OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 10 de fevereiro de 2013

10 atitudes que acabam com sua dieta

Por em 27.06.2011 as 16:47 

Todos os dias pipocam na internet centenas de dicas do que comer – ou não – quando se faz uma dieta. Existem também, entretanto, dicas que são conselhos “coadjuvantes” para ajudar a escapar de alguns deslizes que podem atrapalhar sua tão sonhada perda de peso. Confira:

1 – Comer em situações sociais
Comer fora de casa, em restaurantes ou em festas, é sempre um problema. As opções gostosas e pouco saudáveis atrapalham a escolha por comidas saudáveis, ainda mais quando você está rodeada de pessoas. Nos sentimos menos culpados ao pedir uma porção de fritas ou uma sobremesa “tamanho família”, quando todos em volta também o estão fazendo. A melhor coisa a se fazer é ter plena consciência de suas escolhas. Peça meia porção, ou leve metade da sua comida para casa para comer no outro dia.
2 – Pular o café da manhã
Pular qualquer refeição, especialmente o café da manhã, é ruim. Um café da manhã balanceado é a melhor maneira de ligar seu metabolismo no máximo e te dar a energia necessária para passar o dia. Sua cintura agradecerá.
3 – Compensar exercícios com comida
Esse é um erro comum: você corre na esteira por 40 minutos e depois pensa que, por isso, merece um sorvete. A regra é clara: para perder peso você precisa queimar mais calorias do que consome. Ao invés de se recompensar com um pacote de bolacha, espere até aquela calça apertada servir em você!
4 – Pensar que salada é a melhor opção
Só porque você lê a palavra “salada” no cardápio, isso não significa que ela seja a opção mais saudável, pois ela pode esconder algumas armadilhas, como molhos gordurosos, frango frito, queijo… Escolhe direito, leve tudo em consideração.
5 – Eliminar os carboidratos totalmente
OK, as dietas radicais, com pouquíssimos carboidratos, realmente exterminam os quilos extras. Porém, no momento que você volta a consumi-los, o peso rapidamente volta. É melhor reduzir a quantidade, e não eliminá-los totalmente das suas refeições. Sem contar que os carboidratos são uma fonte saudável de energia para os exercícios físicos.
6 – Comer muito rápido
Calma! Terminar de comer antes de seus amigos não vai lhe render um troféu. Diminua o ritmo e dê ao seu corpo a oportunidade de se sentir satisfeito. Quando você devora a comida é mais difícil perceber quando se está “cheio”. É bem capaz que você coma além da conta e ainda arremate uma sobremesa porque não teve tempo de sentir que aquela refeição já foi o suficiente.
7 – Consumir calorias líquidas
As pessoas pensam que só comida engorda. São muitas opções: sucos cheios de açúcar, capuccinos, frappuccinos, milkshakes… Eles não são refeições, mas são bombas de calorias esperando para explodir. Por que não guardar essas calorias para alimentos que vão realmente matar sua fome e fazer bem?
8 – Não equilibrar as porções
Você pode pensar que está consumindo umas 120 calorias comendo uma porção de pipoca no cinema, mas, na verdade, acabou de ingerir cerca de 500. Por que? Por causa do valor nutricional. Uma porção de pipoca só tem 120 calorias se você realmente comer uma porção. Na dúvida, veja quantos gramas tem a porção e meça.
9 – Comer quando se está distraído
Comer é por si só uma atividade, então, não faça outras tarefas durante a refeição. Dirigir, trabalhar, assistir TV, entre outros, são coisas que você não precisa fazer enquanto come. Você vai distrair completamente do que está “mandando para dentro”, resultando em calorias extras.
10 – Se pesar com muita frequência
Visitar a balança uma vez por semana já é o suficiente. Se você está fazendo dieta, mas o ponteiro não abaixa, é muito fácil perder o ânimo. É normal que seu peso flutue diariamente, sem que isso signifique que o esforço está indo por água abaixo, então, não se preocupe.[StyleCaster]

Nenhum comentário:

Postar um comentário