natalia do Vale - publicado em 15/10/2009

Na vitamina, no molho, na salada ou na mousse. Que tal combinar iogurte nos pratos doces e salgados sem ter precisar temer a balança? Derivado do leite e rico em cálcio e fibras, o iogurte desnatado não é apenas amigo de quem está de dieta. Leve e saboroso, ele pode ser combinado com inúmeros alimentos e basta um pouquinho de criatividade para fazer daquele prato sem graça um festival de sabor e saúde. Com o objetivo de deixar seu cardápio ainda mais atraente, o Minha Vida convocou a chef Luciana Zaidan e as nutricionistas Amanda Epifânio Pereira e Veridiana del Rosso para preparar uma seleção de combinações inusitadas que vão fazer você colocar a mão na massa e arrasar em qualquer ocasião.

Principais tipos de iogurte usados na culinária A nutricionista Veridiana Del Rosso explica que o iogurte é bastante versátil, porém, só apresenta essa característica se utilizado nas versões desnatada e natural. "Por serem mais neutros e menos calóricos, são ideais para a culinária em geral, mas existem pequenas diferenças entre eles que devem ser levadas em consideração na hora da elaboração dos pratos e até do consumo", explica. 
Iogurtes
Iogurtes naturais
Com sabor suave, o produto ganha destaque por conter todos os nutrientes oferecidos pelo leite, como proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Seus micro-organismos vivos exercem influência positiva no organismo, melhorando o funcionamento do intestino.

Iogurtes desnatados
Com os mesmos benefícios oferecidos pela sua versão natural, o iogurte desnatado tem a vantagem de conter menos gordura em sua fórmula, tendo assim, um baixo valor calórico.

menor quantidade de gordura é recomendada não só para quem quer emagrecer, como também àqueles que estão de olho nos índices de colesterol.

Propriedades do iogurte
O iogurte é um excelente "companheiro" da flora intestinal, o que singnifica que ele regula seu reloginho biológico e ajuda a manter o organismo em equilibrio. O alimento é rico em minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco) e vitaminas (A, B1, B2, B6, B12, niacina e ácido fólico). A ingestão de cálcio na infância e na adolescência é extremamente importante, pois previne a osteoporose bem como doenças crônicas, hipertensão arterial e câncer no reto. 
Saladas
Utilizar iogurte desnatado substituindo a maionese em saladas é uma forma criativa de diminuir as calorias das preparações. As versões de maionese sem colesterol ou light contribuem para manter o sabor mais próximo à receita original, sem que haja aumento de gorduras e colesterol. "Esse salpicão também não contém nenhum alimento rico em carboidrato, como batata, assim poderá ser servido junto com arroz. Você ainda pode substituir o peito de frango por peito de peru defumado ou presunto magro em tiras", sugere a nutricionista Amanda Epifânio.

Dica da chef: salpicão de frango com iogurte

Ingredientes
2 peitos de frango temperados com limão e sal, refogados e desfiados
1 maço de salsão picado em tiras finas
2 cenouras grandes cruas raladas grossas
1 pimentão verde e 1 pimentão vermelho em tiras finas
2 cebolas grandes picadas
2 a 3 maçãs picadas e com caldo de um limão (p/ não escurecer)
Passas brancas sem sementes
Salsinha picada a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto
½ copo de iogurte natural desnatado
1 colher de sopa de maionese sem colesterol

Modo de Preparo
Desfie o frango cozido e resfriado e misture com os demais ingredientes crus. Adicione o iogurte desnatado e a maionese sem colesterol, misture bem e leve para a geladeira. Retire somente na hora de servir. Decore com o pimentão.

Conte as calorias

Com iogurte
Porção: 60g
Valor calórico: 65 calorias

Com maionese:
Porção: 60 g
Valor calórico: 230 calorias 
Carnes
Leve e azedinho, o iogurte natural é uma excelente opção para compor molhos aromatizados com ervas e condimentos. Pratos como carnes assadas ao molho branco e o strogonoff ficam bem mais atraentes para quem não quer ganhar uns quilinhos.

