Além de fonte de proteína, ele pode ajudar na perda de peso
Essa saciedade prolongada promovida pelo omelete ocorre devido ao alto teor de proteína presente no ovo. Por demorar mais tempo a ser digerida no organismo, a substância acaba produzindo esse efeito benéfico. De acordo com Rosimeire, porém, para tornar o prato menos calórico a ideia é recheá-lo com legumes ou hortaliças, a exemplo do espinafre. Se você acrescentar queijo amarelo, linguiça, bacon, entre outros itens gordurosos, certamente acabará transformando um dos heróis do cardápio em vilão.
A nutricionista ressalta, aliás, que os ovos podem até ajudar a elevar o bom colesterol (HDL). No entanto, como também aumentam os índices do colesterol ruim (LDL), o segredo é encontrar o equilíbrio no seu consumo. Para algumas pessoas, duas ou três unidades do alimento por semana é o ideal, enquanto para outras esse número não passa de uma unidade – é verdade que rende menos, mas é o suficiente para preparar o seu omelete e matar a vontade.
Na lista das vitaminas e minerais que os ovos oferecem, Rosimeire destaca ainda o iodo, fósforo, vitamina D e as do complexo B. Por conter albumina, uma proteína de grande valor energético, o alimento é capaz de auxiliar no cardápio daqueles que praticam atividade física também. “O omelete, portanto, pode ser consumido, mas dentro de uma dieta equilibrada e sem exageros”, recomenda.
Para aproveitar os benefícios do omelete, conheça uma receita fácil de preparar:
Ingredientes:
- 2 ovos médios
- 100ml de iogurte
- 1/2 tomate picado
- 50g de queijo coalho em cubinhos (pode trocar por queijo branco)
- 50g de queijo mussarela em cubinhos (por ser gordurosa, evite exageros)
- Cebolinha e coentro a gosto
- Azeite ou manteiga
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Com um batedor ou garfo, misture os ovos em uma vasilha. Acrescente o iogurte e bata até ficar homogêneo e tempere com sal e pimenta. Coloque em uma omeleteira ou frigideira pequena (quente e com azeite) e deixe por uns 30 segundos. Em seguida, acrescente os outros ingredientes à frigideira. Quando estiver já descolando da panela, vire o omelete. Espete com um garfo para ver se ainda está líquido por dentro e vire-o novamente, se necessário.
Fonte: Blog Simplease
Custom Editora
Especial para o Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário