OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 19 de abril de 2012

O prazer de estar magra ( ou quase magra)

É muito louco olhar para fotos antigas e saber que superamos aquilo e que hoje estamos muito melhores não é mesmo? Se esta ainda não é sua situação, pode crer que será, pois quem acredita sempre alcança.
 
Eu estou curtindo muito meu emagrecimento. Anteontem comprei uma calça 44! Vocês tem noção de quanto tempo faz que não uso uma calça 44????
 
 Olha, eu quando tinha 18 anos era estagiária do governo e fui comprar uma calça achando que a 44 caberia e não coube. 
 
Tive que comprar 46. Há 8 anos pelo menos eu não visto uma calça 44. Achei ela não fofa, tão pequena.. ahhaha sei que não é pequena, mas gente, em maio eu estava usando calça 52 ( 51 acredito eu pois a 52 era larga e a 50 não cabia mais) e para mim estar com vários manequins a menos é motivo de muita felicidade.

Anteontem também precisei passar no shopping para comprar umas coisas e entrei na Riachuelo.. ah senti uma alegria tão grande em ver tanta roupa 44 e mais ainda, longe da sessão de gordinhos. Vi uma jardineira linda lá, quase peguei, mas minha fratura, digo, fatura de cartão de crédito esta nas alturas e preciso maneirar nos gastos... 
 
No trabalho todos os dias alguém me elogia, fala do quanto estou bonita, que até minha pele está muito melhor. Encontrei anteontem uma pessoa que não via desde antes da cirurgia. Ela não se cansava de dizer o quanto mudei, que estou magrela ( exagerada!) e que estava muito feliz pelo meu progresso. Poxa, fico tão feliz em ver que estou progredindo.

Eu sou um tanto indisciplinada, esqueço dos remédios muitas vezes e lembro da importância deles quando a perna começa a doer.. mas aprendi muita coisa neste ano.. aprendi a me alimentar melhor, a fazer escolhas mais saudáveis e a priorizar o que é bom.

Ontem mesmo eu não estava muito a fim de descongelar carne para comer sozinha no almoço e comprei aquele rap10 na versão light e recheei com requeijão light, 2 fatias de presunto, muita alface e tomate com orégano. Olha, ficou uma delicia é bem light; 
 
Me sustentou e fiquei super de boa... No jantar usei-o de novo, mas recheei com atum e salada e também ficou maravilhoso. Antigamente eu iria encher minha barriga com meia dúzia de fatias de pão de forma com tudo o que tivesse direito dentro. Hoje sei que essa não é a melhor opção. Não é por não caber, que se eu comer devagarinho cabe tudo, mas são as atitudes que precisaram ser modeladas para que minha saúde andasse e ande no caminho bom.
 
Me inspiro demais na e isso todo mundo sabe. Sou fãzoca mesmo! Sempre quando penso em fazer algo errado, boicotar minha dietinha ou esquecer os medicamentos eu penso: "A Sô não faria isso!" Eu sei que ela é humana, que tb pode errar, mas ela é um exemplo de gastroplastizada e quero fazer tudo de bom que ela faz para poder ter sucesso como ela tem. Hoje ela está fazendo 2 anos de gastroplastia, 2 anos de uma nova vida. 
 
Está linda, feliz e leve eu me sinto extremamente feliz em um dia ter tido a oportunidade de conhecê-la, mesmo que ainda virtualmente, mas não tem dinheiro no mundo que pague a força que ela me deu no antes, durante e depois da minha cirurgia e por ter me indicado um profissional tão bom quanto nosso gastro-cirurgião. Parabéns Musa pelos 2 anos de sua nova vida!

Ontem foi o dia da confraternização do pessoal do trabalho, mas preferi ficar em casa e arrumar minhas coisas do que ir e foi um dia bem produtivo pois arrumei a casa, dei uma geral na roupa e ainda pude tentar escrever algumas poucas linhas do meu artigo... Tem dias que amo ter um dia inteirinho para mim, para ficar sozinha e fazer o que eu quiser na hora que eu quiser.. hehe

Já falei demais. Ótimo final de semana e se comportem, ok?


Nenhum comentário:

Postar um comentário