Dica da chef: Lagarto com batatas e molho de iogurte

Ingredientes
1,5 kg de lagarto
2 dentes de alho picados
¼ de xícara de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de azeite
2 cebolas fatiadas
6 batatas sem casca, cortadas em cubos
Suco de ½ limão
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda em grãos
½ pode de iogurte natural desnatado
4 xícaras de água

Modo de Preparo

Tempere a carne com o alho, o sal e a pimenta. Adicione o azeite em uma panela de pressão e doure a carne por todos os lados. Junte 4 xícaras de água, tampe e cozinhe por 40 minutos, contando a partir do momento do início da pressão. Desligue o fogo, deixe sair o vapor e abra a panela. Espete a carne e se ainda estiver um pouco firme, cozinhe com a panela tampada (sem pressão) por mais 15 minutos. Acrescente a cebola, o tomilho e cozinhe até a cebola murchar. Retire do fogo e da panela e deixe esfriar. Cozinhe a batata em água fervente até ficar macia, mas firme. Escorra e tempere ainda quente com sal e limão, mostarda e azeite. Deixe esfriar e adicione o iogurte. Misture e leve para gelar. Fatie a carne, regue com azeite e sirva acompanhado com a salada de batatas. Decore com folhas de tomilho. "O lagarto é um corte de carne bovina muito magro e pode ser um grande auxiliar nas dietas de quem precisa controlar o colesterol ou até mesmo emagrecer", diz a nutricionista Amanda Epifânio.

Conte as calorias

Lagarto com iogurte:
Porção: 100g
Valor Calórico: 150 calorias

Com creme de leite
Porção: 100g
Valor Calórico: 342 calorias  
Sobremesa- gelado de limão
Sobremesas
Que tal dar aquela incrementada na sobremesa sem aumentar o ponteiro da balança? Substituir o creme de leite fresco por iogurte é uma ótima saída para incluir sobremesas deliciosas ao seu cardápio sem sair da dieta. "Bolos, mousses e sorvetes são as melhores opções", explica a chef.

Dica da chef: gelado de limão

Ingredientes
4 colheres de sopa de suco de limão
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 colheres de sopa de adoçante culinário
1 pote de 200g de iogurte desnatado

Modo de Preparo

Coloque a gelatina numa tigela e hidrate com 3 colheres de sopa de água. Leve ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até amolecer. Bata no liquidificador a gelatina, o iogurte, o suco de limão e o adoçante e bata por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Distribua em taças individuais e leve para gelar por 2 horas ou até endurecer. No momento de servir, decore com raspas de limão. "Essa é uma receita simples, rápida, saborosa e com muito baixo valor calórico. Ideal para momentos onde não conseguimos controlar a vontade de comer doce, e o melhor, sem culpa!", explica a nutricionista Amanda Epifânio.

Conte as calorias

Com iogurte:
Porção: 150g
Valor calórico: 80 calorias

Com creme de leite:
Porção: 150g
Valor calórico: 80 calorias 
Cardápio do Dia a dia
Além de ficar uma delícia na vitamina e com cereais, o iogurte pode ser colocado também em receitas simples e saborosas como sanduíches e sucos. "A dica é abusar das frutas da estação e de acompanhamentos leves, como cereais e mel", recomenda Amanda.

Dica da chef:
Suco de goiaba com iogurte

Ingredientes

2 goiabas médias vermelhas, em pedaços
4 colheres de sopa de açúcar
2 copos de iogurte natural desnatado

Modo de preparo
1)Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida
2)Decore os copos com uma rodela da fruta Dica da nutricionista Amanda Epifânio "Prefira sucos feitos com a própria fruta. Polpas em conserva e saches têm conservantes que não são nutritivos e são pouco saborosos", diz ela.

Conte as calorias
:
Com iogurte:
Porção: 250 ml
Valor calórico: 200 calorias

Com água:
Porção: 250 ml
Valor calórico: 70 calorias 
Sanduiche
Sanduíche

Dica da chef: sanduíche de frango com iogurte e mel

Ingredientes: 4 filés de frango em fatias finas. Dourar na frigideira com azeite, 1 copo de iogurte natural, 1 fio de me, 1 fio de azeite, 1 dente de alho cortado pequeno, 1 folha de louro seca picada pequena, 1 pitada de canela, 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta do reino

Modo de preparo Coloque as tiras de frango de molho numa mistura feita com o iogurte, mel, pimenta, canela, alho e louro. Guardar bem tampado na geladeira por 12 horas. Descasque e corte 2 abobrinhas e 2 cenouras médias em fatias bem finas e separe em um recipiente folhas limpas e bem secas de alface (crespa ou roxa), temperadas levemente com azeite e sal. Abra quaro pães sírios grandes cortando apenas pela metade e recheie na seguinte ordem: alface temperada, cenouras e abobrinhas, além de frango com molho. "Embora seja um lanche, esta receita serve quatro pessoas e deve ser ingerida sem muitos acompanhantes para não exagerar na dose e ganhar peso", diz Amanda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário