OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Omelete é aliado na dieta

Além de fonte de proteína, ele pode ajudar na perda de peso

Carregando...

Lanche capaz de manter a sua fome saciada por um tempo maior, o omelete pode se tornar ainda mais nutritivo dependendo do recheio usado na preparação. Inclusive, se além de acompanhado de ingredientes saudáveis ele for consumido moderadamente, torna-se também um prato cheio para quem – acredite – deseja emagrecer. “Se a pessoa come um omelete leve logo cedo em um café da manhã equilibrado, ela tem mais chances de evitar exageros no cardápio até a hora do almoço”, diz a nutricionista Rosimeire da Silva, de São Paulo.    

Essa saciedade prolongada promovida pelo omelete ocorre devido ao alto teor de proteína presente no ovo. Por demorar mais tempo a ser digerida no organismo, a substância acaba produzindo esse efeito benéfico. De acordo com Rosimeire, porém, para tornar o prato menos calórico a ideia é recheá-lo com legumes ou hortaliças, a exemplo do espinafre. Se você acrescentar queijo amarelo, linguiça, bacon, entre outros itens gordurosos, certamente acabará transformando um dos heróis do cardápio em vilão.

A nutricionista ressalta, aliás, que os ovos podem até ajudar a elevar o bom colesterol (HDL). No entanto, como também aumentam os índices do colesterol ruim (LDL), o segredo é encontrar o equilíbrio no seu consumo. Para algumas pessoas, duas ou três unidades do alimento por semana é o ideal, enquanto para outras esse número não passa de uma unidade – é verdade que rende menos, mas é o suficiente para preparar o seu omelete e matar a vontade. 

Na lista das vitaminas e minerais que os ovos oferecem, Rosimeire destaca ainda o iodo, fósforo, vitamina D e as do complexo B. Por conter albumina, uma proteína de grande valor energético, o alimento é capaz de auxiliar no cardápio daqueles que praticam atividade física também. “O omelete, portanto, pode ser consumido, mas dentro de uma dieta equilibrada e sem exageros”, recomenda.

Para aproveitar os benefícios do omelete, conheça uma receita fácil de preparar:

Ingredientes:
- 2 ovos médios
- 100ml de iogurte
- 1/2 tomate picado
- 50g de queijo coalho em cubinhos (pode trocar por queijo branco)
- 50g de queijo mussarela em cubinhos (por ser gordurosa, evite exageros)
- Cebolinha e coentro a gosto
- Azeite ou manteiga
- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Com um batedor ou garfo, misture os ovos em uma vasilha. Acrescente o iogurte e bata até ficar homogêneo e tempere com sal e pimenta. Coloque em uma omeleteira ou frigideira pequena (quente e com azeite) e deixe por uns 30 segundos. Em seguida, acrescente os outros ingredientes à frigideira. Quando estiver já descolando da panela, vire o omelete. Espete com um garfo para ver se ainda está líquido por dentro e vire-o novamente, se necessário.

Fonte: Blog Simplease

Custom Editora
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário