OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 23 de fevereiro de 2013

Conheça os métodos que medem gordura corporal

Você sabe quantos quilos de massa magra e gordura ou quantos litros de água o seu corpo tem? Sabe qual a quantidade mínima de calorias que seu organismo precisa para funcionar? Aposto que a resposta é não. A verdade é que muitas pessoas nem se interessam em saber. Se preocupam apenas com o resultado final da balança, mas não sabem o quanto é importante fazer uma avaliação da composição corporal.

Para isso, existem alguns métodos, como bioimpedância, calorimetria e antropometria (só para citar os mais usados). São aparelhos que medem o percentual de gordura, o peso da gordura corporal, o peso da massa magra, a taxa metabólico basal (quantidade calórica que o corpo utiliza, durante o repouso, para o funcionamento de todos os órgãos) e o total de água do corpo.

A nutricionista Eliane Romantini explica como esses métodos funcionam e justifica a importância dessas avaliações:

Bioimpedância

O aparelho mede a quantidade de massa magra e gordura do corpo ao fazer a passagem de uma corrente elétrica imperceptível pelo organismo. “O primeiro passo é digitar idade, sexo, altura e peso no aparelho. Depois, dois eletrodos são colocados no pé e mão direita e a corrente elétrica percorre o corpo, medindo a quantidade de massa magra e gorda”, explica a especialista. Os resultados são gerados logo em seguida", diz. A vantagem é que o método é rápido, não invasivo, além de preciso se houver um preparo antes de sua realização.

Preparo para realizar bioimpedância:

* Não realizar atividades físicas pelo menos quatro horas antes de fazer a bioimpedância;
* Não consumir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína (chá mate, café, refrigerantes que contenham cafeína, energéticos) no dia do exame.

Antropometria

Esse método consiste em medir a quantidade de gordura subcutânea de tríceps, abdômen, coxa e bíceps, com o uso de fita métrica (mede perímetro e diâmetro) e adipômetro (mede espessura de gorduras subcutâneas). “Dessa forma, é feita a medição de gordura de cada região isolada ou a combinação entre elas. Assim, é possível avaliar a composição corporal: reservas de gordura, massa magra”, afirma Eliane.

Calorimetria

É um método não-invasivo que determina o gasto energético total do organismo em repouso, ou seja, mede a taxa metabólica basal (quantidade mínima de calorias de que seu organismo precisa para funcionar) por análise do ar inspirado e expirado pelos pulmões. Os dados são inseridos em um programa de computador e, assim, a taxa metabólica basal obtida no exame é comparada com a taxa que seria esperada para uma pessoa do mesmo sexo, idade, peso e altura.

Preparo para realizar calorimetria:

* Não realizar atividade física e consumir alimentos que contenham cafeína pelo menos três horas antes do exame.

Mas qual o sentido de fazer esses exames? No que eles podem ajudar? Muitas pessoas fazem dietas e exercícios e não conseguem emagrecer com facilidade. Isso pode ser sinal de metabolismo lento. Por isso, é importante fazer a calorimetria, que vai acusar a taxa metabólica basal. Dessa forma, a especialista pode indicar uma dieta específica de acordo com o resultado.

“Por outro lado, pode haver casos em que duas pessoas pesem 80 quilos. Isso não significa que as duas têm o mesmo peso de gordura. Fazendo bioimpedância ou antropometria, podemos descobrir que uma tem mais massa magra (músculo) e a outra mais gordura”, explica a nutricionista, que frisa a importância de controlar o percentual de gordura corporal, afinal quando falamos em perder peso, o ideal é perder gordura e não massa magra (músculo). Os exames podem ser feitos por nutricionistas, médicos ou professores de educação física.
 http://cristianaarcangeli.com.br/corpo/conheca-os-metodos-que-medem-gordura-corporal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário