OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.
No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
|
|
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Conheça os cinco erros dos profissionais muito ambiciosos
Por Rodrigo Herrero
A ambição pode ser uma ferramenta importante para mover os profissionais em busca de maiores desafios na direção do sucesso no trabalho. Mas exagerar no comportamento ambicioso, com arrogância, pode comprometer a carreira e afetar até a vida pessoal.
Especialistas em recursos humanos não veem a ambição como um problema. "A ambição é boa quando é respaldada pela ética, em valores que respeitam outros seres humanos, tudo isso vai fazer o profissional alcançar seus objetivos sem prejudicar os demais. Se houver ética é positiva a ambição", afirma a psicóloga e consultora organizacional Meiry Kamia.
"A questão é quando a ambição é superdimensionada a pessoa aceita tomar atitudes egoístas no sentido de promover a si mesmo em detrimento das outras pessoas", completa.
A consultora em recursos humanos, Marcia Hasche, especializada na melhoria do ambiente de trabalho e no desenvolvimento de líderes, acredita que a ambição e a busca de interesses próprios têm tirado a harmonia dentro das empresas.
"Como as organizações têm focado em fazer cada vez mais e melhor com menos pessoas, aquele espírito de camaradagem e ajuda entre as pessoas tem diminuido de forma assustadora, há pesquisas que mostram isso. E isso está ligado à ambição e ao 'salve-se quem puder', 'vou livrar o meu'", observa.
O resultado desse tipo de comportamento das pessoas ambiciosas demais é sempre negativo. "Em longo prazo, essa pessoa vai dar um tiro no pé, porque ela vai criando situações que acabam deixando-a sozinha. As pessoas se afastam desse tipo de gente, pois ninguém quer se relacionar com ela porque sabe que no final não leva a melhor parte", observa Meiry.
Porém, algumas atitudes ajudam a compreender quando a ambição deixa de ser uma atitude saudável e começa a prejudicar o ambiente de trabalho e a carreira do profissional. Veja quais.
Arrogância
O primeiro alerta é o da arrogância. "O arrogante vai com muita sede ao pote e não ouve as pessoas, tudo tem que ser do jeito dele", conta Meiry.
"A arrogância está muito ligada à falta de humildade. O arrogante nunca acha que o outro sabe, são pessoas fracas que só conseguem ser arrogantes com quem tem um cargo inferior a ela", pondera Marcia.
Dificuldade de trabalhar em equipe
O relacionamento entre os colegas de trabalho se torna complicado, devido a um comportamento pouco colaborativo.
"Essas pessoas são muito agressivas e irritadas, sempre acham que o outro é burro, lerdo, porque as coisas não acontecem no tempo delas. São pessoas chatas de lidar", atesta Meiry.
Isolamento
Outra característica do profissional ambicioso demais é a busca por isolar-se. "Essa falta de camaradagem e de um espaço maior para o convívio, em um ambiente cada vez mais individualista contribui para criar um distanciamento", analisa Marcia.
"As pessoas gananciosas vão buscar apenas se promover, nunca vão ajudar outras pessoas, porque o tempo e o trabalho delas são considerados mais importantes", complementa Meiry.
Egoísmo
Outro erro do profissional muito ambicioso é o egoísmo. O funcionário evita falar com seus colegas para não passar informações importantes para o projeto e para a empresa. "A pessoa esconde a informação para benefício próprio, guarda determinado dado para só ela obter ganho em relação às demais no futuro", afirma Marcia.
"Isso é ainda mais grave no desenvolvimento de projetos, principalmente em projetos de áreas de interface, que dependem de uma relação entre os departamentos. A omissão de uma informação para a outra área pode prejudicar o projeto. O profissional esquece que as duas áreas trabalham para a mesma empresa."
Falta de ética
A pessoa muito ambiciosa não vai medir esforços para alcançar seus objetivos e isso inclui prejudicar outras pessoas, usá-las como degrau para obter vantagens e encurtar o caminho rumo ao sucesso.
"Hoje o certo é ser esperto. Passar a perna hoje em dia é a forma de levar vantagem. Senão, o cara é um bobão, um loser . Ser esperto é quase sinônimo de ser antiético", critica Marcia.
http://br.financas.yahoo.com/noticias/conhe-os-cinco-erros-dos-profissionais-muito-ambiciosos-130600496--finance.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário