OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pesquisador sugere truques psicológicos para cumprir dieta de ano novo

Pesquisador sugere truques psicológicos para cumprir dieta de ano novo

Com a passagem do ano, milhões de pessoas fizeram suas resoluções de ano novo. Mas pesquisas mostram que somente cerca de 10% cumprem suas promessas. O psicólogo Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, estudou as diferenças entre os que abandonam suas resoluções e os que as cumprem para preparar uma lista com cinco dicas básicas para cumprir com as decisões relacionadas à dieta.

Segundo ele, aqueles que falham têm uma grande chance de abandonar suas resoluções ainda na primeira semana. A pesquisa de Wiseman mostra que contar apenas com a força de vontade não é suficiente para conseguir cumprir as resoluções.

Entre as estratégias usadas para ajudar no cumprimento das resoluções, o pesquisador cita a quebra da decisão em vários pequenos passos e o estabelecimento de autorrecompensas após atingir cada objetivo parcial. Outra estratégia para garantir que as resoluções serão cumpridas é contar seus objetivos a amigos e parentes. Assim, tanto o apoio como o temor do fracasso estimulariam as pessoas a obedecer suas resoluções. Os que tiveram sucesso também se lembravam regularmente dos benefícios de se atingir o objetivo.

Perder peso e comer de maneira mais saudável estão entre as resoluções de ano novo mais populares. Veja a seguir as dicas de Wiseman para ajudar no cumprimento dessas decisões:

1- Não deixe as comidas "tentadoras" à vista

Usar potes opacos é boa ideia para manter guloseimas à distância "A maioria das pessoas tenta perder peso em algum momento em suas vidas, mas acaba cedendo à tentação", afirma Wiseman. "No que se refere a comidas menos saudáveis, longe da vista realmente significa longe da mente", diz.

Ele sugere colocar alimentos como bolos, biscoitos ou chocolates em recipientes opacos, que não permitem que se veja o conteúdo. Melhor ainda se o recipiente é então guardado em um armário ou em uma prateleira alta, de difícil acesso.
2 - Use recipientes menores e mais estreitos para bebida

Copos mais finos dão a impressão de carregar mais líquido "Quando as pessoas julgam quanto líquido há num copo, eles usam a profundidade como o principal indicador", explica Wiseman. "Se você quer cortar a quantidade de álcool que está ingerindo, tente beber em copos mais estreitos", diz. 
Uma mesma quantidade de líquido num copo mais estreito parecerá mais do que em um copo mais largo. Os dois copos ao lado têm exatamente a mesma quantidade de líquido.

3 - Faça pequenas mudanças na rotina para queimar as calorias
Trocar elevador por escadas pode ajudar a queimar calorias "Com pequenas alterações de rotina, é possível queimar calorias sem perceber", afirma o pesquisador. Ele sugere andar em lugar de pegar um ônibus ou usar o carro em curtas distâncias, ou subir as escadas ao invés de pegar o elevador. Com isso, pequenas ações somadas ajudam no esforço de perder peso sem a necessidade de grandes resoluções como frequentar a academia ou treinar para uma maratona.

Pratos menores ficam mais cheios com menos comida

4 - Sirva refeições em pratos menores

Pratos menores dão a impressão de estarem mais cheios de comida Os dois pratos ao lado têm a mesma quantidade de comida. "Preste bastante atenção ao tamanho do prato ao servir suas refeições", sugere Wiseman. Segundo ele, pesquisas americanas mostram que uma mesma porção de comida parece muito maior quando servida em um prato menor.

5 - Faça um diário para acompanhar sua evolução
Manter diário ajuda a mostrar quantidades consumidas "Honestidade é a melhor política", afirma o pesquisador britânico. "A maioria das pessoas subestima a quantidade de comida que elas comem em um dia", observa. Ele sugere às pessoas que querem perder peso que mantenham um diário para anotar toda a comida consumida. "Anotar todas as refeições e lanchinhos que você faz vai ajudá-lo a perceber o quanto consome", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário