OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Alimentos que contêm ômega 9 e seus benefícios à saúde

Nutrição Funcional
Dicas para você ter boa saúde e bem-estar através da alimentação
Alimentos que contêm ômega 9 e seus benefícios à saúde
por Patricia Davidson Haiat
Alimentos com ômega 9 - "Inclua esses alimentos no seu dia a dia. Tenha o abacate como mais uma opção de fruta na sua casa, faça os lanchinhos intermediários com as amêndoas, castanhas, nozes e utilize o azeite na salada no almoço e jantar. Todos esses alimentos além de tudo, produzem a saciedade na medida certa..."
Os ácidos graxos chamados de insaturados são representados pelas séries ômega 3 (alfalinolênico, eicosapentaenoico - EPA e docosahexaenoico - DHA), ômega 6 (linoleico e araquidônico) e o ômega 9 (oleico), a tão conhecida gordura monoinsaturada e que será tema de nosso texto.
Os ácidos graxos monoinsaturados estão relacionados a níveis de triglicerídeos mais saudáveis, além disso também ajudam na diminuição dos níveis de colesterol total sanguíneo, LDL (colesterol ruim) e ainda aumentam o HDL (colesterol bom).

Esse tipo de gordura está presente no azeite de oliva, azeitona, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), óleo de canola e abacate, isso mesmo, a fruta que a anos foi deixada de lado por ser muito “gordurosa”, volta com status de superfruta no combate ao colesterol. Esse efeito se deve ao seu bom conteúdo de fitoesteróis, substâncias que auxiliam na eliminação do colesterol e na também na diminuição da circunferência abdominal. Só não vale comer o abacate inteiro ou enchê-lo de açúcar. Coma de 2 a 3 colheres de sopas diárias com gotinhas de limão ou faça um creme batendo com 100ml de suco de abacaxi natural.

Outro alimento muito estudado, rico em ômega 9 e que faz parte da famosa dieta mediterrânea é o azeite de oliva extra-virgem. O consumo regular ajuda no combate ao colesterol total e ruim (LDL) e como o abacate também aumenta o bom (HDL). Além disso, é altamente anti-inflamatório por fornecer uma boa carga de antioxidantes ao corpo, o que pode reduzir a oxidação através da inibição da *peroxidação dos lipídeos, fator que está envolvido nas doenças coronarianas, no câncer e no envelhecimento.

A partir da descoberta desses benefícios, as pesquisas se multiplicaram. Em 2005, cientistas do Monell Chemical Senses Center e colaboradores das universidades da Pensilvânia e de Ciências da Filadélfia, descobriram a presença de um agente natural anti-inflamatório, chamado de oleocanthal.. Ele atua inibindo a atividade da ciclo-oxigenase (COX), poderosa enzima envolvida no processo inflamatório, e que pode ajudar na prevenção de doenças do coração, por exemplo.
Azeite impede acúmulo de gordura na região abdominal, indica estudo

Outro estudo, esse coordenado por cientistas europeus apontou outro benefício. Mostrou que o azeite impede o acúmulo de gordura na região abdominal, ou seja, combate a indesejável “barriga” que tanto homens quanto mulheres querem que suma! E comprovando esse efeito, uma pesquisa publicada na revista Diabetes Care, da Associação Americana de Diabetes, comprovou que a ingestão diária de 2 colheres de sopa de azeite evita a formação de gorduras na região visceral.
Por que consumo de azeite reduz acúmulo de gordura na região abdominal?
O azeite já foi alvo de várias pesquisas mostrando sua relação com a redução do acúmulo de gordura abdominal e a conclusão que se chega é: os componentes do azeite ajudam a reorganizar os depósitos de gorduras no organismo, impedindo que elas inchem as células adiposas da região abdominal e se concentrem. Além disso, a queima de gordura é uma reação química que depende de uma série de nutrientes. E o simples fato de fechar a boca, que é a primeira opção da maioria das pessoas, pode agravar essa deficiência de nutrientes importantíssimos para a oxidação (ou queima) de gordura, como por exemplo as de gorduras boas como o azeite e as castanhas, pois o organismo utiliza a gordura para formar hormônios, neurotransmissores e para reduzir processos inflamatórios que estão diretamente relacionados com o excesso de peso.
Leque de benefícios
Para ampliar o leque de benefícios, nesse grupo de alimentos de gorduras benéficas temos também as amêndoas, castanhas, nozes etc... que começam a se tornar figurinhas fáceis para aquele lanchinho de final da tarde. E não tem hora melhor, a quantidade de gordura de boa qualidade e de fibras tem a combinação perfeita para acabar com a fome desesperada que surge à tarde. E além de serem deliciosas, também ajudam a emagrecer! Isso é devido à grande presença justamente de gorduras que são responsáveis por manter os níveis de glicose (açúcar no sangue) estáveis e ainda ativar o metabolismo de queima de gorduras.

Por tudo isso, vários estudos estão sendo conduzidos e têm como foco esse grupo das oleaginosas. Um deles publicado na revista norte-americana International Journal of Obesity, comparou os efeitos de uma dieta para emagrecer enriquecida com amêndoa a uma mais tradicional suplementada com carboidratos complexos. O grupo que comeu amêndoa obteve mais sucesso na redução de peso e do total de gordura corporal. Além disso, mostrou mais facilidade em manter a perda de peso, grande problema enfrentado por muitas pessoas. Por isso, faça um mix com alguns tipos de amêndoas e deixe na bolsa para qualquer emergência e a dica final é: nada de comer castanha cheinha de sal, fique de olho!

Depois de todos esses benefícios mostrados, só posso dizer uma coisa: inclua esses alimentos no seu dia a dia. Tenha o abacate como mais uma opção de fruta na sua casa, faça os lanchinhos intermediários com as amêndoas, castanhas, nozes e utilize o azeite na salada no almoço e jantar. Todos esses alimentos além de tudo, produzem a saciedade na medida certa, isto é, a fome fica mais longe! Aproveite!!!
*Peroxidação dos lipídeos: O organismo possui uma série de “protetores” contra a ação dos radicais livres como vitaminas e minerais. Mas nos dias de hoje com a alimentação cada vez mais desregrada, essa defesa fica cada vez mais comprometida, o que dá espaço para a ação dos temidos radicais livres nas membranas das células de lipídios do organismo, isso se chama peroxidação lipídica.. Essas reações podem resultar em mutações de DNA, aumento de colesterol ruim (LDL), ruptura das membranas celulares, etc... 



Amêndoas, nozes, avelãs, castanha de cajú e castanha-do-pará fazem muito bem à saúde
por Patricia Davidson Haiat
Nesta época de final de ano elas estão por toda parte. Amêndoas, nozes, avelãs, castanha-do-pará, castanha de caju, as chamadas sementes oleaginosas são um sucesso em termos de nutrição As oleaginosas reduzem o risco de desenvolver as doenças cardiovasculares quando consumidas a partir de 30g/dia
O grupo das frutas oleaginosas é rico em:
1) Resveratrol – inibe a formação de radicais livres, efeito protetor nas artérias, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta a fração boa (HDL)diminui a deposição de gordura nas artérias, antialérgico, anti-inflamatório, preserva o sistema imunológico, retarda o envelhecimento das células e da pele.
2) Vitamina E – antioxidante que reduz a ação de radicais livres ao organismo, melhora da imunidade, prevenção do câncer, prevenção de doenças cardiovasculares
3) Selênio - (antioxidante, melhora da imunidade, prevenção do câncer); manganês (importante para evitar inflamações como artrite, tendinites, etc, importante para ossos e cartilagens, sendo importante para prevenção de osteoporose, hernia de disco, problemas articulares, controla o metabolismo dos açúcares), magnésio (importante para produzir energia e ter boa disposição, mantém uma ótima atividade de contraçao muscular).
4) Arginina - aumenta o relaxamento das artérias e garantem fluidez para o sangue (pela liberação do óxido nítrico) sendo muito bom para quem tem pressão alta, problemas cardiovasculares, problemas circulatórios como varizes e celulite. A arginina também é um aminoácido que tem importante papel na cicatrização, detoxificacao, função imune e na produção e secreção de insulina e hormônio do crescimento.
5) Ácido elágico – melhora a eliminação de toxinas afastando a celulite, cansaço, dores musculares, inchaços e a possibilidade de desenvolver um câncer.
6) Ácidos graxos monoinsaturados – redução do LDL colesterol, redução da pressão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares.
7) Gorduras poli-insaturadas – gorduras essenciais omega 6 e 3. fazem parte de todas as células do organismo, melhorando a imunidade, protegendo contra inflamação e protegendo do aumento do colesterol. São protetores cardiovasculares.
Também fornecem ácido folico, cobre e zinco
Podemos dizer que as oleaginosas reduzem o risco de desenvolver as doenças cardiovasculares quando consumidas a partir de 30g/dia.

Como comprar e armazenar:
Devido ao seu alto conteúdo de gorduras, elas sempre que podem devem ser compradas e armazenadas em sua própria casca (é a proteção natural contra os danos causados pelos radicais pela exposição ao ar e à luz). Devem ser armazenadas dentro da geladeira em um pote hermeticamente fechado, tendo assim uma ótima durabilidade (Ex: amêndoas na casca 12 meses, sem casca 9 meses, nozes na casca e sem 12 meses, castanha-do-parà 9 meses...).

Evite comprar oleaginosas em pedaços, partidas, em forma de pó, pois muitas vezes a gordura já pode estar rançosa, visto que já pode ter havido muita exposição à luz e ao ar. Prefira, caso a receita pedir, você mesma partir ou triturar as oleaginosas como for necessário.
Cuidado

As oleaginosas possuem uma grande proporção de arginina e baixa de lisina e essa relação entre esses aminoácidos favorecem o vírus da herpes se multiplicar, visto que a arginina ativa o vírus e a lisina previne a sua ativação. Se você tem história de herpes ou herpes de repetição não exagere na dose. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário