Perda de peso é contagiosa? De acordo com um estudo recente,
companheiros de equipe que participavam de uma competição de perda de
peso influenciaram-se mutuamente de maneira significativa na perda de
peso, sugerindo que a redução de quilogramas pode ter um efeito cascata.
Pesquisadores da Universidade de Brown descobriram que os membros da
equipe não só alcançaram um resultado parecido na perda de peso, como
também os participantes que disseram que seus companheiros de equipe
desempenharam um grande papel na perda do peso realmente diminuíram mais
de peso.
“Sabemos que a obesidade pode ser socialmente contagiosa, mas agora
também sabemos que as redes sociais desempenham um papel importante na
perda de peso, bem como, particularmente, baseados em equipes de
competições de perda de peso”, disse a autora da pesquisa, Tricia
Leahey. Segundo ela, o estudo revela que a perda de peso está claramente
agrupada em equipes, o que sugere que colegas se influenciaram
mutuamente, talvez por se sentirem responsáveis, por elaborarem
expectativas de perda de peso e também pelo estímulo e apoio.
A obesidade continua a ser uma doença comum, grave e cara nos Estados
Unidos. De acordo com o Centro de Controle de Doenças e Prevenção
americano, cerca de 1/3 dos adultos norte-americanos são obesos, e
nenhum Estado alcançou o objetivo de reduzir em 15% a obesidade da
população. A obesidade e os problemas de saúde relacionados, incluindo
doenças cardíacas e diabetes, continuam a ter um impacto econômico
significativo no sistema de saúde dos EUA, custando ao país centenas de
bilhões de dólares por ano.
Para promover os custos-benefícios atingidos com iniciativas de perda
de peso, equipes de intervenções de perda de peso estão atuando nas
redes sociais com o objetivo de aumentar a popularidade do programa e
também como uma maneira de incentivar a perda de peso em grandes grupos
de pessoas. O presente estudo é o primeiro a examinar os efeitos entre
colegas e a influência social sobre a perda de peso individual durante
uma dessas competições de perda de peso.
Durante 12 semanas, uma competição online de perda de peso foi
realizada. Os participantes aderiam a uma equipe e podiam competir com
outras equipes em três categorias: perda de peso, atividade física e
contagem de passos. A competição de perda de peso reuniu 3.330
indivíduos com sobrepeso ou obesos (IMC de 31,2 ou mais), representando
987 equipes com uma média de 5 a 11 membros em cada. A maioria destes
indivíduos estava matriculada nas três categorias.
Os resultados de perda de peso foram claramente determinados pela
equipe a qual o indivíduo estava ligado. Os participantes que perderam
quantidades clinicamente significativas de peso (pelo menos 5% do seu
peso corporal inicial) tendem a ser das mesmas equipes, e estar em uma
equipe com mais colegas nas categorias de perda de peso também foi
associada com uma maior perda de peso. Os indivíduos que relataram
níveis mais elevados da influência social do companheiro aumentaram suas
chances de conseguir uma perda de peso clinicamente significativa em
20%. Este efeito foi mais forte do que qualquer outra característica da
equipe.
Leahey conta que este é o primeiro estudo a mostrar que, nestas
campanhas em equipes, quem está em sua equipe realmente importa. Para
ela, o fato de estar rodeado por outros com objetivos de saúde
semelhantes aos seus, todos trabalhando para conseguir a mesma coisa,
pode ter realmente ajudado as pessoas nos seus esforços para perder
peso.
No entanto, Leahey observou que características individuais também
estavam associadas com os resultados de peso. Os indivíduos obesos
apresentaram maior porcentagem de perda de peso do que os participantes
com sobrepeso. Os líderes das equipes também perderam mais peso do que
os demais membros, possivelmente devido a sua maior motivação e
engajamento na campanha. Leahey diz que as futuras competições de perda
de peso em equipe podem passar a exigir o compartilhamento do papel de
liderança entre os membros.
“Somos todos influenciados pelas pessoas ao nosso redor, por isso, se
podemos aproveitar essa pressão positiva e essas influências sociais
positivas, podemos criar um ambiente social que incentive a perda de
peso”, diz ela. [
ScienceDaily]
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