Fisiologia da Obesidade
No corpo humano existem dois tipos de tecido gorduroso: a gordura branca e a marrom. A primeira acumula-se principalmente na cavidade abdominal (45%), tecido subcutâneo (50%), tecido intramuscular (5%). Essas células armazenam triglicerídios (mistura de ácidos graxos e glicerol) na forma líquida, até 95% do volume delas. O tecido adiposo marrom é menos abundante e localiza-se apenas em certas áreas do corpo, como nas regiões interescapular - região anatômica localizada entre as omoplatas, osso plano na região do ombro que se articula com a clavícula - e cervical posterior (área situada atrás do pescoço).
Informações Gerais
Durante o primeiro ano de vida do indivíduo há o aumento no tamanho dos adipócitos (célular de gordura) e aumento discreto na quantidade dessas células. Mais tarde, tanto tamanho quanto número dessas células aumentam. Esse aumento ocorre em maior grau nos cinco primeiros anos de vida e no período entre nove e 13 anos de idade.
Em relação aos homens, as mulheres possuem mais gordura e mais número de células adiposas
O aumento de gordura corporal na dase adulta está relacionado mais com o tamanho da célula adiposa do que com seu número. A célula adiposa cresce em tamanho de acordo com o avançar da idade e aumento da massa de gordura do corpo.
Tipo de Obesidade de acordo com as células de gordura
Hipertrófica: as células adiposas se enchem de gordura: aumento no volume, e não na quantidade, de células adiposas.
Hiperplásico: as células gordurosas são mais numerosas: aumento na quantidade de células adiposas.
Misto: forma associdada: hiperplasia e hipertrofia do tecido adiposo.
A obesidade iniciada na fase adulta geralmente é do tipo hipertrófica. Caso iniciada na infância, geralmento é do tipo hiperplásico. No primeiro caso é mais fácil de se tratar a obesidade.
A quantidade de células adiposas não se altera com o emagrecimento: o que ocorre é a redução de seu volume, ou seja, de conteúdo gorduroso no interior das células adiposas.
Importante saber:
Nenhum comentário:
Postar um comentário