Publicado em 27/04/2012
Durante o estudo, os voluntários fizeram uma dieta com restrição de carboidratos e foram divididos em dois grupos: aqueles que consumiam três ovos inteiros por dia e aqueles que comiam um substituto ao ovo. Depois de 12 semanas houve uma melhora nos níveis de HDL do grupo que consumiu os ovos. O HDL é responsável por retirar a gordura do sangue e levá-la de volta ao fígado. Assim, evita-se que se formem depósitos de gordura nos vasos sanguíneos - o que pode causar aterosclerose.
Descobertas relacionadas foram apresentadas em sessões separadas do evento. Há, por exemplo, a sugestão de que o consumo de ovos inteiros, dentro de uma dieta restritiva em carboidratos, pode ajudar a melhorar os marcadores que indicam uma inflamação em indivíduos com síndrome metabólica.
Um estudo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, descobriu ainda que garotas relatavam sensação de saciedade, além de terem uma melhora na resposta hormonal relacionada à fome, após um café da manhã altamente proteico - com cerca de 35 gramas de proteína de ovo e carne. Essas jovens também comeram menos lanches, especialmente os gordurosos, durante o dia. Pesquisas anteriores já haviam demonstrado os benefícios da proteína na saciedade.
De acordo com os pesquisadores, há pesquisas cientificas o suficiente demonstrando que o consumo do ovo é saudável. Além disso, uma análise feita pelo Departamento de Agricultura dos EUA mostrou que o ovo tem 14% menos colesterol do que a estimativa anterior - passando de 215 miligramas para 185 miligramas. O consumo de gordura saturada pode ainda ser mais propensa a elevar o colesterol, do que o consumo do colesterol propriamente dito. Os ovos, por sua vez, contêm relativamente pouca gordura saturada.
Autor/Fonte: Veja Online
Ovo
Outro aspecto importante se tratando de ovos, e a imensa variedade em sua utilização, podem consumi-lo desde cozido, mexido, ponche (formas mais nutritivas), frito, em panquecas, tortas, pães, bolos, e varias sobremesas que levam o ovo em sua produção. Hoje em dia, limita-se o seu consumo para duas unidades semanais, mais as preparações que levam ovo, mas atenção para as pessoas que tem colesterol elevado, essas devem evitar mais de dois ovos semanais, e principalmente em sua forma frita, uma dica para os apreciadores de ovos e diminuir a gema da preparação, por exemplo, usar duas claras e uma gema em um mexido de ovos, já que a clara não contem colesterol, e sim basicamente proteína.
Tanto para crianças, atletas ou pessoas que visam o ganho de massa magra, esse consumo e de quatro unidades semanais, mas evite a clara do ovo nos primeiros anos de vida, devido à imaturidade do sistema imune, e pouca seletividade na barreira da mucosa do trato gastrintestinais sendo as crianças mais sensibilizadas a alergias.
Dicas:
• Prefira ovos caipiras: um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de São Paulo, na década de 90, mostrou que os ovos de galinhas criadas soltas possuem cerca de quatro vezes mais vitamina A do que os ovos de granja. Além de não conter resíduos de antibióticos e de outros produtos químicos, por não recebem rações comerciais.
• Não frite! Prefira as opções sem ou com pouco óleo ou os com água, como o ponche.
• Nada cru: pois pode causar a salmonellose - doença caracterizada por febre, vômitos e diarreia. Evite receitas como mousses, maioneses e coberturas.
• Qualidade: verifique se a casca não tem rachaduras e se está limpa, áspera e fosca. Isso é sinal de qualidade. Quando fresco, apresenta a clara espessa e viscosa e a gema redonda, firme e centralizada.
• Armazene: sob refrigeração e, de preferência, não coloque na porta da geladeira, pois o ato de abrir e fechar da porta pode causar alterações na temperatura e comprometer a qualidade do produto, e também evite colocar a caixa de papelão na geladeira.
• Na hora de utilizar: coloque os ovos em um recipiente com água, se eles flutuarem quer dizer que este ovo já impróprio para o consumo, velho, se ele ficar no meio, isso quer dizer que esta com meia vida, deve-se consumi-lo logo, mas se não sair do fundo, este esta fresco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário