OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Conheça os cinco erros dos profissionais muito ambiciosos


Por Rodrigo Herrero

A ambição pode ser uma ferramenta importante para mover os profissionais em busca de maiores desafios na direção do sucesso no trabalho. Mas exagerar no comportamento ambicioso, com arrogância, pode comprometer a carreira e afetar até a vida pessoal.

Especialistas em recursos humanos não veem a ambição como um problema. "A ambição é boa quando é respaldada pela ética, em valores que respeitam outros seres humanos, tudo isso vai fazer o profissional alcançar seus objetivos sem prejudicar os demais. Se houver ética é positiva a ambição", afirma a psicóloga e consultora organizacional Meiry Kamia.

"A questão é quando a ambição é superdimensionada a pessoa aceita tomar atitudes egoístas no sentido de promover a si mesmo em detrimento das outras pessoas", completa.

A consultora em recursos humanos, Marcia Hasche, especializada na melhoria do ambiente de trabalho e no desenvolvimento de líderes, acredita que a ambição e a busca de interesses próprios têm tirado a harmonia dentro das empresas.

"Como as organizações têm focado em fazer cada vez mais e melhor com menos pessoas, aquele espírito de camaradagem e ajuda entre as pessoas tem diminuido de forma assustadora, há pesquisas que mostram isso. E isso está ligado à ambição e ao 'salve-se quem puder', 'vou livrar o meu'", observa.

O resultado desse tipo de comportamento das pessoas ambiciosas demais é sempre negativo. "Em longo prazo, essa pessoa vai dar um tiro no pé, porque ela vai criando situações que acabam deixando-a sozinha. As pessoas se afastam desse tipo de gente, pois ninguém quer se relacionar com ela porque sabe que no final não leva a melhor parte", observa Meiry.

Porém, algumas atitudes ajudam a compreender quando a ambição deixa de ser uma atitude saudável e começa a prejudicar o ambiente de trabalho e a carreira do profissional. Veja quais.

Arrogância

O primeiro alerta é o da arrogância. "O arrogante vai com muita sede ao pote e não ouve as pessoas, tudo tem que ser do jeito dele", conta Meiry.

"A arrogância está muito ligada à falta de humildade. O arrogante nunca acha que o outro sabe, são pessoas fracas que só conseguem ser arrogantes com quem tem um cargo inferior a ela", pondera Marcia.

Dificuldade de trabalhar em equipe

O relacionamento entre os colegas de trabalho se torna complicado, devido a um comportamento pouco colaborativo.

"Essas pessoas são muito agressivas e irritadas, sempre acham que o outro é burro, lerdo, porque as coisas não acontecem no tempo delas. São pessoas chatas de lidar", atesta Meiry.

Isolamento

Outra característica do profissional ambicioso demais é a busca por isolar-se. "Essa falta de camaradagem e de um espaço maior para o convívio, em um ambiente cada vez mais individualista contribui para criar um distanciamento", analisa Marcia.

"As pessoas gananciosas vão buscar apenas se promover, nunca vão ajudar outras pessoas, porque o tempo e o trabalho delas são considerados mais importantes", complementa Meiry.

Egoísmo

Outro erro do profissional muito ambicioso é o egoísmo. O funcionário evita falar com seus colegas para não passar informações importantes para o projeto e para a empresa. "A pessoa esconde a informação para benefício próprio, guarda determinado dado para só ela obter ganho em relação às demais no futuro", afirma Marcia.

"Isso é ainda mais grave no desenvolvimento de projetos, principalmente em projetos de áreas de interface, que dependem de uma relação entre os departamentos. A omissão de uma informação para a outra área pode prejudicar o projeto. O profissional esquece que as duas áreas trabalham para a mesma empresa."

Falta de ética

A pessoa muito ambiciosa não vai medir esforços para alcançar seus objetivos e isso inclui prejudicar outras pessoas, usá-las como degrau para obter vantagens e encurtar o caminho rumo ao sucesso.

"Hoje o certo é ser esperto. Passar a perna hoje em dia é a forma de levar vantagem. Senão, o cara é um bobão, um loser . Ser esperto é quase sinônimo de ser antiético", critica Marcia.

http://br.financas.yahoo.com/noticias/conhe-os-cinco-erros-dos-profissionais-muito-ambiciosos-130600496--finance.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário